Cinco tendências para melhores experiências no e-commerce em 2022
*Por
Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
Comprar pela internet tem diversas vantagens, além da comodidade.
Você escolhe, compara os preços, analisa a forma de pagamento, recebe em casa,
no escritório, onde for mais conveniente, e ainda pode devolver se não agradar.
Não à toa, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que
para este ano o segmento fature quase R$ 170 bilhões e tenha um aumento de 5%
de novos compradores, passando de 79,8 milhões para 83,79 milhões.
Mas as comprar virtuais vão além de dar um clique e receber em
casa. Esse mercado também precisa inovar e se atualizar para atender mais e
melhor às demandas. Por isso, prevejo 5 tendências que irão deslanchar ainda
mais o e-commerce neste ano:
1. Aplicativos próprios: de
acordo com a Smart Insights, mais da metade de todo o tráfego na internet é
feito por mobile (celulares, tablets) e deve crescer 25% até 2025. Cada
marketplace ter seu app concentra o consumo e centraliza as etapas de compra,
além de criar vínculo com o consumidor e, assim, conhecer melhor seus hábitos
de compra.
2. Live commerce: as lives
‘bombaram’ durante os períodos de isolamento social, com artistas realizando
suas apresentações de suas casas e mantendo a interação com os fãs. Para as
vendas, não é diferente. Basta um representante da marca mostrar os produtos, suas
funcionalidades e atributos, com um QR code o espectador aponta a câmera do
celular e realiza a compra. Uma das vantagens é que essa prática se assemelha
às vendas pessoais.
3. Fulfillment: o prazo de
entrega e o valor do frete muitas vezes são determinantes no processo de
decisão de compra. Muitos marketplaces estão investindo em fulfillment: são
pontos estratégicos onde os produtos estão armazenados, com o estoque imediato.
O recebimento e a preparação dos pedidos, a emissão de nota fiscal, a entrega e
o rastreio dos produtos são feitos com agilidade. Outra opção para poupar o
frete e o tempo de recebimento é comprar pelo site e retirar na loja.
4. Voice commerce: as
assistentes virtuais como Alexa e Cortana estão bastante difundidas, e até
permitem que as pessoas comprem por comando de voz.
5. Experiências 3D: com a
realidade virtual e aumentada, os varejistas conseguem ampliar seu espectro de
vendas. É possível experimentar roupas virtualmente, o que pode diminuir a taxa
de devolução, uma vez que os consumidores têm mais contato com os
produtos.
Os últimos dois anos foram positivos para as vendas online, e
neste ano já foi visto que não será diferente. A demanda deve seguir em alta, e
com isso haverá melhorias para atendê-la. Com tantas inovações, as compras
virtuais são um caminho sem volta!
* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores,
maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no
Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano - giulianaflores@nbpress.com
Sobre a Giuliana Flores
Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
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