Coca-Cola é a marca mais escolhida no mundo pelo 10º ano consecutivo
Relatório
Brand Footprint da Kantar mostra que o consumidor concentra suas compras em
consumo massivo em 55 marcas ao ano
O estudo
anual Brand Footprint, uma análise detalhada do comportamento global do
comprador em 2021, feito pela Kantar, líder
mundial em dados, insights e consultoria, revelou que
as famílias concentraram consistentemente suas escolhas em apenas 55 marcas no
ano. Tornar-se uma dessas marcas é a chave para o crescimento no mercado de bens de consumo
massivo (FMCG).
Pelo 10º ano consecutivo, a
Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida do planeta, comprada 6,6
bilhões de vezes em todo o mundo durante o ano, um aumento de 3% em relação ao
ano anterior, com base nas vendas de FMCG para consumo dentro do lar. A Colgate
continua como a segunda marca mais escolhida, e é a que está presente na
maioria dos lares, com 57,3% do mundo a comprando pelo menos uma vez por
ano.
Após uma pausa de um ano, a
Maggi retorna ao top 3 das marcas mais escolhidas, sendo comprada 3,4 bilhões
de vezes, o que representa um aumento de 11% ano a ano, e tendo o maior aumento
de penetração global (1%) do que qualquer marca. Isso se deveu ao aumento em
nove de seus 10 maiores mercados, sendo que, em dois deles, Índia e Filipinas,
a marca ganhou pontos de penetração de +3,3% e +3,2%, respectivamente.
De acordo com
Benjamin Cawthray, Global Thought Leadership Director da Divisão Worldpanel da Kantar, “a 10ª edição do relatório
fornece três verdades fundamentais sobre como compramos produtos de
consumo massivo: o número de marcas que os compradores adquirem permaneceu
consistente ao longo da década, com as famílias escolhendo apenas 55 delas;
aumentar a taxa de penetração na vida das famílias é a melhor maneira de
crescer e a única forma de fazê-lo consistentemente ano após ano; e por último, o sucesso para marcas pequenas
significa aumentar a penetração doméstica em 0,5% ao ano, e para marcas mais
estabelecidas 1,5%. No entanto, o crescimento consistente é muito difícil de
alcançar. Das 50 marcas globais mais escolhidas, apenas duas conseguiram tal
feito em cada um dos 10 anos em que produzimos
o relatório. Por
isso, parabéns para Dove e Vim, da Unilever”.
Destaques
de desempenho
Em 2021, as famílias em todo
o mundo fizeram 416 bilhões de escolhas de marcas, crescendo 1,4% em relação a
2020. As 10 principais marcas globais representaram 7,4% de todas as compras
(crescendo 3,2% ano a ano), enquanto as 50 principais marcas globais
representaram 17,2% (crescimento de 1,8% ano a ano). Close-Up e Cheetos são as
marcas mais recentes a se juntar ao clube ‘um bilhão’, sendo compradas mais de
um bilhão de vezes no ano. 28 marcas já atingiram esse marco, contra 16 em
2012.
“As maiores marcas
continuaram a mostrar sua força e resiliência em 2021, superando o restante do
mercado de consumo massivo. Este também não é um caso isolado. Na última
década, eles aumentaram seu alcance global em 11%, em comparação com 8% para o
Top 50 como um todo. Para se tornar uma potência global as marcas precisam
atingir alguns objetivos cada vez mais difíceis. É necessária uma taxa de
penetração global de pelo menos 30% para se juntar às 10 principais marcas
globais, juntamente com uma frequência de compra de pelo menos seis vezes por
ano.”, conclui Guillaume Bacuvier, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
Top
25 Marcas FMCG mais escolhidas globalmente em 2021
2021
Rank |
Rank
Movement |
Brand |
CRP
(M) |
CRP
Performance |
Penetration |
Penetration |
Times
Chosen |
Times
Chosen |
1 |
0 |
Coca-Cola |
6,628 |
3 |
42.7 |
43.6 |
12.4 |
12.3 |
2 |
0 |
Colgate |
4,229 |
-1 |
58.4 |
57.3 |
6.0 |
6.0 |
3 |
1 |
Maggi |
3,330 |
11 |
33.6 |
34.6 |
7.4 |
7.8 |
4 |
-1 |
Lifebuoy |
3,036 |
1 |
27.9 |
27.4 |
8.9 |
9.0 |
5 |
0 |
Lay's |
2,926 |
6 |
31.6 |
32.4 |
7.2 |
7.3 |
6 |
0 |
Pepsi |
2,402 |
4 |
23.3 |
24.3 |
8.2 |
8.0 |
7 |
1 |
Nescafé |
2,227 |
2 |
24.8 |
25.3 |
7.3 |
7.1 |
8 |
-1 |
Indomie |
2,211 |
0 |
6.0 |
6.0 |
30.4 |
30.1 |
9 |
0 |
Dove |
2,031 |
2 |
36.8 |
36.6 |
4.5 |
4.5 |
10 |
0 |
Sunsilk|Sedal|Seda |
1,998 |
4 |
23.4 |
23.6 |
6.7 |
6.9 |
11 |
1 |
Vim |
1,885 |
11 |
19.0 |
20.0 |
7.4 |
7.6 |
12 |
1 |
Nestlé |
1,684 |
4 |
25.1 |
24.9 |
5.3 |
5.5 |
13 |
-2 |
Knorr |
1,650 |
-4 |
26.1 |
25.3 |
5.4 |
5.3 |
14 |
7 |
Brooke Bond |
1,489 |
24 |
11.8 |
12.5 |
8.4 |
9.7 |
15 |
0 |
Lux |
1,475 |
3 |
28.2 |
28.1 |
4.2 |
4.3 |
16 |
-2 |
Sunlight |
1,395 |
-3 |
10.9 |
10.7 |
10.8 |
10.5 |
17 |
-1 |
Downy |
1,289 |
-4 |
15.0 |
15.2 |
7.4 |
6.9 |
18 |
2 |
Kinder |
1,271 |
5 |
15.5 |
15.6 |
6.4 |
6.6 |
19 |
-1 |
Kraft |
1,233 |
-4 |
13.8 |
13.2 |
7.7 |
7.6 |
20 |
2 |
Oreo |
1,212 |
4 |
27.1 |
27.9 |
3.5 |
3.5 |
21 |
-2 |
Heinz |
1,189 |
-2 |
21.0 |
21.0 |
4.8 |
4.6 |
22 |
2 |
Sprite |
1,129 |
4 |
24.1 |
24.5 |
3.7 |
3.7 |
23 |
-6 |
Dettol |
1,128 |
-16 |
25.6 |
22.7 |
4.3 |
4.0 |
24 |
2 |
Danone |
1,088 |
10 |
14.0 |
14.7 |
5.9 |
6.0 |
25 |
-2 |
Head & Shoulders |
1,083 |
-1 |
22.6 |
22.5 |
4.0 |
3.9 |
Mais informações sobre o
Brand Footprint da Kantar em www.kantar.com/brandfootprint
Sobre
Kantar Brand Footprint
O estudo anual Brand
Footprint da Kantar é baseado no comportamento real de compra de mais de
550.000 lares em todo o mundo, representando um total de 1,2 bilhão de lares em
52 mercados em cinco continentes - cobrindo 87% do PIB global. São rastreadas mais de 26.000 marcas de bebidas, alimentos,
limpeza do lar e higiene e beleza.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em
dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e
somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil
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