Como criar sua estratégia de aprendizagem e desenvolvimento profissional
por Natalia Alvarado, People and Happiness Head
da Tribal para México e Estados Unidos
Parte da atuação do profissional de
Recursos Humanos é olhar para o crescimento profissional dos colaboradores.
Mas, antes de implementar ferramentas e recursos de aprendizagem, é importante
analisar as necessidades de sua empresa. Uma maneira simples de analisá-las é
enviando uma pequena pesquisa para detectar as necessidades e descobrir em que
as pessoas querem se concentrar.
Na pesquisa, você pode incluir perguntas
sobre como cada um enxerga suas habilidades e pontos de atenção. Uma dica é
montar uma escala em que o nível 1 seria o ponto de melhoria, e, o 4, quando o
colaborador já se sente experiente no tema. É recomendado ter em mente se, para
a função exercida, existem necessidades ou certificações específicas que
precisa adquirir, ou aprender a melhorar em suas atividades diárias, por
exemplo. Quanto mais informações forem coletadas, mais fundamentos você terá
para construir a estratégia.
E, para o plano funcionar de forma
proveitosa, a equipe de finanças deve ser sua aliada. Depois de recolher toda a
informação sobre as necessidades de formação, o próximo passo é construir um
orçamento considerando os recursos necessários, consultores externos,
plataformas de aprendizagem, livros, programas ou conferências para auxiliar o
time. Para isso, é importante que você desenhe uma estratégia de retorno sobre
o investimento, mapeando formas de avaliar todo o esforço do seu
programa.
Caso já esteja no processo de construção
da sua estratégia, procure uma plataforma de aprendizagem - ou pela sigla em
inglês Learning Management
System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) - que se adapte às
necessidades da sua empresa, antes de contratar uma plataforma com conteúdo de
aprendizagem ilimitado. Muitas vezes, é mais difícil adotar um sistema formal e
incentivar seu uso.
Como líder, é fundamental lembrar que
você é o guia neste processo e que seu objetivo é fornecer os recursos e
elementos necessários para que sua equipe possa progredir. Nesse sentido, deve
criar um percurso de desenvolvimento em que seus colaboradores sejam os donos
do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, é necessário criar um
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), em que eles possam ter sessões com o
gestor para alinhar os objetivos profissionais e estabelecer os passos para
alcançá-los.
Com essa análise, é importante criar um
formato no qual eles possam acompanhar as hard
skills (contabilidade, Excel e AWS, por exemplo) e as soft skills (comunicação,
liderança e empatia, por exemplo) que precisam desenvolver e o treinamento
necessário para alcançá-las.
Estudar não é uma obrigação do
colaborador e ninguém gosta de se sentir obrigado a conseguir algo. Quando
colocado dessa forma, qualquer tarefa deixa de ser algo prazeroso. Em vez
disso, incentive o hábito do estudo em sua equipe. Você pode criar pequenas
campanhas em que é possível bloquear um tempo nas agendas para se dedicar a um
momento introspectivo de aprendizagem.
Treinamento e desenvolvimento são
fundamentais em todas as organizações. Por isso, é essencial que todos os
colaboradores se dediquem ao crescimento e desenvolvimento pessoal para que
possam progredir em suas carreiras.
Sobre a Tribal Credit
A Tribal oferece soluções de crédito e
pagamentos para startups e pequenas e médias empresas com foco em mercados
emergentes. Com sede no Vale do Silício, tem operações na América Latina,
África e no Oriente Médio.
Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada
ao Brasil, depois da captação de US$60 milhões liderada pela SoftBank Latin
America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED
Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras
ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e
investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime,
Canas Capital e Acuity Ventures.
Com três anos desde a sua fundação, hoje a Tribal conta com mais de 300 funcionários e clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora no Brasil, México, Chile, Peru e na Colômbia.
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