Conheça três processos do Varejo que podem ser otimizados com Inteligência Artificial
Gerenciamento do estoque, precificação e
atendimento são algumas das atividades que podem ser impulsionadas pela
tecnologia
Inteligência Artificial (IA). O que vem
a sua mente quando escuta este termo? Principalmente antes da pandemia, uma
imagem comum era a de robôs substituindo os humanos em seus afazeres. No
entanto, as transformações ocorridas nos últimos anos evidenciaram que se bem
coordenada, a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada dos negócios. No
caso da IA, trata-se de uma tecnologia que surgiu com o intuito de imitar a
inteligência humana a fim de otimizar tarefas operacionais.
“Um dos principais desafios do segmento
de Varejo é a competição pela preferência dos consumidores diante de tantos
players, o que torna a necessidade de gerar uma experiência diferenciada aos
clientes indispensável para os negócios. Por isso, as funcionalidades de
análise de dados e aprendizagem da IA contribuem para a descoberta de insights
comportamentais poderosos sobre os usuários, além de otimizar processos
internos, resultando no aprimoramento de toda a jornada de compra e venda”,
pontua Gustavo Almeida, CEO da Take.
Pensando em destacar as vantagens da
Inteligência Artificial para o setor varejista, o executivo listou três
processos que podem ser otimizados pela tecnologia. Veja abaixo:
1. Gerenciamento do estoque
Uma das habilidades da IA é a captura e
a análise de dados. Isso possibilita usar o recurso para gerenciar o estoque em
tempo real com base no comportamento dos consumidores. Ou seja, a partir da
tecnologia, o lojista consegue visualizar a quantidade e os tipos de produtos
que devem ser comprados ou distribuídos.
2. Precificação
A Inteligência Artificial permite o
estabelecimento de um preço dinâmico, que é calculado com base em fatores
externos que muitas vezes passam despercebidos, mas que apresentam um impacto
no valor a ser cobrado, auxiliando a chegar em uma precificação competitiva no
mercado. Alguns exemplos são estratégias da concorrência, preferências do
consumidor, datas sazonais, margem de lucro e afins.
3. Atendimento personalizado
O robô virtual que funciona com base em
IA é conhecido como chatbot. Esta tecnologia está presente em canais de
atendimento ao cliente a fim de agilizar os pedidos e necessidades dos
consumidores, tais como solução de problemas ou dúvidas. Além disso, é uma
forma de registrar as conversas e posteriormente analisar o perfil de quem
entrou em contato com a empresa.
Take
É uma startup que une hiper conveniência ao disponibilizar uma smart vending cooler, como são conhecidas as geladeiras que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas, em condomínios, clubes e estabelecimentos que possua cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado. É também o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e é automaticamente debitada do cartão de crédito cadastrado no app. Atualmente está presente em 26 estados com mais de 1.500 pontos de vendas.
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