Cresce número de mulheres em busca de qualificação na indústria de games
- Setor ainda tem maioria do sexo masculino, porém, as mulheres ganham cada dia mais espaço por se dastacar mais com organização e criatividade, qualidades femininas, que são cada dia mais exigidas pelas empresas;
Crédito: Canva
São Paulo, maio de 2022 - O mercado de games é um dos setores que
mais cresce no mundo. A expectativa, até 2023, é que o setor cresça 7,2%,
chegando a quase R$ 1 trilhão por ano, de acordo com a consultoria
especializada Newzoo.
Além disso, jogar games não é, só, coisa de “menino”: dados apresentados
pela Pesquisa Game Brasil (PGB), as mulheres já representam 53% dos
gamers, ou seja, estão cada vez mais inseridas neste universo.
Entretanto, pesquisa apontam que o
espaço ocupado por desenvolvedoras de games ainda é tímida: das 14
maiores empresas globais de jogos, apenas 24% dos cargos são ocupados pelo sexo
feminino. Um outro estudo, realizado pela consultoria IDC (International Data
Corporation), aponta que apenas 5,8% das pessoas que ocupam cargos de
desenvolvedores são mulheres.
Diante disso, o mercado tem se
movimentado para mudar um pouco este cenário. De acordo com a Abragames, já
existem alguns movimentos para mudar a realidade e ajudar na ampliação de
inclusão de mulheres, como certificações e selos para empresas que apoiam a
diversidade por meio de contratação.
De acordo com Rogério Felix, diretor de
formação e desenvolvimento de games da ZION - considerado como uma das
principais escolas na formação de desenvolvedores games - ,durante a pandemia,
o número de mulheres buscando a qualificação em games, teve um aumento
considerável, “ Nos últimos dois anos, a presença feminina em nossas unidades
cresceu 15% e acreditamos que este número possa aumentar ainda mais”, estima o
executivo
A pandemia possibilitou uma maior
aceleração do crescimento no mercado de games. Somente no Brasil, este número
foi superior a R$10 bi em 2021, com alta de 5% em relação ao ano anterior,
colocando o país líder em receita no setor na América Latina e o 12º no ranking
mundial. Isso mostra o quanto as empresas estão em busca de desenvolvedores
para atender a demanda de público.
A profissão de desenvolvimento de games
é promissora com uma enorme procura e demanda de mercado para pessoas que estão
devidamente qualificadas. “O setor de games, tem qualificado muitos
profissionais e mesmo com esse grande desenvolvimento, ainda não é o suficiente
para a área, pois empresas já reclamam da mão de obra”, diz Felix.
Quebra de Paradigma
O crescimento do público feminino nos
games tem causado um forte impacto, pois elas vem conquistando muito espaço e
um importante evento foi realizado no mundo dos E-sports, sendo um deles o
primeiro torneio da Fifa feminino da América Latina, realizado pela Women Up
Games, que é voltado para a inclusão das mulheres.
Em meio a tantas oportunidades que a
ZION proporciona aos seus alunos, Thaina Gama de Souza (27), ganhou o
campeonato ZION Connection que trouxe grandes resultados para sua vida, como a
oportunidade trabalhar, por dois meses, na maior produtora de games da America
Latina, chamada Kokku, localizada em Recife. “A ZION contribuiu para a mudança
da minha vida profissional. Temos que viver novas experiências e a ZION e Kokku
me ofereceram isso e eu estou agarrando com unhas e dentes.”
Sobre a Zion: Com mais de 10 mil alunos formados desde 2015, a ZION conta com nove unidades próprias, nas cidades de Niterói, Alcântara, Duque de Caxias, Campo Grande, Madureira, Rio de Janeiro (Tijuca), Belo Horizonte, Contagem e São Paulo. Com mais de 500 colaboradores, o Grupo ZION conta com 12 marcas, como a Creative Week, ZLabs, ZGames, Overloader, entre outras.
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