Descubra como fazer uma Persona do zero em apenas 3 passos
Você conhece seus clientes de verdade?
Essa é uma pergunta para a qual a grande maioria das marcas responde sim. Entretanto, no fundo, nem a metade delas pode realmente afirmar que sabe quem são seus clientes.
Mais do que apenas encontrar um segmento de mercado, conhecer o consumidor é ir a fundo em suas dores, necessidades e desejos para entregar o que ele precisa na melhor hora e da melhor maneira.
Para te ajudar a ser uma das poucas empresas que realmente sabem quem são seus clientes e converter mais por isso, vamos te mostrar em detalhes como criar uma Persona para sua marca. Ela, que vai representar seus clientes, é a chave para melhorar suas vendas e escalar seu negócio.
E então, vamos aprender como criar uma persona? Boa leitura!
O que é uma persona?
Se fizer uma busca rápida no Google vai encontrar que a persona pode ser traduzida como o cliente ideal de uma empresa. E mesmo isso sendo a mais pura verdade, precisamos de um pouco mais de informações para entender esse termo na prática.
Para isso, vamos supor que você é gerente de marketing de uma empresa de calçados e pretende, junto a sua equipe de produtos, lançar uma nova coleção de três esportivos.
Para encontrar o calçado perfeito para seu público você começa fazendo uma pesquisa de mercado e então parte para um estudo de caso mais específico. Isso leva cerca de um mês para ser concluído, mas ainda faltam algumas informações que não conseguiu coletar.
Depois de mais algumas entrevistas com seus clientes e muitas pesquisas para preencher as lacunas, finalmente conseguiu desenvolver a linha ideal para seus consumidores.
Não seria perfeito se pudéssemos cortar toda essa parte e ter a nossa disposição um cliente consultor, ou seja, um consumidor que representa seu público e está 24h disponível para solucionar todas as suas dúvidas e te ajudar a criar os produtos e campanhas perfeitos?
Pois bem, é exatamente isso que a persona é!
Definimos uma persona como uma representação do cliente ideal de uma empresa que é construída com base em dados reais do público, fazendo dela altamente confiável!
A persona vai te ajudar não apenas a criar novos produtos, mas também para escolher estratégias de marketing, desenvolver uma customer experience de qualidade, encontrar oportunidades no mercado, saber como lidar e suprir as necessidades dos seus clientes e mais uma infinidade de benefícios.
Então, o que está esperando para fazer sua persona? Ela não apenas parece a ferramenta perfeita, mas realmente é!
E antes de irmos para o passo a passo de como fazer uma persona, vale ressaltar que uma empresa não precisa ter apenas um cliente ideal desenhado. Dependendo das necessidades e tamanho da marca, a quantidade de personas pode variar, mas indicamos manter uma média de 2 a 4.
Sem mais delongas, vamos criar sua persona!
Como fazer uma persona?
Fazer uma persona não é exatamente uma tarefa difícil, entretanto ela pede por muita dedicação, cuidado e tempo. Pense que sua construção é um tempo investido para que possa poupar esforços no futuro, evitando pesquisas de mercado a cada nova decisão que precise tomar.
Entretanto, se você não pode dedicar esse tempo neste momento, existem soluções no mercado como o Jornio que oferecem de templates de personas a criação automática de um cliente ideal para sua empresa de forma automática.
Mas se seu desejo é seguir o caminho tradicional, vamos ver como criar uma persona em 3 passos simples.
Encontre dados sobre o seu público
A primeira coisa que precisa fazer para começar a desenvolver sua persona é coletar a maior quantidade de dados que conseguir.
Esse processo pode ser realizado de inúmeras maneiras, como com o uso de entrevistas, formulários ou até mesmo de bancos de dados online.
Aconselhamos que você use ferramentas de dados como Facebook Insides, Google trends e Google Analytics para esse primeiro desenvolvimento de cliente ideal. Isso fará com que você ganhe tempo sem perder a veracidade da sua persona.
Desenvolva seu personagem ideal
Com as devidas informações em mãos, é hora de preencher sua persona com os dados.
Existem diversos templates e modelos de cliente ideal na internet, o que significa uma grande variedade de informações que podem ou não aparecer em seu desenvolvimento. Para facilitar, selecionamos os dados essenciais, aqueles sem os quais a persona não pode existir, para que você foque no que importa.
Nome
Idade
Gênero
Estado Civil
Renda
Dores
Necessidades
Empresas que admira
Canais de comunicação mais usados
Objeções contra a sua empresa
Argumentos válidos para convencer esse cliente
Storytelling
Caso veja que sua empresa precisa de alguma informação extra, como localização geográfica do cliente,fique a vontade para adicionar na sua persona.
Se lembre que quanto mais dados, mais completa e útil sua personagem vai ficar!
Revise sua persona periodicamente
Um erro que muitas empresas cometem ao desenvolver uma persona é achar que essa é uma ferramenta estática, ou seja, que não precisa de ajustes com o tempo.
Assim como qualquer ser humano, a persona sofre alterações e mudanças com o passar do tempo, precisando ser atualizada para se manter viável para a empresa!
Desse modo, encontre uma periodicidade que seja boa para revisitar sua persona de acordo com os seus clientes. Para isso, pense com que frequência seus gostos e necessidades mudam. Caso estejamos falando de uma loja de roupas esse fluxo provavelmente será constante, mas para uma empresa de alimentos processados nem tanto.
Aconselhamos a revisar sua persona ao menos anualmente para manter ela sempre pronta para ajudar sua marca.
Conclusão
Desenvolver uma persona é uma tarefa complexa, mas que gera os melhores resultados quando concluída.
Use seu cliente ideal para selecionar as melhores estratégias e produtos, atraindo mais consumidores e convertendo eles muito mais rápido graças a sua objetividade em criar uma experiência de compra ideal.
Mas e então, você já tem uma persona na sua empresa, ou já conhecia esse conceito? Se ficou com alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário. Vamos adorar te ajudar a criar seu cliente ideal!
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