E-commerce 2022: dicas e tendências para os canais digitais
*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
As vendas eletrônicas são
um caminho sem volta. O ano de 2021 foi próspero para o e-commerce, com
faturamento de R$ 150,8 bilhões, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira
de Comércio Eletrônico). Para 2022, a entidade estima que o setor fature quase
R$ 170 bilhões e conquiste um aumento de 5% de novos compradores, passando de
79,8 milhões para 83,79 milhões.
Os
números são irrefutáveis, mas o comportamento e as possibilidades de compra
irão se manter? Prevejo algumas tendências para o consumo online neste ano de
2022:
· Estratégia omnichannel: utilizando diferentes
canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra para o
cliente, sendo ele online ou offline. Oferecer a opção de comprar pelo site e
retirar na loja, ou comprar fisicamente e ter o produto entregue em casa,
opções de troca presencial mesmo com o produto tendo sido adquirido pelo site,
ou ainda o mesmo preço em qualquer um dos pontos de venda: aplicativo, loja
física, televendas ou qualquer outra maneira.
· Live commerce: no início da pandemia, o
entretenimento era acompanhar lives de artistas, de professores dando cursos
gratuitos, e isso agora chegou às compras. Trata-se de uma estratégia de
interação por meio de lives para alavancar vendas virtuais.
· Compras por voz: as assistentes virtuais
como Alexa e Siri fazem com que os usuários consigam navegar utilizando comando
de voz, e por que não comprar também?
· Social commerce: as redes sociais
ultrapassaram a barreira de ser apenas um lugar de interação social. Hoje,
muitas lojas estão presentes em plataformas como Facebook e Instagram, pelo
alto tráfego de clientes e um público naturalmente engajado. É um bom momento
de ‘fisgar’ o clientes em meio ao feed, sem sair do aplicativo onde ela está,
sendo uma experiência completa, até a realização do pagamento.
· Inteligência artificial: a tecnologia, como
sempre, é uma aliada. Recursos de IA são capazes de triar atendimentos, além de
muitos sites possuírem chatbots, que atuam como atendentes virtuais capazes de
personalizar e humanizar as interações.
· Personalização: com mais frequência,
conhecer o consumidor é um diferencial para as vendas. Saber o que compra,
quando comprou pela última vez, como pagou, facilita para que o cliente volte
àquela loja, além de direcionar ofertas mais assertivas para aquele público.
· Meios de pagamento: o PIX revolucionou o
segmento bancário. No caso das compras virtuais, possivelmente irá substituir a
opção de pagar com boleto. O pagamento cai na hora, agilizando o processo de
compra.
· Realidade aumentada: os
provadores virtuais criados com essa tecnologia prometem facilitar e muito as
compras de itens de calçado e vestuário, já que o consumidor irá conseguir
visualizar como o produto ficou, mesmo que não experimente, diminuindo os
índices de devolução e troca.
Quem
não acompanhar as transformações das compras virtuais seguramente terá
prejuízos, perdendo clientes e espaço no mercado. Invista em novas tecnologias
e inove seu e-commerce para trazer não apenas mais consumidores, mas melhorar a
experiência deles!
* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores,
maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no
Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano - giulianaflores@nbpress.com
Sobre a Giuliana Flores
Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
Nenhum comentário