E-commerce deve movimentar 5 trilhões em 2022 e tecnologias que integram marketplaces facilitam operações
Para este ano, expectativa é que comércio
virtual cresça 21% e feche com US$ 5,55 trilhões de movimentação financeira. É
nesta conjuntura que entram em cena os integradores de marketplace, que tornam
as atividades dos sellers mais seguras e organizadas
O e-commerce continua
ganhando cada vez mais adeptos, mesmo após o ápice da pandemia de Covid-19. E
tudo leva a crer que, daqui para frente, o comércio digital se consolidará
ainda mais. Segundo um estudo da empresa de pesquisa de mercado eMarketer, há
dois anos, apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras on-line.
Esse número deve chegar a 21% em 2022 e com a movimentação de US$ 5,55
trilhões. Estima-se que o crescimento continuará, chegando a 24,5% até 2025, o
que se traduz em um alavancar de 6,7 pontos percentuais em apenas cinco anos.
É nesta conjuntura que
entram em cena os integradores de marketplace, que tornam as atividades dos
sellers (loja que deve cumprir a obrigação de entregar o produto ao cliente, no
prazo) bem mais estruturadas. Ocorre que muitos vendedores de marketplaces
oferecem seus produtos em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, como por
exemplo – Americanas Marketplace, Mercado Livre, Magalu, Shopee. E, com
isso, a gestão das vendas, se for feita de forma individual, pode ser um grande
desafio, a começar pelo número de colaboradores, softwares especializados,
investimentos...
Portanto, hoje, não basta apenas ter uma loja virtual: “o comércio eletrônico não é um luxo, nem uma estratégia. Ele é transfronteiriço e se tornou uma necessidade. Portanto, para os comerciantes se faz necessário integrar o seu negócio com marketplaces que ofertarão uma gestão muito melhor das operações, que vão desde o cadastro do produto, passando pela impressão de notas fiscais e etiquetas de forma conjuntas, controle de estoques de CNPJs no mesmo dashboard, precificação e relatórios”, explica Vinícius Ribeiro, Head de Marketing da Magis5, um hub integrador que centraliza vendas e a gestão do negócio, funcionando como um shopping do varejo digital, oferecendo suporte e automatização às pequenas lojas que são abrigadas pelas grandes redes.
Vinícius Ribeiro: “o comércio
eletrônico não é um luxo, nem uma estratégia. Ele é transfronteiriço e se
tornou uma necessidade."
Igor Savoia é um desses
lojistas. Com mais de 400 mil clientes atendidos e mais de 25 mil produtos que
ele vende fazem parte do catálogo on-line da Na Web Utilidades. O empresário e
influenciador, que foi atraído para a Magis5 desde 2021 por causa da confiança
que a marca tem no mercado, viu seu faturamento crescer 20% desde o final de
2021, quando começou a utilizar a plataforma. “Sem a Magis5, eu precisaria ter
estoque separado, o cadastro de produtos em cada um dos sites, fazer o
gerenciamento de pedidos separadamente, bem como os cancelamentos, organizar os
pagamentos, ajuste de preços, entre muitos outros serviços prolongados, e eu
necessitaria de pessoal para fazer tudo isso e, mesmo assim, ocasionaria falhas
e erros”.
Igor Savoia
Com um volume de vendas
variando entre 600 e 150 mil pedidos por mês, Claudio Dias, CEO
da Magis5, conta que a empresa bateu recordes de transações em
valores: foram R$ 1,2 bilhão na plataforma (em 2021) e a expectativa é a de
ultrapassar neste ano a marca de R$ 4 bilhões. Apenas no primeiro trimestre
deste ano, a empresa já bateu os 540 milhões. Tudo graças às condições
oferecidas pela plataforma, que atraíram um grande contingente de pequenos
empreendedores, principalmente nos setores de moda, vestuário, equipamentos
eletrônicos, calçados, entre outros: “Estar no varejo on-line através de um
marketplace é a porta de entrada de quem quer empreender on-line, mas
não domina o universo da tecnologia”.Natural
de Rio Claro, no estado de São Paulo, a Magis5 surgiu no ano de 2018 e desde
então vem ajudando os vendedores do e-commerce a economizar tempo, dinheiro e
esforço com tarefas manuais e a resolver os principais problemas de integração
e controle encontrados pelos vendedores, como a criação de anúncios automáticos
para todos os marketplaces, sincronização de estoques, controle de preços,
expedição, entre outras atividades.
A empresa conta com 65 colaboradores, sendo uma parte alocada no escritório em Rio Claro, e a outra parte em regime de home office. Tem mais de 4.500 lojas conectadas por meio da plataforma. Em 2020, a empresa registrou faturamento de R$ 700 mil e, em 2021, cresceu mais de cinco vezes, totalizando 10% ao mês. Sua projeção é de crescer 320% até o final de 2022, ultrapassando os R$ 4 bilhões em valores transacionados.
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