Ele trocou a engenharia mecânica para tornar-se multifranqueado com clínicas de beleza
Renato Costa Cortez trocou a formação
acadêmica de mais de 15 anos para empreender com franquias de beleza devido ao
potencial de retorno do negócio; Ele se tornou o primeiro case de
multifranqueado da MyLash Extensão de Cílios
Abrir uma franquia é um caminho buscado
por empreendedores que querem um negócio já testado e uma marca conhecida no
mercado. Mas há aqueles que querem ampliar sua atuação, já que passam a ter
domínio do mercado, redução dos custos com fornecedores, e possibilidade de
multiplicação dos ganhos, e se tornam multifranqueados. Ou seja, apostam em
diversas unidades de uma mesma marca.
As perspectivas de crescimento e os bons
resultados fizeram com que o paulistano Renato
Costa Cortez abrisse, em menos de três anos, a sua terceira unidade da franquia
MyLash Extensão de Cílios, sendo a segunda e última em menos de 4 meses. Hoje,
o empreendedor é o primeiro case de multifranqueado dentro da marca.
Trocou a engenharia para investir em franquias
Formado em engenharia mecânica e com MBA,
ele atuou durante 15 anos nessa área, mas foi em alguns cursos de
empreendedorismo que resolveu trocar de segmento. Abriu duas franquias de
clínicas de estética especializada em emagrecimento que, mais tarde, se
tornaram marcas próprias, e, durante uma feira de estética em SP, conheceu a
MyLash.
“Gostei
do diferencial dela perante a concorrência, pois atende um público
diferenciado, na época com baixa concorrência. Por não ter necessidade de mão
de obra extremamente especializada, como é o caso no segmento de estética e
harmonização facial, os custos dos produtos são mais baixos, além de não ser
necessário um imóvel muito grande para atuar”, revela.
No final de 2019, abriu a primeira unidade MyLash no
bairro Perdizes, em SP. O empreendimento passou por algumas
dificuldades, já que ao completar um ano de atividade, Renato, assim como
inúmeros outros empresários, tiveram que lidar com a pandemia da Covid-19. Para
manter as portas abertas teve que renegociar dívidas, fez vendas por telefone,
mas não desanimou. Tanto que, no início deste ano, abriu uma segunda unidade,
desta vez na Vila Leopoldina, e, neste mês de maio, a sua mais nova
unidade, em Vila Madalena, está iniciando as suas atividades.
O empreendedor conta que a meta é alcançar faturamento
de R$ 100 mil mensal para cada loja, número que já foi batido algumas vezes. Os
novos espaços contam com quatro e seis macas para extensão dos cílios e
manicure. Renato se identificou tanto com o negócio que não quer parar de
crescer com a franquia. “As mulheres são vaidosas e buscam por procedimentos
que elevem a autoestima. E o meu negócio propõe exatamente isso. Fazer com que
as brasileiras se cuidem. Hoje já é possível acordar com o olhar realçado, a
extensão dos cílios possibilita isso, sem a necessidade de usar várias camadas
de rímel”, enfatiza o franqueado.
Em busca de mão de obra
Renato conta que entre as maiores dificuldades
encontradas nesse setor tem sido por mão de obra qualificada, já que parte dos
colaboradores ao receberem treinamento, técnico e comercial, e adquirirem a
experiência exigida pela franquia, pedem demissão para abrir seu próprio espaço
ou querem aumento de salários constantemente.
Para manter a equipe, o franqueado criou um plano de
comissionamento robusto de carreira. “Quando uma extensionista antiga da casa
sai, perdemos muitos clientes devido à preferência. Tentamos sempre ter uma
extensionista reserva no mesmo nível da melhor extensionista”, diz.
Ele descobriu o caminho do sucesso
Renato possui exatamente o perfil dos empreendedores
que descobriram o caminho do sucesso de uma franquia e querem replicar esse
formato administrando mais de uma operação, com o objetivo de potencializar os
ganhos.
O empresário acredita que a escolha do ponto comercial
é extremamente importante para o sucesso do negócio. Tanto que, antes de abrir
o espaço, ele mesmo estuda o local e depois repassa a equipe de expansão da
marca, para saber o potencial da região.
Outro ponto que considera importante é se fazer
presente no negócio. Para ele, os empreendimentos que administra vem dando tão
certo pelo fato de ter domínio no comando no seu negócio. Ele busca estar em
constante atualização com o mercado, analisando números e tendo uma boa equipe
para gerenciar os departamentos de marketing, comercial e financeiro, que no
seu caso, a mesma equipe está envolvida em todas as lojas.
Sobre a MyLash Extensão de Cílios
A empresa MyLash nasceu em 2013, na cidade do Rio de Janeiro sendo o primeiro estúdio especializado em extensão de cílios do Brasil e a primeira a desenvolver a técnica internacional de extensão de cílios volume russo, através de sua idealizadora Carina Arruda. Pouco tempo depois, em 2018, entrou para o mercado de franchising com três modelos de negócios, que solicitam investimento a partir de R$ 150 mil, com prazo de retorno estimado em 18 meses. www.mylash.com.br
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