Empreendedora alerta para perigo de empresas perderem os direitos sobre suas marcas
Organizações
podem ser impedidas de atuar no mercado
Pixabay |
São Paulo,
maio de 2022.
De acordo com dados divulgados recentemente pela Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios (PNAD), cerca de 600 mil empresas fecharam as portas nos últimos
dois anos. Muitas delas por conta do impacto negativo da pandemia de Covid-19 e
outras tantas por impedimentos legais, dentre eles, processos relacionados à
falta de registro de marca ou indeferimento de processos que não foram
conduzidos conforme as normas do órgão regulador.
Uma empresa que não
possui o registro de marca corre um grande perigo: perder os direitos sobre
suas marcas, podendo, inclusive, sofrer impedimento legal de atuar no mercado.
As grandes
empresas, em geral, possuem áreas jurídicas próprias ou têm condições
financeiras para contratar os melhores escritórios de advocacia. Já as micro,
pequenas e médias empresas acabam ficando perdidas em meio a tantas burocracias
quanto ao registro de marcas e patentes.
Silvia Martins - Divulgação |
Convidamos a
empreendedora Silvia Martins,
fundadora da Martins & Fernandes Marcas e Patentes (https://www.mfmarcasepatentes.com.br/), para auxiliar dar
orientações sobre registro de marcas para que as empresas, principalmente as
menores, saibam como proteger suas marcas.
- Por favor, explique o que é o registro de marcas para o
pequeno e médio empreendedor que não tem conhecimento sobre o assunto.
O registro de marca é
adquirido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Para obter
esse registro é necessário encaminhar ao órgão a documentação da empresa ou da
pessoa física junto ao formulário de requerimento. A partir do protocolo da
marca, que é adquirido no momento do pedido de registro, o empreendedor passa a
ter a prioridade da marca no Brasil e posteriormente, após análise do
examinador do INPI, será liberado o Certificado de Registro que garante a
exclusividade em território nacional da marca pelo período de dez anos, podendo
ser renovado por infinitos decênios.
- Qual é a diferença entre registro de marca e registro
de domínio? Um garante o registro do outro?
O registro de
domínio não garante a exclusividade da marca porque o Regsitro.BR permite o
cadastro de domínios muito semelhantes, basta mudar um ponto ou acrescentar uma
pequena palavra ou letra para que o registro do domínio seja aceito pelo
Registro.BR, e quando isso acontece o internauta distraído acaba comprando um
produto ou adquire um serviço achando que é da empresa que ele conhece, quando
ele poderá estar comprando do concorrente. Já o registro concedido pelo INPI
não permite imitações de marca no todo ou em partes, e em caso de litígio, quem
tiver o registro de exclusividade da marca terá vantagem, sendo fácil provar a
posse da marca com o certificado.
- Em geral, empresas grandes contam com uma área jurídica
ou escritório contratado para dar o suporte necessário em questões como a
de registro de marca. No caso de micro, pequenos e médios empreendedores
que não têm condições de arcar com essa despesa, qual o melhor caminho
para registrar a marca?
O melhor caminho
para o empreendedor que não tem condição financeira é solicitar o registro
diretamente ao INPI, porém, é necessário ter bastante cuidado no momento de
fazer a pesquisa da marca que deverá ser efetuada no modo avançado do site do
governo e deve ser observado o segmento de atuação das marcas parecidas que
forem encontradas. É importante dizer aqui que, marcas iguais poderão ser
concedidas para ramo de atividades distintas!
- Em que momento da constituição do negócio o
empreendedor deve registrar a marca? Antes de tirar o CNPJ, depois, antes
de criar a marca, depois? Quando é o melhor momento para registrar a
marca?
O melhor cenário é
antes de abrir o CNPJ já fazer a pesquisa da marca, se essa for a razão social
da empresa, caso não seja, o empreendedor poderá abrir o CNPJ e posteriormente
fazer o registro da marca fantasia no INPI, porém, orientamos que o requerimento
de registro da marca fantasia (ou se ela fizer parte da razão social) seja
feito, se possível, no momento próximo à abertura da empresa. Dessa forma, será
possível investir com segurança no custo de abertura da empresa, bem como em
todo marketing que será necessário fazer para o crescimento do negócio!
- Quanto o empreendedor vai investir para registrar sua
marca? E como é a forma de pagamento?
O valor médio de
mercado está em torno de dois salários-mínimos e meio, já incluindo a taxa de
protocolo e a taxa de deferimento. Esse valor não inclui serviços jurídicos que
poderão ser contratados no decorrer do processo de pedido do registro. Apesar de
fazermos uma pesquisa minuciosa, poderá aparecer uma oposição no processo, por
exemplo, de uma empresa que usa uma marca igual ou semelhante a que está sendo
requerida. Se isso ocorrer haverá outros custos.
Para saber mais: https://www.mfmarcasepatentes.com.br/, (11) 9 8484-8274 (WhatsApp).
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