Pesquisa mostra insegurança de brasileiro sobre volta ao modelo presencial
Tecnologia é chave para produtividade e satisfação no trabalho pós-Covid, aponta pesquisa da ServiceNow
Pesquisa O
Novo Mundo do Traballho, da ServiceNow, revela que trabalhadores no Brasil e México estão satisfeitos com home
office; levantamento aponta excesso de tarefas rotineiras no dia a dia, e espaço para crescimento do uso de Inteligência
Artificial
São Paulo / Ciudad de Mexico - maio de
2022 – Depois de dois anos de pandemia de Covid-19, qual seu nível de satisfação
com o retorno ao escritório? Como o uso de tecnologias vem facilitando seu
trabalho híbrido? Estas são algumas das questões respondidas na pesquisa O Novo
Mundo do Trabalho, que a ServiceNow (NYSE: NOW)
torna pública nesta segunda-feira neste mês do trabalhador.
Encomendada pela ServiceNow, a pesquisa foi realizada
pela área de Data & Intelligence da Edelman América Latina em março de
2022, com 1500 pessoas que trabalham em escritórios no Brasil e no México, e
revela o que “o futuro do trabalho” significa para funcionários dos dois
maiores países da América Latina.
A apresentação da pesquisa pode ser acessada aqui.
O estudo completo pode ser acessado na íntegra aqui.
Satisfação
marca os dois mercados
Entre os principais resultados da pesquisa, alguns
chamam atenção pela similaridade entre os dois países. A pesquisa aponta que tanto
trabalhadores mexicanos (71%) quanto brasileiros
(79%) estão satisfeitos com seus empregos atuais, situação que aumentou com o trabalho remoto. A grande
maioria (8 em cada 10, em ambos os países) não querem mudar de emprego dentro
do próximo ano - número considerável quando olhamos para o cenário recente da
grande demissão nos EUA, tendência global que vem resultando na demissão
voluntária de milhões de trabalhadores que se diziam insatisfeitos com seu
trabalho.
Em ambos os países, sete a cada 10 funcionários de
escritório estão trabalhando de casa por ao menos dois dias por semana. Para 61% dos brasileiros, o home office melhorou satisfação
com o trabalho, e para 88% sua produtividade está igual ou melhor do que no
escritório físico. No México, são 59% e 91%, respectivamente.
“Os resultados desta pesquisa oferecem um recorte no
espaço de experiência do funcionário, que está se tornando cada vez mais
importante para empregadores e KOLs em meio à volatilidade do mercado de
trabalho no Brasil e globalmente”, afirma Katia Ortiz, Country Manager da
ServiceNow no Brasil.
Retorno
ao escritório
Enquanto 82% dos entrevistados consideram que seu
empregador está preparado para o retorno ao escritório, apenas 33% dos
funcionários de escritório se sentem completamente à vontade para voltar ao trabalho
no local imediatamente. Mais da metade (66%) dos brasileiros sente ansiedade em
voltar ao trabalho presencial. No México, apesar de 79% afirmarem que
consideram que sua empresa esteja preparada para o retorno ao trabalho
presencial, apenas 32% se consideram preparados para o retorno.
O levantamento revela ainda uma série de tendências
que devem influenciar o futuro modo de vida do trabalhador frente ao ‘novo
normal’. A tecnologia é um fator-chave de produtividade e satisfação no
trabalho. As tecnologias de comunicação são as mais adotadas enquanto a
satisfação é alta com aplicativos de comunicação, colaboração, RH e
gerenciamento de trabalho. A adoção tecnológica varia de acordo com o setor e a
satisfação com as tecnologias varia de acordo com a faixa etária.
Apesar de a maioria dos trabalhadores de escritório
achar que seu trabalho é significativo, apenas metade do tempo é gasto com
tarefas importantes. Segundo a pesquisa, o brasileiro dedica 48% e o mexicano
compromete 40% do seu tempo a tarefas de rotina como lidar com TI ou problemas de internet e acessar dados
de RH, ou até mesmo serviços manuais que poderiam ser digitalizados. São sete
horas por semana gastas com isso no Brasil, e 5 no México. Reduzir essas
tarefas tem impacto positivo em sua produtividade e satisfação para 85% dos
entrevistados no Brasil, e para 90% no México.
Inteligência
Artificial deve crescer
Outro dado que une Brasil é México é a utilização de
Inteligência Artificial no trabalho. Enquanto quase todo brasileiro (95%)
espera que a tecnologia ajude a reduzir trabalhos operacionais no futuro (no
México são 81%), há baixa adoção de tecnologias de IA, pois apenas 24% dos
trabalhadores já utilizam Inteligência Artificial (IA) no trabalho (18% no
México), mostrando o potencial
para que a tecnologia aumente sua influência e ganhe espaço nos escritórios,
nos próximos anos.
A IA é apontada como responsável por proporcionar mais
tempo livre ao trabalhador (65% no Brasil, 67% no México), além de oferecer rastreamento de progresso
mais efetivo e com menos erros, o que gera menos stress ao funcionário, segundo
56% (46% no
México). Chatbots, tarefas de rotina automatizadas, backups de computadores e
e-mails são as aplicações de IA mais utilizadas, até hoje.
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