Entenda porque as Fintechs vem ganhando espaço no mercado Brasileiro
O mercado financeiro sempre busca cada vez mais inovações para quem utiliza ou investe neste setor, e uma dessas modernidades é a Fintechs, que vem conquistando espaço no Brasil.
Fintech é uma abreviação de financial technology, que significa tecnologia financeira. Este termo está ligado à empresas ou startups que criam produtos financeiros, mas que são digitais, com a tecnologia como diferencial em comparação à concorrência.
Por serem ações feitas pela internet, essas fintechs permitem que os clientes controlem tudo o que deseja de suas finanças pelo celular, e com as mais diversas soluções, como fazer transações, empréstimos ou saber o saldo de sua conta ou cartão de crédito.
Deste modo, com as fintechs, é possível saber o saldo que existe em sua conta bancária sem precisar ir ao banco e com isso encomendar e pagar na hora pelos copos personalizados com foto.
Quando se tem uma compreensão das fintechs, é possível notar que tradições antigas acabam sendo deixadas para trás e a praticidade se torna efetivamente mais utilizada no cotidiano.
Qual é o impacto que a fintech trouxe ao mercado?
As startups são empresas que cada vez mais conquistam espaço no mercado, por surgirem de uma necessidade ou de uma emergência que são capazes de ajudar milhares de pessoas. Esse formato de empreendimento traz e aumenta as tecnologias.
Como uma startup de bolsa feminina pequena, que pode ter a base do material de plástico reciclado para diminuir o impacto no meio ambiente.
A fintech acabou gerando um impacto no mercado porque, com as operações sendo feitas sempre no formato online, o consumidor pode encontrar uma comodidade e uma tecnologia muito mais avançada que os sistemas tradicionais.
O que antes levava alguns dias para ser resolvido, com a fintech se torna algo instantâneo ou em questão de minutos.
Os produtos e os serviços em torno desta facilidade tecnológica que atrai cada vez mais adeptos estão em torno de pagamentos, segmentos de crédito e um formato de serviço que não há percepção do cliente.
Isso acaba gerando uma competitividade entre as empresas que ainda funcionam de forma tradicional, para que não sejam tão prejudicadas no mercado do qual foram consolidadas.
Os benefícios da fintech
Podendo ser algo vantajoso para clientes físicos e principalmente os de perfil jurídico, que pretendem ter benefícios para abrir um coworking, a fintech ganha um espaço cada vez maior pela falta de burocracia que apresenta.
O papel que antes era tão importante para os meios tradicionais, acabam sendo substituídos por meios eletrônicos e softwares que identificam logo em uma análise para ver se corresponde ao que foi pedido ao cliente.
Com a tecnologia avançada sendo a base da fintech, acaba dando ao consumidor e às startups um crescimento que pode ultrapassar o tradicional financeiro do mercado, oferecendo uma variedade de serviços aos consumidores.
Outros pontos que podem ser considerados vantajosos dentro do campo das fintechs e que auxiliam os consumidores são:
Câmbios;
Dívidas;
Criptomoedas;
Investimentos.
A facilidade que este modelo de tecnologia e empresa proporciona acaba fazendo com que, cada vez mais, as pessoas optem por esse tipo de tecnologia.
Diferenças entre startup e fintech
Ainda que a fintech seja de certa forma uma startup, este modelo de empresa possui uma diferença com as financial technology, o que pode acabar sendo um diferencial que separa suas duas definições.
Uma startup é uma empresa que pode atuar em qualquer campo do mercado, desde roupas, serviços para instalação de persiana double vision marrom até a área de cuidado com pets.
Já a fintech é voltada diretamente para o mercado financeiro e tudo o que o setor engloba, desde negócios para alugar e comprar casas mais facilmente, até a praticidade de um sistema bancário, quando se cria uma conta e possui cartões de crédito ou débito.
As fintechs e os bancos tradicionais
O formato de fintech em relação aos bancos tradicionais e suas transações se apresentam como o grande diferencial, principalmente no que se trata de tarifas bancárias que podem ter preços altos, o que o modelo fintech não apresenta.
Com as fintechs, a abertura de uma conta bancária se torna ainda mais fácil tanto no formato físico como no jurídico para uma microempresa de amortecedor cofap, que não fica devendo ao banco pela falta de pagamento das tarifas.
As plataformas de fintech colaboram cada vez mais para que os clientes optem por esse modelo, e mesmo com alguns bancos tradicionais aderindo aos aplicativos, a qualidade da tecnologia presente nas fintechs sobressaem aos demais.
Em meio à praticidade e a soluções mais rápidas, a fintech ganha pontos positivos cada vez mais e com isso, gera impacto no mercado financeiro.
A tecnologia fintech é segura?
Embora possa haver um receio antecipado em relação às fintechs por conta de seu procedimento ser online. Desde a abertura de uma conta e o envio de documentos, até as transações financeiras, esta tecnologia é segura em tudo o que for utilizada.
Isso se deve porque a startup que a utiliza conta com tecnologia de ponta de criptografia de dados, um recurso que faz com que os dados que os clientes enviam sejam coletados e mantidos sob segurança.
Essa segurança também protege a privacidade sob as finanças dos clientes, desde transações até atividades bancárias, bem como os documentos que foram solicitados no momento da abertura.
A criptografia protege as senhas utilizadas, bem como o reconhecimento facial que algumas fintechs exigem, de modo que a segurança dos clientes seja algo prioritário na empresa, para não haver fraudes ou problemas para a instituição ou consumidor.
Outro fato é que a segurança das fintechs estão também relacionadas ao Banco Central, especialmente as instituições de pagamento que devem agir de acordo com a vigência e as normas que as empresas tradicionais também devem respeitar.
Embora em alguns casos a cobrança em cima da segurança da fintech seja ainda maior devido à política de segurança online, para que o armazenamento de dados e os arquivos em nuvem que a startup possa utilizar sejam de fatos seguros.
Com a tecnologia crescendo dia após dia, a tendência para acontecerem ataques cibernéticos aumentaram e com isso, os sistemas devem ser ainda mais fortalecidos para que não sofram com essas situações.
O que, além de prejudicar a empresa, pode acabar comprometendo seus clientes com o vazamento de dados pessoais e sensíveis.
A popularidade e o futuro da fintech
Sendo cada vez mais presente no mercado e no cotidiano por sua praticidade, a fintech possui uma tecnologia com quesito financeira bastante propagada tanto nas redes sociais como no dia a dia entre amigos e familiares.
Isso porque a popularidade da fintech acaba se espalhando em situações do cotidiano, como uma conversa após se instalar o cabeamento estruturado empresas e ver a praticidade do pagamento, e depois divulgar sobre essa tecnologia.
Além de que essas empresas sabem onde achar seus consumidores através das redes sociais onde realizam propagandas e compartilham conteúdos relevantes, que mostram a praticidade e o benefício de utilizar esse serviço.
Por ter viés tecnológico, grande parte dos anúncios estão em meios que o público-alvo da fintech frequenta, e deste modo, sua popularidade até mesmo nas plataformas de busca se tornam mais fáceis de serem conquistadas.
Sempre demonstrando que tudo pode ser feito através de um celular e não precisa sair de casa para ter conhecimento do saldo ou realizar alguns serviços como pagamento de contas ou transferência para uma loja para pagar pela esquadria alumínio preta.
O futuro da fintech dentro do mercado está certamente mais definido pela automação dos serviços financeiros, que despertou a concorrência para ir atrás de meios que não os deixassem defasados.
Além de também buscarem melhorar os seus serviços presenciais para despertar um sentimento de que ainda podem facilitar o cotidiano dos seus clientes.
Considerações finais
Com a tecnologia ganhando espaço e alterando progressivamente o mercado, o setor financeiro também passa por transformações através do formato fintech, que conquista clientes a cada dia.
Por sua praticidade e facilidades que são proporcionadas para todos os públicos, esta tecnologia acaba crescendo ainda mais e até mesmo ajudando consumidores a ter seu próprio negócio de etiqueta adesiva transparente após análises de crédito.
Constituída de uma tecnologia de ponta para proteção dos dados dos clientes, as fintechs estão preparadas para conter ataques cibernéticos que podem comprometer os bancos de dados.
Com as fintechs, as empresas tradicionais acabam buscando meios para que não fiquem defasadas no mercado, e com isso, gera uma movimentação no segmento para que a tecnologia seja cada vez mais presente no meio financeiro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário