Estratégia de frete: conheça o fator que pode alavancar (ou derrubar) o seu negócio
*Por Vinicius Pessin, CEO da Eu Entrego
Criar um negócio de sucesso definitivamente não é igual a uma receita de bolo. O que deu certo para uma
marca pode não funcionar para sua empresa – e cabe ao gestor identificar os
inúmeros fatores que incidem sobre a operação. Uma dessas variáveis,
contudo, é bem conhecida de quem
trabalha no varejo: a estratégia de frete. Ela representa a parte mais importante na
relação entre a companhia e seu consumidor, ou seja, a que leva o produto
adquirido à casa da pessoa. É uma realidade que coloca o assunto em evidência
na tomada de decisão e obriga os
gestores a buscarem as melhores alternativas para alcançarem os resultados
esperados.
Trata-se de uma
percepção cada vez mais mensurável no ambiente digital brasileiro. O frete tem relação
direta com a percepção positiva e negativa dos usuários na hora de comprarem seus
produtos. Ao todo, três em cada dez
pessoas que fizeram alguma reclamação no e-commerce em 2020 apontaram que o
prazo de entrega
é o principal motivo de insatisfação
na experiência de compra
on-line. O valor pago pelo serviço também influencia na avaliação dos usuários. Dentre aqueles que
recebem frete grátis,
apenas 5,9% do total apresentaram algum tipo de queixa. Quando o valor gasto pela
entrega é elevado, esse indicador sobe para 15,7%. A pesquisa é do
relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen. Os números apenas reforçam
a atenção que os varejistas precisam ter em relação às entregas de seus produtos.
Mas por que esse cenário ocorre? Não há uma resposta definitiva,
evidentemente, mas dois pontos ajudam a explicar essa questão. O primeiro deles é a dificuldade
histórica que os processos logísticos sofrem no Brasil. A dimensão continental
é um empecilho para transportar os pedidos de um lado para o outro, mas há outras
barreiras. Há diferenças culturais, limitações geográficas, problemas
estruturais de rodovias,
entre outros assuntos. Os varejistas precisam se equilibrar para chegar a uma
estratégia realmente vantajosa para todos.
É a partir daí que entra o segundo tópico. Há uma diferença
clara entre o serviço oferecido pelas empresas e a percepção de qualidade dos
consumidores. A pessoa não se importa de pagar a mais pelo frete desde que essa medida
traga algum benefício concreto para ela, como a redução no tempo do delivery ou
a diversidade de datas
e opções de entrega.
A questão é que a maioria das organizações ainda não desenvolveu táticas
para reduzir essa distância que mina a experiência de compra. Não à
toa, o levantamento citado mostra que a insatisfação é maior entre aqueles que
pagaram um valor mais elevado pelo delivery.
Para resolver esse problema, o passo principal é recorrer à
tecnologia para automatizar processos e melhorar a operação relacionada à
estratégia de frete. Se a análise de dados já é
item obrigatório em outras etapas da gestão, por que o setor de entregas
precisa continuar com processos manuais? O recomendado é escolher uma
plataforma capaz de oferecer
novas possibilidades para o negócio, seja com a inclusão de novos modais
(como as bicicletas elétricas) ou com a implementação de novas
tendências, como o ship from store (entregas feitas a partir
da loja) e as entregas de última
milha – o que possibilita o trabalho em conjunto com transportadoras e outros
meios.
Após mais de 18
meses de pandemia,
está claro que a transformação digital avança a passos largos e que a
integração de canais
é item obrigatório no varejo brasileiro. A loja física precisa conversar com o
e-commerce, que dialoga com as redes sociais e o WhatsApp, e por aí vai.
Portanto, somente uma estratégia alinhada e bem planejada para o frete é capaz de atender a essa demanda sem prejudicar
toda a operação do negócio. Só quando os produtos são entregues de forma rápida,
segura e transparente aos consumidores que a empresa pode falar que cumpriu sua
missão.
*Vinicius Pessin é CEO da Logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: euentrego@nbpress.com
Sobre Eu Entrego
Criada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma omnienabler que transforma lojas físicas em hubs logísticos e conecta varejistas a uma rede de entregadores autônomos em carros de passeio e bikes elétricas (modais alternativos). Para mais informações, acesse: www.euentrego.com
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