Fabricante nacional de luminárias industriais fatura R$ 30 milhões e foca na expansão internacional
Proveniente da empresa italiana Fael Luce, a
Novvalight se destaca em soluções para área interna e externa em diversos
segmentos, o que inclui projetos arquitetônicos como a que fizeram para
destacar a iluminação da Basílica da Aparecida do Norte. A expectativa para
este ano é faturar R$ 40 milhões e entrar nos países da América do Sul
Roberto Payaro, presidente da Novvalight/Divulgação
Com mais de 20 anos de mercado, fabricante
nacional de luminárias industriais fatura R$ 30 milhões e foca na expansão
internacional
Proveniente da empresa italiana Fael
Luce, a Novvalight se destaca em soluções para área interna e externa em
diversos segmentos, o que inclui projetos arquitetônicos como a que fizeram
para destacar a iluminação da Basílica da Aparecida do Norte. A expectativa
para este ano é faturar R$ 40 milhões e entrar nos países da América do Sul
Com mais de 20 anos de atuação como
fabricante de luminárias industriais, a Novvalight
teve sua origem da empresa italiana Fael Luce, com mais de 50 anos de mercado.
Quando desembarcaram no Brasil, a marca tinha como principal objetivo vender
iluminação pública com tecnologia de eletromagnética, porém a competitividade
foi crescendo juntamente com o surgimento de novos produtos com especificações
menos rigorosas e custos mais acessíveis, sendo necessário migrar para outro
tipo de mercado, o industrial, que hoje é o carro-chefe e representa 80% do
faturamento da companhia.
“Ao longo dos anos traçamos novos
caminhos e fomos desenvolvendo luminárias totalmente eletrônicas e modernas
dentro da nossa fábrica própria, com tecnologia 100% nacional. Migramos as
luminárias com tecnologia eletromagnética para produtos eletrônicos, então, por
conta do LED, hoje toda a iluminação é feita de eletrônica pura. Hoje registramos
mais de R$ 30 milhões em faturamento e prevemos fechar 2022 com a marca de R$
40 milhões. Nos últimos quatro meses aumentamos a receita na base de 25% devido
a entrada no mercado de forma mais arrojada e com os lançamentos de produtos
para a indústria alimentícia”, comemora o CEO, Roberto Payaro.
Na visão do executivo, um dos marcos
mais importantes da companhia foi a saída do capital estrangeiro e a entrada do
sócio Antonio Manuel Darias Mendoza para tornar-se uma empresa totalmente
nacional, “sem nenhum produto vindo de fora, pois também éramos importadores
por conta dessa associação com a Fael Luce”. Atualmente, a Novvalight conta com
100 colaboradores diretos, divididos em 60% da equipe no Paraná, 30% em Minas
Gerais e 10% do time em São Paulo. “Temos a pretensão de aumentar esse quadro
diante do crescimento do faturamento, mesmo tendo muitos processos
automatizados”.
Projetos – área interna e externa
O portfólio da marca é vasto e
diversificado, com cerca de 239 produtos disponíveis, divididos em 16
categorias. Os itens de iluminação são destinados para grandes áreas internas e
externas, galpões logísticos, portos, aeroportos, áreas de mineração,
instalações esportivas, entre outros espaços públicos ou privados.
Hoje, com o advento do e-commerce, muitos galpões
logísticos estão sendo construídos com cerca de 40, 50 mil metros de área.
Desta forma, até mesmo em função do pé direito elevado, as luminárias da
Novvalight, como é o caso da campeã de venda NEXTLED high bay, atendem as
demandas de 12, 15 metros de altura em que é preciso um poder de iluminamento
muito forte na área interna. Já na parte externa, os projetores de alta
potência sempre foram destaques em vendas da marca por causa dos trabalhos
executados em portos, aeroportos e área de mineração.
“Possuímos soluções completas até mesmo
para áreas de menor porte, como escritórios, supermercados, shoppings centers,
fachadas comerciais e de prédios, praças públicas, entre outras. Tivemos a
felicidade de iluminar a parte externa da Basílica de Aparecida do Norte,
incluindo essa vertente de projetos arquitetônicos que também atuamos”, indica
o CEO.
Em termos de novidades, a Novvalight
destaca o projetor de alta potência para grandes áreas que, embora as gerações
anteriores possuam essas características, esse novo produto terá um rendimento
ainda melhor e com capacidades que chegarão a 1.500Wde potência com quase 200
mil lumens. Outra conquista da marca é a evolução da luminária hermética
INNOVA, disponível em três novas versões: Silver IP66, Black IP69K, Red
(emergência) IP66, ideais para câmaras frias.
Representatividade brasileira
Por conta da mineração, Minas Gerais e
Pará tem grande representatividade para a Novvalight. Já a parte litorânea do
Brasil, como Bahia, Fortaleza, Espírito Santo e demais regiões que possuem
portos também estão no escopo de atuação da marca. “A importância é tão grande
que criamos uma linha especial em Goiás para uma demanda que não pode aguardar.
O fato de sermos nacionais facilita a viabilização dos projetos de iluminação
para estes fins, é possível reduzir os prazos de entrega e conseguimos manter
um estoque para um atendimento em até 30 dias”, garante Roberto.
Crescimento na pandemia
Os últimos dois anos foram desafiadores
para a economia e todos os segmentos do mercado por conta da pandemia,
fechamento do comércio, crise econômica, entre outros fatores. Dentro da
Novvalight esse movimento não foi diferente, entretanto os resultados foram
positivos e acima dos dois dígitos. “Crescemos sustentavelmente nos últimos
anos e realizamos um trabalho que nos colocará em destaque em um futuro
próximo, adequando os produtos para soluções específicas e que ajudam a
melhorar a competitividade dos nossos clientes, como, por exemplo, luminárias
com o espectro da luz que ajudam a identificar defeitos ou a classificar
produtos nas linhas de produção. Já conquistamos uma posição importante entre
as maiores em segmentos específicos, porém o nosso objetivo é ser reconhecido
nacionalmente como um grande produtor na área de iluminação”, revela Payaro.
De olho no mercado promissor
De acordo com Roberto, uma das grandes
apostas da companhia é o lançamento da luminária hermética, que já fazia parte
do portfólio, mas foi totalmente nacionalizada e modernizada. “A nossa
expectativa é ganharmos ainda mais notoriedade e competitividade dentro do
mercado alimentício com a chegada deste novo item. Nosso principal diferencial
é termos fabricação nacional diante dos mais de 50% dos itens vendidos no
mercado serem importados, por isso saímos na frente em diversas situações,
principalmente nos últimos dois anos com a dificuldade de obter insumos. Além
disso, a presença local física é muito importante para trazer ainda mais
confiança para o cliente”.
Os planos de investimento e expansão da
marca são arrojados: para este ano, o valor destinado para o desenvolvimento de
produtos está em torno de 5% a 7% do faturamento. “Para estarmos sempre na
vanguarda, nossa equipe de P&D (composta por engenheiros, designers e
técnicos) realiza um estudo aprofundado, que necessita constantemente de
recursos. Vale a pena ressaltar que não contamos com nenhuma linha de crédito
especial. Também nos aliamos com parceiros de peso e credibilidade em players
importantes, como é o caso da Philips, que hoje se chama Signify, um fornecedor
de componentes. Estamos sempre em busca de aliados, seja para renovar o parque
tecnológico, atualizar a linha de produção, buscar tendências em linha com as
novas tecnologias, entre outros pontos”, diz o executivo.
Ainda dentro do plano de expansão, a Novvalight
está em busca de parcerias com universidades para o desenvolvimento de novos
produtos que possam melhorar a vida de muitas pessoas e, assim, produzir um
trabalho ainda mais customizado no Brasil, respeitando o clima e demais
condições. Outra estratégia é olhar também para a parte de iluminação em
granjas, criação de suínos, hortas/ plantações em geral, onde a luz tem um
papel importante como melhorar o crescimento das plantas, acalmar e confortar
os animais. “Tem muitas pesquisas acontecendo com universidades brasileiras e
queremos nos associar à elas e expandir esse trabalho, em particular nas
regiões de Minas Gerais e no Rio Grande do Sul”.
Por ser muito forte na área de mineração, a empresa também tem planos de expansão para o exterior, visando as minas do Chile, Peru, Equador e Bolívia, por exemplo. “Já contamos com boa penetração no mercado nacional. Recentemente, realizamos nossa pesquisa trimestral de satisfação com mais de 500 clientes, em que obtivemos 75% de respostas consideradas como excelentes em termos de atendimento; 64% atestaram a qualidade dos nossos produtos com grau de excelência; 50% das pessoas enfatizaram o fator de cumprimento dos prazos acordados para entrega de produtos e serviços; e, por fim, 50% alegaram a relação custo x benefício das nossas soluções. Agora, a missão é elevar ainda mais nosso padrão no Brasil e estudar as características e demandas do mercado internacional”, finaliza Payaro.
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