Franquias do Espírito Santo seguem em ritmo de alta e conquistam um dos maiores aumentos no faturamento da região Sudeste
Feira de franquias FranchiseB2B desembarca em Vitória com o objetivo de gerar novos negócios e levar muito conhecimento para futuros empreendedores
Iniciar um negócio do zero é uma tarefa bem difícil,
que envolve desafios muito específicos, com uma demanda de processos bem
estruturados, pesquisa de mercado e quais serão os valores para investir. Ou
seja, é necessário ter muito tempo e recurso para conquistar o seu espaço e se
destacar dos concorrentes.
Porém, quem sonha em ter o seu próprio negócio e não
deseja passar por todo esse processo, encontra uma excelente oportunidade nas
franquias. Esse tipo de negócio já possui uma grande trajetória no mercado, com
uma marca consolidada e um suporte estratégico para gerenciar a unidade. Por
isso, o franchising se tornou uma grande força na economia, sendo uma das
principais escolhas para quem busca empreender.
Os números divulgados pela Associação Brasileira de
Franchising (ABF) afirmam o crescimento constante do mercado de franquias no
Brasil. Somente no ano passado, as redes no país faturaram 10,7% a mais do que
em 2020. Segundo a ABF, a arrecadação total foi de R$ 185.068 bilhões em 2021.
Mercado de franchising no Espírito Santo é destaque no
Sudeste
Quando falamos do Estado do Espírito Santo, esse
aumento é ainda mais significativo, pois os dados da ABF apontam que o local
teve a maior alta no faturamento comparado aos outros estados da região
Sudeste. Em 2021 o Estado capixaba registrou um aumento na arrecadação total das
franquias de 11,6%, seguido de Minas Gerais (10,8%), Rio de Janeiro (9,5%) e
São Paulo (7,1%).
Em 2021 as franquias do Espírito Santo registraram um
faturamento total de R$ 3.044 bilhões. No ano de 2020, a arrecadação total foi
de R$ 2.728 bilhões, o que comprova o ótimo desempenho do mercado de
franchising na região.
Os setores que mais faturaram e tiveram um destaque
maior no Estado no ano passado segundo a ABF, foram os de saúde, beleza e
bem-estar (19,6%); alimentação/food-service (18,4%); moda (13,0%); serviços e
outros negócios (12%) e casa e construção (11,0%). O número de unidades no
Estado foi para 3.066, sendo que em 2020 a região tinha 2.872, um aumento de
6,8%
Além disso, é importante ressaltar que o mercado de
franquias tem se tornado um ótimo setor para a geração de empregos. Somente no
ano passado foram gerados 25.208 empregos diretos nas redes no Espírito Santo,
segundo a ABF. No ano anterior esse número era de 23.131, o que significa uma
alta de 9%.
Também vale destacar que, segundo os dados registrados
no Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo (IAE), a economia
capixaba cresceu 8,1% em 2021, resultado acima do Produto Interno Bruto (PIB)
do Brasil, que foi de 4,6% no ano passado.
Feira tem como objetivo fortalecer o franchising
capixaba
Antes de escolher qual será a franquia em que irá
fazer o investimento é necessário realizar uma pesquisa de mercado, ficando
atento quais são as demandas do negócio local e quais serão os valores
iniciais. Com o intuito de levar mais conhecimento sobre esse nicho e promover
um contato cara a cara entre investidores e marcas, a FranchiseB2B edição de
Vitória-ES será uma excelente oportunidade.
A edição da capital capixaba será no dia 19 de
maio, quinta-feira, no Hotel Sheraton Vitória, localizado na Avenida
Saturnino de Brito Avenue, 217, Praia do Canto. A feira é totalmente gratuita,
sendo necessário apenas uma inscrição prévia pelo site: www.franchiseb2b.com.br
A FranchiseB2B tem como objetivo levar ao investidor
um contato direto com as marcas, através de um atendimento personalizado,
esclarecendo todas as dúvidas sobre o negócio. Além disso, a feira conta com
palestras o dia todo, com grandes nomes do empreendedorismo brasileiro.
O CEO da FranchiseB2B Ricardo Branco, diz que a
expectativa é muito alta para edição de Vitória, pois até o momento a feira já
está com quase todas as vagas para expositores esgotadas e a procura continua
sendo grande. “Além disso, traremos para essa edição palestrantes muito
renomados da própria região como o Vinicius de Barros, presidente da comissão
de franquias da OAB/ES.”
Redes apostam em feira para expandir suas unidades em
Vitória
Com um potencial enorme de receber novos negócios,
Vitória se tornou uma das regiões chaves do Sudeste, pelo fato do seu grande
potencial turístico e a ótima retomada econômica após a crise imposta pela
pandemia de Covid-19.
O CEO e diretor de expansão da rede Spa Nature –
centro de estética - Jarbas Abreu, afirma que participar da FranchiseB2B é uma
excelente oportunidade para o seu setor e a expectativa dele é de acabar a
feira com mais de 10 franquias vendidas. “Esperamos encontrar pessoas com o
mesmo desejo e propósito que nós, levar a estética para todos com
responsabilidade e muito zelo no atendimento.”
Jarbas ainda diz que a força no turismo que Vitória
possui é ótimo para o seu tipo de negócio. “Com isso, conseguimos uma demanda
maior de pessoas de fora e também das que moram na região.”
A FranchiseB2B além de ajudar novos investidores a
conquistarem o seu negócio próprio, também ajuda as marcas a continuarem
conquistando o seu espaço e concretizando o seu planejamento de expansão.
O coordenador de marketing EAD da Faculdades Multivix
– rede de ensino a distância – João Knop afirma que a feira é uma das ações
mais importantes dentro do seu projeto de expansão. “A presença no evento em
cidades estratégicas, com o seu formato dinâmico e a qualificação do público
participante tem nos propiciado excelentes contatos e, principalmente,
contratos assinados.”
Knop conta que para a edição de Vitória, cidade sede
do Grupo Multivix, as perspectivas são bem grandes. “A região da Grande
Vitória, particularmente, possui uma cultura empreendedora muito forte, ótima
infraestrutura e muito potencial para crescimento em diversos segmentos e isso
nos gera uma enorme confiança.”
Adriano Salvador, sócio fundador da Exagerado Fried
Chicken – rede de frango frito – conta que a FranchiseB2B em Vitória é uma boa
oportunidade para fechar negócios, pois o Espírito Santo é o 5° Estado mais
competitivo do País, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados,
elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Adriano afirma que a Exagerado se tornou a maior rede
de frango frito do Nordeste e agora retoma o planejamento de expansão para o
estado do Espírito Santo tendo a FranchiseB2B como um dos auxiliadores. “O
nosso planejamento de expansão é para conquistar o interior do Estado, pois já
contamos com operações na Grande Vitória e Castelo.”
Palestras com grandes nomes do empreendedorismo e
totalmente gratuitas
O sucesso do projeto “Aprender para empreender”
foi tão grande nas outras edições da feira, que será mantido e terá um elenco
ainda mais reforçado para a edição da capital do Espírito Santo.
Branco destaca que antes de empreender é necessário
aprender sobre o franchising, para que assim o nível de assertividade na hora
de investir em uma franquia seja alto. “As palestras ocorrem durante todo o
dia, com diversos nomes importantes da economia brasileira, com todos possuindo
muita experiência para passar aos novos empreendedores e para quem já é
empreendedor.”
Confira a relação de palestrantes que estão
confirmados para a FranchiseB2B de Vitória:
● Thiago Samuel, gestor em franchising e
empreendedorismo: “Por que transformar o seu negócio em franquia?”
● Ricardo Branco, CEO da FranchiseB2B: “O
que é preciso saber para empreender”
● Artur Hipólito, sócio-diretor do Grupo
Multus e Zaiom: “Vencendo o medo de empreender no pós-pandemia.”
● Henrique Mol, CEO do Grupo Encontre Sua
Franquia: “O franchising para 2022.”
● Giulianno Bresciani, head
de marketing e inovação do grupo Multivix
● Vinicius de Barros, presidente da comissão
de franquias da OAB/ES: “Aspectos legais do franchising.”
● Jarbas Abreu, CEO e diretor de expansão da
rede Spa Nature: “Controles emocionais para poder empreender.”
Passaporte das franquias
Além de buscar conhecimento e a oportunidade de
conquistar o próprio negócio, ao participar da FranchiseB2B de Vitória, o
participante também concorrerá a uma bolsa de estudos de 50% ou 100% para um
MBA em Gestão de Franquias na Trevisan Escola de Negócios.
Para concorrer é simples, quando o visitante chegar à
feira ele receberá um cartão com todos os agendamentos feitos para o evento.
Quem cumprir todos os compromissos previamente agendados, irá concorrer a uma
bolsa da Trevisan. O sorteio será realizado no final da feira, ao vivo, pelo
Instagram @FranchiseB2B.
O curso de MBA da Trevisan tem como objetivo capacitar
profissionais em uma perspectiva integrada para aumentar o aproveitamento das
oportunidades de crescimento e desenvolvimento, com conceitos de mercado e
finanças, planejamento estratégico e expansão, construção de processos e
tecnologia, somado à fundamentos jurídicos, análise de dados, gestão de
pessoas, liderança e inovação.
Saiba como participar
A FranchiseB2B é um evento 100% gratuito, tendo como
requisito principal fazer uma inscrição previamente pelo site: www.franchiseb2b.com.br.
Através do site o participante tem acesso a todos os palestrantes e marcas que
estarão na feira, com isso, ele consegue fazer a inscrição na palestra que mais
chamou sua atenção e, também, marcar uma reunião com a marca que ele tem o
interesse em investir.
No total, serão 16 edições da feira em 2022, percorrendo
os quatro cantos do país. Para a edição da capital capixaba é esperado alcançar
mais de R$ 2 milhões em negócios fechados.
Negócios baratos e de diversos segmentos já estão
confirmados
Com negócios a partir de R$ 2 mil e com marcas de
diversos segmentos, a FranchiseB2B de Vitória já tem as seguintes redes com a
presença confirmada: Acqio, Acquazero, Bioflora, BYD, Cabana do Açaí,
Croasonho, Detroit Steakhouse, Drogarias Ótima Farma, Emagrecentro, Encontre
Sua Viagem, Exagerado Fried Chicken, Exponencial Cursos, Faculdade Multivix,
FXF Formatação e Expansão de Franquias, Griletto, JinJin, Keep Charged, KR
Saúde, Mardelle, Maria Açaí, Montana Grill, Nubelle, Only Mule, Parada Ibiraçu,
Ponto TV, Quisto Corretora de Seguros, Rap Chef, Sal e Brasa Grill Express,
SmartComm, Spa Nature, Spider Kick, Suav, Super Visão Vistorias Automotivas,
Tiro Rápido, Ultra, Uniube, US Franchising, Visão Total Vistoria Veicular,
Wizard, Yázigi, Zaplus Car, Zé Coxinha.
SERVIÇO
FranchiseB2B – Edição Vitória / ES
19/05/2022 – quinta-feira, das 9h às 21h
Hotel Sheraton Vitória, localizado na AV. Saturnino de Brito Avenue, 217, Praia do Canto.
Nenhum comentário