Gamificação: 7 passos para criação de um programa de fidelidade inovador
*Por Adriano da Silva Santos
Os jogos são uma excelente maneira de aumentar o nível de engajamento com a comunidade e, naturalmente, incentivar a participação dos clientes em todos os programas de fidelidade. Seu entretenimento e acessibilidade tornam a gamificação um grande trunfo para se integrar ao seu programa de fidelidade. Os mecanismos de jogo promovem o engajamento dos consumidores com seus produtos, solidificando seu relacionamento com sua marca. Desse modo, muitas das grandes empresas usam a gamificação em estratégias de fidelidade para se destacar dos concorrentes e oferecer aos clientes um programa de recompensa mais criativo e inovador. Porém, nem sempre da maneira mais eficiente, na qual se possa expandir a capacidade desse método altamente aderente. Para isso, aqui estão 7 conselhos para criação de um programa de fidelidade inovador graças à gamificação:
1. Estabeleça objetivos claros e conheça seus clientes
Antes de
adotar qualquer estratégia de marketing, primeiro deve-se fazer uma pergunta
simples: qual é o objetivo? O programa de fidelidade é voltado para clientes
existentes ou para ampliar o público alvo? Para fazer isso, é preciso ouvir e
analisar a clientela para obter uma melhor compreensão deles e responder aos
seus desejos. Personalizar o programa gamificado será muito mais fácil e
permitirá que se ofereça soluções personalizadas que gerarão forte engajamento
dos clientes. Dentro dessas soluções, existem noções como:
Para clientes existentes, opte por um programa de fidelidade que só é acessível
quando eles estiverem conectados à sua conta de clientes on-line ou móvel. Isso
os encoraja a entrar em sua plataforma e potencialmente levar a compras.
No caso de um grupo mais amplo, então se pode garantir que há uma versão
simplificada do jogo disponível para o público em geral que os convida a
vivenciar essa experiência completa e potencialmente ganhar presentes ou
melhores recompensas.
Determinar quais mecanismos de jogo usar é um passo importante para garantir
que o programa de fidelidade seja bem sucedido. As recompensas também devem ser
claramente definidas de acordo com seu público-alvo e os objetivos que espera
alcançar.
2. Desenvolva um programa com inúmeros jogos de recompensa para seus clientes
É importante encontrar um meio feliz entre um jogo de marketing excessivamente
complicado e um jogo de marketing excessivamente simples para manter a
experiência agradável e valiosa para o cliente. Criar um programa com inúmeros
jogos acessíveis e intuitivos fará com que as pessoas queiram participar e
voltem para mais se sentirem que têm a chance de ganhar algo. Para isso, as
regras devem ser simples e fáceis de entender.
Portanto, para tornar o programa de fidelidade atraente, é necessário pensar
também em prêmios instantâneos para recompensar os novos clientes – desde a
primeira compra ou clientes fiéis, por exemplo. Uma experiência de compra que
oferece recompensas instantâneas é eficaz em garantir rapidamente a lealdade do
seu comprador, mas também ajuda a atrair clientes para participar mais das
competições que estão sendo executadas.
3. Crie um formato adequado para celulares e outros dispositivos
Lançar um
programa de fidelidade que pode ser acessado em celulares é crucial. Hoje,
ninguém vai a lugar nenhum sem seu telefone e cada vez mais consumidores usam
seu smartphone para fazer compras, seja através de um aplicativo ou de um
mecanismo de busca.
Há, portanto, um valor significativo em seu programa de fidelidade ser
acessível em um celular para atrair mais atenção. O engajamento do cliente será
muito mais forte se os programas de fidelidade e recompensas forem adaptados
aos celulares. Desenvolver um programa de marketing móvel baseado em jogos ou
competição proporciona facilidade de compra e conveniência para seus clientes.
4. Use as mídias sociais para compartilhar sua ideia e seu jogo
As mídias
sociais são uma excelente ferramenta para criar uma comunidade ativa e
incentivar o compartilhamento do jogo de marketing. Circular o programa de
jogos em plataformas de mídia social é notavelmente benéfico para rejuvenescer
o público alvo, mas também expandir clientes em potencial. O impacto do “boca a
boca” não deve ser subestimado. Os jogadores podem compartilhar sua pontuação e
fazer com que outros dentro do grupo social queiram participar.
Além da simples fidelização, as competições também são uma maneira eficaz de
dar vida às mídias sociais e aumentar a visibilidade. Sendo assim, pode-se
configurar uma interação com os clientes respondendo perguntas ou comentários
que os encorajam a interagir com os diferentes programas gamificados.
5. Exibir e acompanhar o progresso
É importante
permitir que os consumidores vejam seu progresso e desenvolvimento em um programa
de fidelidade. Eles devem ser mantidos atualizados sobre sua progressão e
particularmente quão longe eles estão de sua próxima recompensa.
No entanto, para que isso dê certo, é necessário explicar aos clientes o que
eles têm que fazer para alcançar os níveis restantes. Se o programa estiver
disponível na conta do cliente, ela pode ser exibida no perfil, ou ter um
espaço dedicado ao programa de gamificação com uma folha de resumo de
progresso.
Pode ser tão simples quanto enviar e-mails personalizados que atualizam os
consumidores e membros do sistema de fidelidade sobre seu progresso. Aliás,
também podem chegar a um sistema de crachá que lhes dá uma representação visual
da evolução. Todos esses detalhes gamificam a experiência do cliente e dão motivação
extra para passar para o próximo nível de lealdade.
6. Coletar e analisar os dados
Dados de clientes atualizados regularmente são a chave para um processo de
fidelidade bem-sucedido. As informações coletadas do cartão de fidelidade e
criação de uma conta de cliente podem ser combinadas com os dados recebidos
graças ao seu jogo de marketing. Nesse cenário, é essencial que se receba
informações adicionais, especialmente sobre seus potenciais clientes em
potencial.
O passo seguinte é analisar esses dados processados para aproveitar ao máximo o
sistema gamificado, adaptando-os à sua clientela. Essas informações ajudam a
melhorá-lo, adaptando as recompensas com base nas preferências dos assinantes e
além disso, medindo sua satisfação. Ou seja, em suma, conhecer melhor o público
não só permite que se amplie a experiência, mas também aumente a assimilação e
identificação com a marca.
7. Guarde uma última surpresa para o final
Outro
componente que se pode trazer para o estágio de fidelização é o elemento
surpresa. Recompensas aleatórias também fazem parte da gamificação e são
importantes para incentivar os clientes a aproveitar suas ofertas e participar
do processo.
Um truque que funciona muito bem caso se use o Dynamic Paths™ é garantir que os
usuários acumulem pontos ao longo da experiência de fidelidade, e que esses
pontos possam ser convertidos em um voucher ou código promocional. Por exemplo,
se um usuário acumulou 10.000 pontos no final do ano, ele pode converter esses
pontos em um voucher de US $10 para ser usado em sua loja online ou na loja.
Por fim, os consumidores gostam de surpresas e presentes inesperados. Eles
sempre ficarão agradavelmente surpresos ao receber uma recompensa que eles não
sabiam com antecedência. Desde os primeiros estágios de design do sistema de
fidelidade, é importante pensar em criar minigames vencedores instantâneos.
---------------------------------------------------
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Adriano
da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo
impresso, é comentarista do podcast "Abaixa a Bola" e colunista
de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e
tecnologia voltada à medicina.
Nenhum comentário