HOMESCHOOLING: Parlamentares cobram celeridade na votação do PL do ensino domiciliar na ALESP
Projeto que dispõe sobre o homeschooling no
âmbito estadual recebe apoio para votação em regime de urgência
Deputados da Assembleia Legislativa de
São Paulo, tem cobrado celeridade na votação de projetos que estão ainda em
tramitação na casa, o deputado Tenente Nascimento (PL), cobrou da nova
presidência da Comissão de Educação e Cultura, celeridade na votação do Projeto
de Lei 707/19, que regulamenta o ensino domiciliar (homeschooling) no
Estado de São Paulo.
A proposta do deputado foi aprovada em
outubro de 2019, pela Comissão
de Constituição e Justiça (CCJR), e seguiu para tramitação na Comissão
de Educação e Cultura. e tem co-autoria os deputados Daniel José e
Sérgio Victor,(NOVO) e da deputada Leticia Aguiar (PROGRESSITAS). Desde
então, enfrenta, por parte de partidos da oposição, dificuldades na tramitação.
Recentemente, teve
obstrução do PSOL.
Após a pandemia da Covid-19 e com as
aulas suspensas nas escolas durante meses, muitos pais se viram com a realidade
da educação domiciliar. O homeschooling já é uma realidade no país e tem
encontrado cada vez mais adeptos desse sistema, sendo ele uma alternativa à
escolaridade tradicional que possibilita aos pais e responsáveis educarem os
filhos em casa.
Em agosto de 2021, a deputada Janaína Paschoal (PRTB) solicitou que o projeto seja analisado para tramitação em regime de urgência, e outros parlamentares também apoiaram a iniciativa, os deputados Daniel José e Sérgio Victor, declararam seu apoio e solicitaram a co-autoria ao projeto.
A deputada Leticia Aguiar do Progressistas (foto), também defensora da educação familiar, vem declarando apoio ao projeto desde de sua aprovação na CCJr, a parlamentar também assinou o projeto em co-autoria e cobrou celeridade para a votação em regime de urgência: “Estou convencida de que o ensino domiciliar é de vital importância para a formação dos estudantes garantindo o envolvimento familiar dentro deste processo de Ensino-Aprendizagem. Espero que os colegas deputados entendam a importância do projeto e possamos de fato votá-lo ainda este ano”, disse a deputada.
Segundo a Associação Nacional de Ensino
Domiciliar (ANED), no Brasil, pelo menos 7.500 famílias são adeptas da educação
domiciliar, com cerca de 15.000 crianças e adolescentes educadas em casa.
Para o deputado Tenente Nascimento, a
propositura pretende regulamentar o que de fato já ocorre no Estado,
facilitando também a vida de famílias cujos filhos possuem alguma necessidade
específica. “Temos
pessoas com problemas de saúde que muitas vezes na escola não encontram a
devida acomodação para aprender, e em casa recebem educação de qualidade,” afirmou
o deputado.
O deputado Tenente Nascimento também
cobrou mais celeridade na votação do projeto para que a matéria seja apreciada
e votada. “Digo a você presidente, a quem mais se dá, mais se cobra. Estamos
vivendo momentos difíceis na Educação e chegou o momento do nosso projeto de
homeschooling sair da Comissão
de Educação e Cultura e vir a plenário para um debate amplo”, afirmou
o parlamentar.
No último dia 11 de agosto o projeto foi
distribuído para parecer da deputada Leci Brandão que tem prazo para dar um parecer
ao projeto e levar para votação na Comissão
de Educação e Cultura , somente 3 meses depois a relatora deputada Leci
Brandão (PCdoB) devolveu o projeto com voto contrário em 11 de novembro do ano
passado.
No final de novembro o Deputado Delegado
Olim,(Progressistas), solicitou nova a tramitação do referido Projeto de
Lei em regime de urgência em seguida o Deputado Castelo Branco (União Brasil)
pediu vistas, devolvendo o projeto somente em março deste ano.
O Projeto que regulamenta o ensino
domiciliar (homeschooling) no Estado de São Paulo, está apto a ter o parecer
votado na Comissão de Educação e Cultura, ou a ser levado ao colégio de
comissões em regime de urgência caso haja acordo na liderança.

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