Índice de competitividade, importância e desafios do frete
Por Ricardo Ramos*
Nos dias de hoje, a velocidade de entrega é um
diferencial competitivo para o varejo. Observe que envios rápidos são capazes
de convencer o consumidor a comprar e, não raramente, ele chega a pagar um
pouco mais caro para receber a mercadoria o quanto antes. Sendo assim, podemos concluir
que a velocidade de entrega é um benefício percebido pelos clientes e, por
causa disso, deve ser explorada ao máximo para maximizar os resultados.
Diferencial competitivo
Uma vez que a agilidade para receber produtos em
casa é um diferencial competitivo e convence o consumidor, temos como
consequência o fato de que ela acaba convencendo também os investidores. Não
sem razão, grandes players do comércio eletrônico têm investido muito em
logística, firmando parcerias com logtechs, que oferecem soluções extremamente
ágeis.
Sempre que uma das empresas de e-commerce, de
capital aberto, anuncia novidades, como uma nova e mais ágil modalidade de
entrega, o resultado é que suas ações sobem no mercado. Elas ganham força
porque mostram que estão mais preparadas para atender o consumidor da forma que
ele valoriza.
Além do prazo, há a conveniência da entrega.
E-commerces têm expandido parceria com lojas que se comportam como extensões
dos Correios. O cliente pode retirar a mercadoria comprada em uma padaria ou em
uma loja de materiais de construção perto de casa.
Melhor ainda, havendo necessidade de devolução,
basta levar o produto em uma dessas unidades parceiras. É o que se chama de
logística reversa. Antigamente, era comum o consumidor fazer esse trâmite em unidades
dos Correios. Agora, isso é desnecessário. Essa malha construída com parceiros
gera uma conveniência muito grande para o consumidor. Trata-se de uma
estratégia interessante para o varejo observar e absorver, um diferencial
competitivo que cria vínculo com o cliente.
Desafios
Toda solução, no entanto, gera desafios. E quais
são os obstáculos da implementação da entrega rápida e de serviços que
facilitam caminhos para os consumidores?
Precificação do carrinho
O primeiro é como o varejista precifica não só o
produto, mas também o carrinho, porque, no final das contas, o cliente não paga
só pelo produto, paga pela entrega. Então, existe uma composição formada pelo
preço do produto mais o valor da entrega. Isso é o carrinho.
Como é que o lojista equilibra o preço do produto e
da entrega em uma determinada região? É necessário também observar o envio na
hora certa em que a loja precisa ser competitiva em um determinado local.
Índice de competitividade
Derivado do ponto acima, surge o segundo desafio:
como se cria um índice de competitividade? Usualmente, costuma-se dividir o seu
preço pelo preço médio da concorrência para saber se o seu índice é maior do
que 1 (mais caro) ou menor do que 1 (mais barato).
Saber se está mais caro ou mais barato, ou quanto
mais caro e quanto mais barato. Isso é bem comum em pricing. Porém, aqui
estamos falando do índice de competitividade do preço do carrinho. Porque seu
varejo pode ser mais barato no produto, porém, muito mais caro no carrinho,
pois o frete e a logística não são os ideais.
Então, chegar a esse índice é muito difícil pelo
fato de que o volume de dados empregados em uma análise dessas é gigantesco.
Tem o desafio de conseguir montar o índice de competitividade por região
geográfica (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-oeste). Por estado,
município, capital ou interior.
Ter informação sobre competitividade de frete ajuda
a formar o índice de competitividade no preço do carrinho. Mas como se vê, esse
é um dos desafios da área de pricing que pode ser maior conforme a modalidade e
os prazos de entrega, que também são específicos conforme a data e o momento do
dia.
O monitoramento do frete
A pergunta é: como enfrentar tantas dificuldades? A
única forma realmente eficiente de monitorar o frete e, assim, precificar
adequadamente o valor do carrinho, considerando as mais diversas variáveis, é
com o apoio de soluções que se baseiam em inteligência. Elas ajudam o
e-commerce a enfrentar os desafios na precificação. E como isso é feito? Tais
soluções entregam escala nas informações de competitividade do mercado, fazendo
monitoramento dos produtos e fretes nas regiões de entrega, capturando preços,
prazos e modalidades. E tudo em uma velocidade muito rápida.
Soluções inteligentes de pricing conseguem tornar
não só o preço do produto dinâmico como também levam em conta o preço do
carrinho. Ou seja, monitora o valor do produto, do frete, dos competidores, e
só depois disso determina a precificação.
Em resumo, a entrega rápida é uma importante
estratégia, pois atualmente tem grande poder de influência na decisão do
cliente. Porém, por se tratar de um fator extremamente dinâmico em um mercado
altamente concorrido, a única forma de oferecer esse benefício com eficiência e
competitividade é com o apoio da tecnologia. A inteligência de dados aplicada à
estratégia faz a total diferença na hora do resultado.
*Ricardo Ramos é CEO e Fundador da Precifica, uma das
maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing
Sobre a Precifica:
Criada em 2013, a Precifica é uma
empresa brasileira líder em soluções de pricing. Por meio de seus serviços traduz o
comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e
Indústrias a tomar as melhores decisões de acordo com a concorrência,
consumidor e demanda, definindo assertivamente sua estratégia de pricing. A
companhia também atende gestoras de fundos, possuindo soluções completas para o
monitoramento de dados primários do setor de e-commerce, e consolidação
em forma de índices e séries temporais modelados especificamente para este
setor.
A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points mês, em mais de 1200 sites e possui mais de 1500 usuários em 6 países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br
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