Instituto Gourmet apresenta novo modelo de negócio na ABF Franchising Expo
Nomeado de Select, o novo modelo foi criado
para cidades de 100 a 450 mil habitantes
Segundo dados
divulgados no último ano pela Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o
consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520
municípios do país esse número chegou à 23%. Com isso, empresas dos mais
variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe
das capitais e voltando-se para o interior.
“Com o amadurecimento
da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do
consumidor e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento
de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de
expansão do Instituto Gourmet.
Hoje as franquias do
Instituto Gourmet, maior rede de cursos profissionalizantes em gastronomia do
país, estão abrangendo cidades a partir de 100 mil habitantes, anteriormente o
foco era acima de 450 mil e em capitais. As unidades desse novo modelo nomeado
Select, terão em média 150m² e duas salas de aula, já o modelo Premium,
atualmente comercializado, conta com unidades de 210m² e três salas de aula.
A novidade será
apresentada na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América
Latina. O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 de junho, no Expo Center
Norte, em São Paulo. Essa será a 3º participação da marca no evento. “Estaremos
com a SMZTO juntos no Stand divulgando nosso know-how e com atendimento
exclusivo focado na essência da transformação de vidas que atuamos diariamente
em nossas escolas”.
A primeira unidade no
Modelo Select será inaugurada ainda no primeiro semestre desse ano, em Rezende,
Rio de Janeiro. “Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e
agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das
grades capitais”, pontua.
A expectativa da rede é
de crescer 30% com o novo modelo de negócio e a marca já está pensando
futuramente na criação de um terceiro modelo. “2021 foi um ano bastante
desafiador e de grandes aprendizagens para o Instituto Gourmet, para 2022
estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o
crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.
Apostando no aluno
empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e
Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e
testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou
2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca
anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Em 2021, a marca
apontou um crescimento de 50% no sell-out
da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos
das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de
contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o
crescimento de 80% em unidades ativas.
Hoje são mais de 130
unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que
recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo
Select é necessário investir a partir de R$ 324mil, o faturamento médio é de R$
90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses.
Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é
de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.
SERVIÇO
ABF Franchising Expo
São Paulo 2022
Data: 22 a 25 de junho
Horário: 13h às 21h (sábado das
11:30 às 18:30)
Local: Expo Center Norte
Stand Instituto
Gourmet:
Pavilhão Azul - I081
Mais Informações: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html
Sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.
Nenhum comentário