Últimas

Instituto Gourmet apresenta novo modelo de negócio na ABF Franchising Expo

Nomeado de Select, o novo modelo foi criado para cidades de 100 a 450 mil habitantes

Divulgação

Segundo dados divulgados no último ano pela Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520 municípios do país esse número chegou à 23%. Com isso, empresas dos mais variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe das capitais e voltando-se para o interior.

“Com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet.

Hoje as franquias do Instituto Gourmet, maior rede de cursos profissionalizantes em gastronomia do país, estão abrangendo cidades a partir de 100 mil habitantes, anteriormente o foco era acima de 450 mil e em capitais. As unidades desse novo modelo nomeado Select, terão em média 150m² e duas salas de aula, já o modelo Premium, atualmente comercializado, conta com unidades de 210m² e três salas de aula.

A novidade será apresentada na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina. O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Essa será a 3º participação da marca no evento. “Estaremos com a SMZTO juntos no Stand divulgando nosso know-how e com atendimento exclusivo focado na essência da transformação de vidas que atuamos diariamente em nossas escolas”.

A primeira unidade no Modelo Select será inaugurada ainda no primeiro semestre desse ano, em Rezende, Rio de Janeiro. “Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua.

A expectativa da rede é de crescer 30% com o novo modelo de negócio e a marca já está pensando futuramente na criação de um terceiro modelo. “2021 foi um ano bastante desafiador e de grandes aprendizagens para o Instituto Gourmet, para 2022 estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.

Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.

Em 2021, a marca apontou um crescimento de 50% no sell-out da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o crescimento de 80% em unidades ativas.

Hoje são mais de 130 unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Select é necessário investir a partir de R$ 324mil, o faturamento médio é de R$ 90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses. Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.

SERVIÇO

ABF Franchising Expo São Paulo 2022

Data: 22 a 25 de junho

Horário: 13h às 21h (sábado das 11:30 às 18:30)

Local: Expo Center Norte

Stand Instituto Gourmet: Pavilhão Azul - I081

Mais Informações: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

 

Sobre o Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.

Nenhum comentário