Innovation Factory, da Scania, quer incubar modelos de negócios desenvolvidos por colaboradores
Programa criado há três anos pela Scania, na
Suécia, chega ao Brasil este ano para desenvolver uma cultura de inovação e
criatividade na organização. Competição recebeu 120 inscrições e 11 grupos
selecionados contam com consultoria especializada para aperfeiçoar suas visões
de negócio. Os projetos com potencial poderão receber mentoria e investimento
da fabricante sueca.
Innovation Factory Scania 2022
São Paulo, 16 de maio de 2022 – Desenvolver uma cultura de inovação e
estimular as competências em todas as áreas da empresa. Esses são os principais
objetivos do Innovation Factory, programa global de intraempreendedorismo da
Scania para desafiar seus colaboradores a transformarem ideias em projetos,
aperfeiçoá-los com práticas inovadoras e criativas, e transformá-los em novos
modelos de negócio. Em sua 3ª edição, o Innovation Factory foi criado pela
matriz da fabricante, na Suécia, e pela primeira vez chega ao Brasil, com a
participação da Scania Latin America.
Dividido por cinco etapas e com duração
total de seis meses, o Scania Innovation Factory 2022 é realizado
simultaneamente nos dois países. Entre os brasileiros, foram 120 inscrições. Os
finalistas daqui participarão da etapa final, na Suécia, programada para ser
realizada em junho. “Na medida em que vão enriquecendo as ideias e
desenvolvendo os projetos, os participantes evoluem nas etapas do programa. As
melhores ideias com potencial de negócio participarão da etapa global”, conta
Douglas Neves, do escritório de inovação e coordenador do programa. “A inovação
está no DNA da Scania e para que possamos seguir nosso propósito por um
transporte mais sustentável, é importante que as pessoas que atuam na empresa
também tenham a inovação como alicerce de suas jornadas”, completa.
Na primeira etapa do programa, antes
mesmo de encerrarem as inscrições, um evento batizado de Inspiration Days foi
realizado para inspirar e motivar os colaboradores a participarem. Durante dois
dias, os interessados debateram sobre o cenário e oportunidades para startups
com convidados do mercado, das áreas de inovação, empreendedorismo e startups.
Na sequência, passaram por uma etapa de matchmaking, quando receberam técnicas
de mentoria e, divididos em grupos, participaram do primeiro Pitch Day. Foram
dias intensos de audições e visões de negócio ligadas à tecnologia de produto,
digitalização, economia circular, logística e outras ainda mais ousadas, no
qual os participantes apresentaram suas ideias.
Projetos em campo
Os projetos foram avaliados pelos
Business Angels, que decidiram quais, das 27 equipes, avançaram para a fase
seguinte do Innovation Factory. As 11 equipes selecionadas atualmente
participam do Idea Development Boot Camp (“Desenvolvimento de Ideias”). “O alto
nível das ideias apresentadas foi surpreendente. Então, chegou a hora de
colocar essas ideias em prática. Como o programa nos desafia a pensar ‘fora da
caixa’, é agora que os inovadores recorrem à criatividade, consultam o mercado,
executam pesquisas e estudos, analisam cenários, e adaptam suas ideias para que
possam evoluir”, explica Douglas.
Durante sete semanas, os times
participam de workshops com uma consultoria de inovação que apoia o Innovation
Factory na Scania Latin America. Serão, no total, sete encontros, nos quais os
participantes se dedicam integralmente ao projeto. “A expectativa é que o
conhecimento adquirido durante essa experiência no programa seja disseminado na
organização. O mais importante é a jornada de aprendizagem e o desenvolvimento
dos colaboradores que se tornaram embaixadores de novos conceitos de trabalho
com ferramentas ágeis, metodologias de design thinking e outras soft skills,
por exemplo”, diz Veridiane Maman, da área de Pessoas e Cultura da Scania Latin
America. “A partir da dinâmica ativa, criativa e de aprendizado mútuo, que
propõe o Innovation Factory, queremos estimular as competências dos nossos
colaboradores, além de oferecer a eles a oportunidade de aplicarem inovação e
transformarem suas ideias e sonhos em formatos reais de negócio”, acrescenta.
No dia 14 de junho, os finalistas
brasileiros vão enfrentar um segundo Pitch Day, no qual apresentarão os
projetos desenvolvidos no Idea Development Boot Camp. Os grupos considerados
prontos para decolar, cujos projetos têm potencial de negócio, seguirão para a
última etapa, o Business Angel Forum Global, na Suécia. “Os grupos habilitados
aqui apresentarão seus projetos junto com os grupos da Suécia e poderão ser
incubados por seis meses”, aponta Veridiane. A última edição do Innovation
Factory, na Suécia, originou quatro grupos em incubação. “Quem sabe o próximo
não seja um time brasileiro?”, completa.
Sobre
a Scania
Fundada há 130 anos, na Suécia, e há 65 anos, no Brasil, a Scania é referência mundial em soluções de transporte sustentável e um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia. Com presença em mais de 100 países, o propósito da Scania é conduzir a mudança para um sistema de transporte e logística sustentável, contribuindo para um mundo melhor para os negócios, para a sociedade e para o meio ambiente. A fabricante conta globalmente com 54 mil colaboradores e linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio de componentes e veículos completos. Em 2021, a receita líquida da Scania alcançou 146,14 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 7,17 bilhões de coroas suecas.
Nenhum comentário