Itaú é considerada a marca mais valiosa do Brasil pela segunda vez consecutiva
BrandZ Brasil 2021/22, elaborado pela
Kantar, aponta que as 50 maiores empresas alcançaram um valor total de mercado
de US$ 79,3 bilhões
O Itaú continua sendo a marca mais valiosa do País. Em 2021, o
banco atingiu um valor de mercado de US$ 8 bilhões. As informações são do
BrandZ Brasil 2021/22, produzido pela Kantar, líder em dados, insights
e consultoria. Para chegar ao resultado, o estudo faz uma análise financeira
rigorosa de cada empresa ao longo do ano e
também avalia o ponto de vista do consumidor.
Esta edição contempla 50 empresas que atuam em 15 categorias
diferentes. A amplitude reflete a diversidade da economia do País e fornece
informações a respeito dos negócios que fazem o mercado circular. Os três principais
setores, por exemplo, são Banco (que corresponde a 25% do total, com US$ 19,5
bilhões de valor), Bebidas Alcoólicas (23% e
US$ 18,1 bilhões, respectivamente) e Varejo (13% e US$ 10,2 bilhões).
Em relação aos bancos, além do Itaú, outras quatro marcas aparecem
na lista, sendo que duas delas marcam presença no Top 10. O Bradesco ocupa a
terceira posição, com um valor de US$ 5,9 bilhões. O Nubank, por sua vez,
aparece em sétimo lugar, com US$ 3,5 bilhões.
Para a Kantar, o Itaú consegue ter um bom desempenho em uma
categoria tão competitiva porque se diferencia da concorrência ao atualizar
constantemente os serviços oferecidos. Isso sem contar a forma como se
comunica, usando uma linguagem mais informal e próxima ao público.
O Top 10 do BrandZ Brasil 2021/22 ainda contempla Brahma na segunda posição (US$ 6,5 bilhões),
Skol na quarta (US$ 5,9 bilhões), Claro na quinta (US$ 5,1 bilhões) e Magazine
Luiza na sexta (US$ 4,7 bilhões). Completam o
ranking Petrobras (US$ 2,6 bilhões), Vivo (US$ 2,6 bilhões) e Antarctica (US$
2,4 bilhões).
Apesar de ser um misto de marcas
tradicionais e jovens, todas têm um nome forte no mercado e conseguiram driblar
os desafios dos últimos dois anos por investirem em brand equity. A
estratégia visa entender como os consumidores se conectam à empresa e, a partir desses dados, descobrir os pontos
positivos que podem ser trabalhados para fortalecer a presença no mercado.
As
análises completas do ranking BrandZ Marcas Brasileiras Mais
Valiosas 2021/22 da Kantar estão disponíveis no site http://www.kantar.com/campaigns/brandz/brazil
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos
em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas
pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa
experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos
nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com.
Nenhum comentário