Kimberly-Clark aposta no Brasil como hub de fabricação e exportação para América Latina
Nos últimos três anos, a companhia investiu
cerca de US$ 120 milhões no país, focando em estratégia de regionalização da
produção de itens do seu portfólio, e coloca operação brasileira em posição de
destaque em suas metas
São Paulo, maio
de 2022 – Comprometida com o plano de crescer de forma
sustentável, a Kimberly-Clark, multinacional
americana detentora de marcas como Huggies®, Kleenex®, Neve®, Scott® e
Intimus®, faz movimentações em sua estratégia de negócios para a América
Latina, colocando o Brasil como centro de um processo de regionalização de
produção. Com 150 anos de atuação no mundo, a
empresa reforça seu compromisso com os mercados locais e busca soluções para os
impactos relacionados ao abastecimento e ao aumento dos custos logísticos, além
de ter o foco no cumprimento de suas metas de sustentabilidade.
A Kimberly-Clark já considera o Brasil
como um importante mercado para seus negócios. Em 2018, o país tornou-se centro
de inovação para os países da empresa na América Latina. Mesmo durante o período
de pandemia a companhia seguiu investindo. Desde 2020, a empresa investiu cerca
de US$ 120 milhões no Brasil, já considerando a previsão para 2022. A medida
prevê investimentos tanto em termos de capacitação de funcionários e
infraestrutura, como também aumento significativo da cadeia produtiva no
Brasil, uma vez que, com o aumento na produção para exportação, os fornecedores
envolvidos também serão impactados. Até 2022, todas as fábricas do Brasil terão
produzido itens que também serão exportados.
Em visita às operações do Brasil pela
primeira vez, o presidente da Kimberly-Clark para a América Latina, Gonzalo
Uribe, que desde 2020 vem trabalhando novas metas de crescimento estratégico,
destaca a relevância do país. “A pandemia acelerou a demanda por produtos de
cuidado pessoal e aumentou a busca pelo nosso portfólio. O Brasil é um dos
principais mercados da companhia no mundo e um dos que mais cresce, refletindo
em muitas oportunidades. Como centro da estratégia de regionalização, o país
potencializará o seu papel como hub de produção e ampliará a atual capacidade
de abastecimento do mercado latino-americano, aumentando sua participação no
negócio da companhia, sempre priorizando o cuidado com os seus colaboradores,
com a comunidade, seus consumidores e parceiros de negócio”.
Com a ampliação da capacidade de
produção no Brasil para o abastecimento dos países da América Latina, a
estratégia em andamento impactará positivamente no uso da capacidade produtiva
local. O volume adicional de matérias-primas adquiridas para manter essa
operação é praticamente 100% nacional, de empresas fornecedoras de polímeros,
não tecidos e celulose.
“Como parte da estratégia, ao longo de
2022, todas as fábricas do Brasil contarão com novas produções que também serão
voltadas à exportação e, com a conversão local, a empresa terá mais
flexibilidade para investir em inovações. Estamos traçando um plano completo,
que atinge toda a cadeia produtiva, incentivando o comércio local, a geração de
empregos e o reaquecimento da economia. Além de contribuir com um impacto
positivo na redução das emissões de carbono e de gases de efeito estufa nas
operações e na cadeia de suprimentos”, comenta Andrea Rolim, presidente da
Kimberly-Clark no Brasil.
Alguns exemplos de produtos impactados
pela estratégia são os da categoria de
Femininos (Intimus), oriundos da Ásia, que passarão a ser produzidos na fábrica
de Camaçari, na Bahia, tanto para atender ao mercado nacional quanto para
abastecer, em um primeiro momento, o Chile e Peru. A expectativa da empresa é
que a produção abasteça toda a região nos próximos anos. O avanço na
nacionalização de produtos também beneficia categorias que foram impulsionadas
pela mudança de hábitos de consumo na pandemia, como é o caso do produto Scott
Duramax. No início do segundo semestre entra em operação a linha de conversão
dedicada a produção local, em substituição a atual operação de importação da
Colômbia. Serão produzidas milhares de unidades do produto localmente todos os
meses, a partir da planta de Mogi das Cruzes. Com o investimento, há a
expectativa de que a produção nacional cresça 40% já no primeiro ano da
operação.
Com a estratégia, novos produtos também
passarão a ser comercializados no Brasil. Nesse sentido, a companhia já produz
no Brasil a linha Intimus 2 em 1, que pode ser usada para higiene menstrual e
incontinência urinária e a linha Intimus Antibac, que conta com tecnologia
exclusiva antibacteriana.
Com a criação de produtos e categorias
que revolucionaram a indústria de higiene e autocuidado, a Kimberly-Clark tem a
inovação como guia para seus negócios, e entende que inovar vai além da criação
de produtos e novas tecnologias. Novas formas de relacionamento com o
consumidor, que vem mudando seus hábitos de consumo, e o modelo de negócios da
empresa para a região refletem esse pensamento, tendo os consumidores no centro
do negócio, transformando decisões em ações e removendo barreiras de forma
ágil.
Sobre a
Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark – multinacional
norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte
indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela
inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da
população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente
no mundo desde 1872 e no Brasil há 25 anos, nosso portfólio de marcas inclui:
Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas
categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas
sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes
e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as
últimas notícias e saber mais sobre os 150 anos de sua história de inovação,
acesse o site kimberly-clark.com.br e
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