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Malwee apresenta instalação de arte na Avenida Paulista e provoca reflexão sobre a importância da reciclagem de roupas usadas

A ação inédita, assinada pela agência Nama, foi vista por uma média de 2 mil pessoas e o projeto já arrecadou cerca de 8 mil peças de roupas, que serão direcionadas para triagem pela Cruz Vermelha São Paulo

Divulgação

Com o objetivo de provocar o consumidor a refletir sobre a importância da reciclagem de roupas usadas, a Malwee promoveu na última terça-feira (17 - Dia Mundial da Reciclagem), na Avenida Paulista, em São Paulo, uma ação inédita que uniu sustentabilidade e solidariedade. Com a colaboração da artista plástica Carol Almeida, a marca criou uma instalação de arte que simulava uma montanha de roupas e fazia o alerta sobre os descartes.

Movimento DES.A.FIO, na av Paulista, terça (17), Dia Internacional da Reciclagem. Crédito: Gabriel Cappelletti

O movimento DES.A.FIO convidou o público a doar cinco peças de roupas, em troca de um moletom reciclado produzido com o “fio do futuro”, fabricado a partir de roupas usadas que seriam descartadas.

 

A mostra foi vista por cerca de 2 mil pessoas, que compareceram ao local e cerca de 8 mil peças já foram doadas desde o início do movimento, incluindo ação no canal digital e evento de lançamento, realizado no último dia 11, em São Paulo. Todos os itens foram encaminhados à Cruz Vermelha São Paulo que, após uma triagem, destinará a doação ou as devolverá para a Malwee reciclar as peças e desenvolver novas peças.

"A Malwee é referência internacional em sustentabilidade e defende, em seu posicionamento de marca, "Moda Sem Ponto Final", uma moda mais consciente, sustentável, inteligente e circular. A ideia de fazer esse projeto é, de um lado, chamar a atenção para a importância da reciclagem de roupas no Brasil e no mundo, pelo bem da nossa indústria da moda, da sociedade e do meio ambiente. Ao longo dos últimos anos, fomos nos acostumando a separar o nosso lixo e reciclar materiais como papel, alumínio, plástico, vidro…, mas, e as roupas? A doação costuma ser o fim do ciclo das peças que escolhemos vestir, porém elas não acabam assim. Em algum momento, todos os produtos que um dia já fizeram parte do nosso guarda-roupas serão descartados e precisamos de uma solução para isso. A imagem da montanha de roupas impressiona, mas a intenção foi justamente provocar essa reflexão", explica Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee.

Após a ação de lançamento no Dia Mundial da Reciclagem, a Malwee inicia um processo contínuo de estímulo e coleta de roupas usadas de qualquer marca para transformar em novas peças. Em breve, a marca anunciará a criação de 65 pontos de coleta de roupas usadas espalhados pelo Brasil. Todas as roupas coletadas que estiverem em boas condições serão doadas à Cruz Vermelha São Paulo, instituição que atua há 110 anos na ajuda aos mais vulneráveis; e as que não puderem mais ser usadas serão destinadas à reciclagem para a produção de novas roupas.

Toda a criação da ação de lançamento do projeto DES.A.FIO tem a assinatura da agência Nama, que trabalhou em parceria com as consultorias Think Eva e Marina Colerato.

"Acredito que as marcas têm uma responsabilidade enorme quando falamos de estratégia e comunicação. Nesse caso, o intuito da campanha e, em especial, do movimento DES.A.FIO, foi chamar a atenção para a urgência de se pensar ações para a diminuição de impactos ambientais negativos causados, em parte, pela indústria da moda, em parte, por comportamentos de consumo equivocados. Por isso, estamos também incluindo o consumidor nessa conversa, pois ele é parte fundamental nesse debate sobre moda circular", explica Karen Hofstetter, Diretora Criativa e Fundadora da Nama

Sobre a Malwee - A Malwee faz moda sem ponto final. Roupas que duram mais e não se perdem a cada coleção. Uma moda que não se acaba com o uso. Que pode ser usada, repetida e depois vendida, doada ou trocada. Produzida de uma forma mais sustentável, em sintonia com um novo jeito de pensar, viver e utilizar nossos recursos. A marca Catarinense está presente em mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil e faz parte do Grupo Malwee. Foi reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo pelo Índice de Transparência da Moda 2019, além de ser referência internacional em iniciativas sustentáveis. Sua moda é democrática, pensada para diferentes biotipos, idades e estilos, nos segmentos feminino, masculino, plus size e infantil. Tudo que a Malwee faz é para durar bem. É para o bem das pessoas e do planeta. www.malwee.com.br.

Sobre a Nama - É uma consultoria de estratégia e comunicação, fundada em 2021 por Karen Hofstetter, designer brasileira radicada em Berlim. A Nama é formada por mulheres engajadas em trabalhar em projetos comprometidos com impacto social e ambiental positivos. Para cada projeto, cria um time de profissionais com a experiência e visão para trazer soluções estratégicas, criativas e inclusivas na comunicação. Para saber mais acesse www.studio-nama.com.

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