Malwee apresenta instalação de arte na Avenida Paulista e provoca reflexão sobre a importância da reciclagem de roupas usadas
A ação inédita, assinada pela agência Nama, foi
vista por uma média de 2 mil pessoas e o projeto já arrecadou cerca de 8 mil
peças de roupas, que serão direcionadas para triagem pela Cruz Vermelha São Paulo
Com o objetivo de provocar o consumidor
a refletir sobre a importância da reciclagem de roupas usadas, a Malwee
promoveu na última terça-feira (17 - Dia Mundial da Reciclagem), na Avenida
Paulista, em São Paulo, uma ação inédita que uniu sustentabilidade e
solidariedade. Com a colaboração da artista plástica Carol Almeida, a marca
criou uma instalação de arte que simulava uma montanha de roupas e fazia o
alerta sobre os descartes.
Movimento DES.A.FIO, na av Paulista,
terça (17), Dia Internacional da Reciclagem. Crédito: Gabriel Cappelletti
O movimento DES.A.FIO convidou o
público a doar cinco peças de roupas, em troca de um moletom reciclado
produzido com o “fio do futuro”, fabricado a partir de roupas usadas que seriam
descartadas.
A mostra foi vista por cerca de 2 mil
pessoas, que compareceram ao local e cerca de 8 mil peças já foram doadas desde
o início do movimento, incluindo ação no canal digital e evento de lançamento,
realizado no último dia 11, em São Paulo. Todos os itens foram encaminhados à Cruz
Vermelha São Paulo que, após uma triagem, destinará a doação ou as devolverá
para a Malwee reciclar as peças e desenvolver novas peças.
"A
Malwee é referência internacional em sustentabilidade e defende, em seu
posicionamento de marca, "Moda Sem Ponto Final", uma moda mais
consciente, sustentável, inteligente e circular. A ideia de fazer esse projeto
é, de um lado, chamar a atenção para a importância da reciclagem de roupas no
Brasil e no mundo, pelo bem da nossa indústria da moda, da sociedade e do meio
ambiente. Ao longo dos últimos anos, fomos nos acostumando a separar o nosso
lixo e reciclar materiais como papel, alumínio, plástico, vidro…, mas, e as
roupas? A doação costuma ser o fim do ciclo das peças que escolhemos vestir,
porém elas não acabam assim. Em algum momento, todos os produtos que um dia já
fizeram parte do nosso guarda-roupas serão descartados e precisamos de uma
solução para isso. A imagem da montanha de roupas impressiona, mas a intenção
foi justamente provocar essa reflexão", explica Guilherme Moreno, Gerente de Marketing
da Malwee.
Após a ação de lançamento no Dia Mundial
da Reciclagem, a Malwee inicia um processo contínuo de estímulo e coleta de
roupas usadas de qualquer marca para transformar em novas peças. Em breve, a
marca anunciará a criação de 65 pontos de coleta de roupas usadas espalhados
pelo Brasil. Todas as roupas coletadas que estiverem em boas condições serão
doadas à Cruz Vermelha São Paulo, instituição que atua há 110 anos na ajuda aos
mais vulneráveis; e as que não puderem mais ser usadas serão destinadas à
reciclagem para a produção de novas roupas.
Toda a criação da ação de lançamento do
projeto DES.A.FIO
tem a assinatura da agência Nama,
que trabalhou em parceria com as consultorias Think Eva e Marina Colerato.
"Acredito que as marcas têm uma
responsabilidade enorme quando falamos de estratégia e comunicação. Nesse caso,
o intuito da campanha e, em especial, do movimento DES.A.FIO, foi chamar a
atenção para a urgência de se pensar ações para a diminuição de impactos ambientais
negativos causados, em parte, pela indústria da moda, em parte, por
comportamentos de consumo equivocados. Por isso, estamos também incluindo o
consumidor nessa conversa, pois ele é parte fundamental nesse debate sobre moda
circular",
explica Karen Hofstetter,
Diretora Criativa e Fundadora da Nama.
Sobre a Malwee - A Malwee faz moda sem ponto final.
Roupas que duram mais e não se perdem a cada coleção. Uma moda que não se acaba
com o uso. Que pode ser usada, repetida e depois vendida, doada ou trocada.
Produzida de uma forma mais sustentável, em sintonia com um novo jeito de
pensar, viver e utilizar nossos recursos. A marca Catarinense está presente em
mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil e faz parte do Grupo Malwee. Foi
reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo pelo Índice de
Transparência da Moda 2019, além de ser referência internacional em iniciativas
sustentáveis. Sua moda é democrática, pensada para diferentes biotipos, idades
e estilos, nos segmentos feminino, masculino, plus size e infantil. Tudo que a
Malwee faz é para durar bem. É para o bem das pessoas e do planeta. www.malwee.com.br.
Sobre a Nama - É uma consultoria de estratégia e comunicação, fundada em 2021 por Karen Hofstetter, designer brasileira radicada em Berlim. A Nama é formada por mulheres engajadas em trabalhar em projetos comprometidos com impacto social e ambiental positivos. Para cada projeto, cria um time de profissionais com a experiência e visão para trazer soluções estratégicas, criativas e inclusivas na comunicação. Para saber mais acesse www.studio-nama.com.
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