Marfrig divulga resultado operacional recorde e lucra 109 milhões de reais no primeiro trimestre de 2022
Companhia registra receita líquida de 22,3
bilhões de reais, crescimento de 29,6% na comparação com mesmo período do ano
passado
São Paulo, 3 de maio de 2022 - A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1:
MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de
carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
seus resultados fiscais relativos ao primeiro trimestre de 2022. No
período, tradicionalmente marcado pela sazonalidade do setor, a companhia
mostrou avanços significativos em todos os seus indicadores financeiros e
operacionais.
A receita líquida foi de 22,3 bilhões de
reais, crescimento de 29,6% na comparação anual. O Ebitda ajustado alcançou 2,7
bilhões de reais no 1T22, alta de 60,9%, e a margem Ebitda ajustada foi de
12,3% (avanço de 239 bps). A Marfrig alcançou um lucro líquido de 109 milhões
de reais e o fluxo de caixa operacional foi positivo em 1,2 bilhão de reais,
resultado do melhor desempenho das operações em todas as regiões nas quais a
companhia opera.
Outro destaque do trimestre foi o índice
de alavancagem, medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado nos
últimos 12 meses. No final de março, esse índice atingiu 1,53x em dólares e
1,36x em reais. A manutenção do baixo patamar de endividamento, fruto de uma
política corporativa de disciplina financeira, fez com que, em abril, a agência
internacional de classificação de risco Standard and Poor’s – “S&P” anunciasse
a elevação da nota de crédito da empresa, em escala global, para BB+. A Marfrig
fica, assim, a um passo do grau de investimento.
“Mesmo em um trimestre tradicionalmente
desafiador para o setor de carne bovina, conseguimos avançar em todos os nossos
indicadores, tanto na América do Norte quanto na América do Sul”, diz Marcos
Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da
Marfrig. “Esses resultados demonstram o quanto estamos comprometidos com a
excelência na operação e com a disciplina nas finanças. Temos sido muito
consistentes nessas duas frentes.”
Além do foco recorrente no crescimento
orgânico – os investimentos nas operações totalizaram 462 milhões de reais no
primeiro trimestre de 2022 – a Marfrig consolidou sua posição na BRF, uma das
maiores empresas de bens de consumo do país, ao longo do primeiro trimestre de
2022. Em janeiro, a companhia acompanhou o follow
on da BRF e manteve sua participação de 33,27%, o que representou
um novo investimento de 1,8 bilhão de reais em novas ações. Em março, a chapa
apresentada pela Marfrig para compor o novo Conselho de Administração da BRF
foi eleita majoritariamente.
Operação América do Norte
No primeiro trimestre de 2022, a receita
líquida da Operação América do Norte da Marfrig, representada pela
norte-americana National Beef, atingiu nova marca histórica: 15,8 bilhões de
reais (3 bilhões de dólares), crescimento de 30,6% em relação ao mesmo período
do ano passado. A performance é resultado do incremento de 26,9% no preço médio
total e do crescimento de 2,9% no volume de vendas no período. O lucro bruto da
operação no trimestre foi de 2,8 bilhões de reais (538 milhões de dólares),
alta de 59,5% na comparação anual.
No primeiro trimestre do ano, a Operação
América do Norte representou 71% da receita líquida total da Marfrig. O Ebitda
Ajustado foi de 2,3 bilhões de reais (453 milhões de dólares), 63,4% superior
na comparação anual, representando 87% do Ebitda total da companhia no
trimestre. A margem Ebitda ajustado foi de 15% (alta de 304 bps no contraste
anual).
O mercado doméstico americano segue como
maior consumidor dos produtos oferecidos pela Operação América do Norte da
Marfrig (89%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geraram
60% das receitas de exportação da National Beef.
Com o bom momento do mercado, a Marfrig
tem investido na expansão orgânica da National Beef nos Estados Unidos. Além da
ampliação de um turno de abate em Tama, no Iowa, melhorias industriais estão
sendo realizadas na planta de abate na cidade de Liberal, no Kansas, que devem
adicionar 1.400 cabeças/dia à atual capacidade de produção, em 2023.
“Vivemos novamente um trimestre de
crescimento robusto. A demanda do mercado norte-americano permanece forte e o
cenário é de aumento do preço também no mercado internacional”, diz Tim Klein,
CEO da Operação América do Norte da Marfrig.
Operação América do Sul
No primeiro trimestre deste ano, o
volume de vendas da Operação América do Sul foi de 345.000 toneladas, um
crescimento de 11% em comparação ao mesmo período de 2021. No período, a
Marfrig registrou receita líquida de 6,5 bilhões de reais na região, avanço de
41,2% na comparação anual. O desempenho é consequência do maior preço médio
total de vendas em 27,2%. Destaque para o aumento do preço médio de
exportações, que, mesmo medido em dólares, avançou 37,1% entre os períodos.
As exportações representaram 65% da
receita da operação, percentual recorde da operação, com crescimento de 473 bps
em comparação ao mesmo período de 2021 e de 1.341 bps frente ao quarto
trimestre de 2021. Nos três primeiros meses de 2022, aproximadamente 68% do
total das receitas de exportação estavam ligadas às vendas para os mercados da
China e de Hong Kong.
Além dos investimentos na construção da
fábrica de hambúrgueres de Bataguassu, no Mato Grosso, que devem adicionar
24.000 toneladas à capacidade atual da companhia, há projetos de expansão em
andamento na planta de Tacuarembó, no Uruguai, e de San Jorge, na Argentina.
O Ebitda ajustado da Operação América do
Sul foi de 411 milhões de reais no primeiro trimestre de 2022, 94,9% superior a
igual período do ano passado. A margem Ebitda alcançou 6,4%, 175 bps acima do
1T21. O lucro bruto foi de 654 milhões de reais, 63,7% maior na mesma base de
comparação.
O projeto de eficiência operacional se
mostrou importante mais uma vez: gerou 43 milhões de reais a mais no primeiro
trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2021.
“Os indicadores da Operação América do
Sul mostram sinais de recuperação do mercado, tanto em volume quanto em
preços”, afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul. “O importante é que
estamos preparados para capturar todas as oportunidades que surgirem no
cenário.”
SOBRE A MARFRIG
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 22,3 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2022 e capacidade diária de abate de mais de 29.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Nenhum comentário