Expansão para além dos grandes centros: a lição valiosa da pandemia para tecnologia
Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution*
Falar que a pandemia de covid-19 trouxe lições importantes para o universo da tecnologia e dos negócios
é praticamente um clichê. Em dois anos
com o novo coronavírus presente em nossa realidade, é natural que executivos e
profissionais tirem aprendizados
e novos conhecimentos da aceleração provocada pela doença. A questão
é saber o que fazer com esses ensinamentos. O segredo de sucesso para qualquer empresa é justamente a capacidade de extrair o melhor de cada
situação. Nem que para isso
seja necessário expandir a atuação para outros
setores e até mesmo regiões que
podem agregar muito mais ao negócio nesses novos tempos.
Graças ao home office, muitas empresas
descobriram as vantagens de
descentralizar a operação,
possibilitando montar bases em lugares que, tradicionalmente, não faziam parte
de suas estratégias operacionais. Afinal,
por muito tempo as organizações se
concentravam em grandes centros urbanos. Mas agora as
relações de trabalho mudaram – e isso trouxe duas vantagens significativas. A primeira, claro, é a redução dos custos
operacionais. O trabalho remoto manteve a produtividade
em alta ao
mesmo tempo que as despesas das empresas e de qualidade de vida dos colaboradores caíram significativamente. Assim, não há por que concentrar tudo em um único
lugar.
O segundo ponto, evidentemente, é o recrutamento de novos
talentos. Se antes era o profissional
que precisava se deslocar à sede das
empresas, agora há o caminho
inverso: as corporações estão indo para essas regiões. Isso promove diversificação
no perfil dos colaboradores,
com diferentes pontos de vista em um mesmo projeto ou departamento. A lógica é simples. A partir do estabelecimento em centros rurais e periféricos, é muito mais
vantajoso contar com pessoas que tenham conhecimento local para administrar e
cuidar dos processos nesses
locais. Elas já conhecem as
particularidades e necessidades daquela
região.
Evidentemente, o sucesso dessa expansão para além dos grandes centros não depende apenas da capacidade
tecnológica para conectar
diferentes lugares se importar a qualidade
de conexão. É preciso garantir que os profissionais estejam alinhados com os valores e com a missão da organização.
É necessário investir em cursos, treinamentos e capacitação para que eles possam ser absorvidos pela rotina da empresa e, a partir daí, inserir o local na estratégia nacional ou até global da companhia.
Aos poucos, os primeiros exemplos bem-sucedidos dessa movimentação
começam a aparecer em todo o mundo. A Zoho, referência em soluções de tecnologia, promove essa migração reversa de
talentos com a criação de
escritórios rurais e periféricos nos últimos anos.
São pequenas instalações para pequenos
grupos. O primeiro centro desse tipo surgiu em 2011 e, em dez anos, tornou-se uma estratégia consolidada na
empresa. Do primeiro centro surgiu um software de suporte ao cliente que é responsável pelo emprego direto de
mais de 500 profissionais.
Foi-se o tempo em que qualquer corporação poderia se fechar em sua
sede e ficar alheia ao que acontece
em seu entorno. Independentemente do porte e do segmento, as empresas precisam se envolver com suas
comunidades e até ampliar a participação
em outras regiões. Conceitos como ESG, por exemplo, vão ao encontro desse momento por estimular maior
transparência e impacto social a todos.
Levar a companhia para centros rurais
e periféricos proporciona, portanto, a combinação
perfeita entre eficiência operacional com valorização da marca e da imagem.
*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de
todos os portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com
Sobre a Centric
Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
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