MundoMaker quer incentivar os estudantes do Brasil a trazerem suas ideias para a realidade por meio da cultura maker
Programas baseados na
educação integral e na aprendizagem criativa incentivam os estudantes a serem
protagonistas do seu aprendizado, por meio de atividades mão na massa,
divertidas e significativas
O
MundoMaker, empresa de educação, tecnologia e inovação, participa da Bett
Brasil 2022, maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América
Latina, que acontece de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, em São
Paulo. O objetivo é apresentar para as escolas sua proposta de educação
integral inovadora. Alinhada com a BNCC, o MundoMaker oferece programas para
serem implementados na grade curricular da escola com metodologia própria e
disruptiva. O propósito dos programas é desenvolver habilidades
socioemocionais e despertar o potencial criativo e empreendedor de cada
estudante.
As
escolas interessadas poderão iniciar atividades em 2023 ou, até mesmo, em
meados de 2022. Atualmente mais de 20 mil alunos, de mais de 30 instituições de
ensino, do norte ao sul do país, participam dos programas oferecidos pelo
MundoMaker.
O CEO
do MundoMaker, Fabio Zsigmond, explica sobre como os programas desenvolvidos
pela empresa são importantes para as escolas se desprenderem dos modelos
tradicionais de educação, que se mostram cada vez menos eficazes em um mundo em
constante transformação. “Introduzir a Cultura Maker no processo de
aprendizagem potencializa a construção do conhecimento por meio da prática o
que torna o ensino mais efetivo”, comenta.
Os
programas do MundoMaker são completos e entregam para a escola todo o material
necessário para a construção dos projetos. Por meio de atividades mão na massa colocam
o estudante no centro da aprendizagem e o preparam para o futuro.
Educação
Integral
No
estande da marca na Feira Bett, os visitantes terão a oportunidade de entender
como podem levar o programa para a sua escola e assim garantir que ela esteja à
frente de seu tempo – com alunos engajados e professores motivados! Com o MakerLab, parte
integrante do conjunto de metodologias, a escola trabalhará o desenvolvimento
integral dos estudantes onde estes serão desafiados a buscar soluções criativas
para os projetos propostos, sempre considerando e compreendendo a sua relação
com o outro, consigo mesmo e com o mundo a sua volta, de maneira a desenvolver
competências emocionais, intelectuais e físicas que os permitirão expressar
suas ideias no mundo de forma mais efetiva.
Três
pilares da Educação Integral
Os
programas da empresa, desenvolvidos para estudantes desde a Educação Infantil
até o Ensino Médio (crianças e jovens de 5 a 17 anos), baseiam-se nos três
pilares da Educação Integral: relação
do aluno com ele mesmo enquanto indivíduo; relação do aluno com as coisas e os
sistemas do mundo; e a relação do aluno com os outros, ou seja, com a
sociedade. As atividades propostas incentivam o trabalho em
equipe e o compartilhamento, propiciando um ambiente no qual a curiosidade é o motor para a
construção do conhecimento.
As
práticas do MundoMaker são embasadas em valores como Acolhimento, Respeito, Inovação,
Excelência e Segurança (ARIES), e propiciam um ambiente onde o
indivíduo é constantemente estimulado à criatividade e inventividade em
processos compartilhados. O aprendiz se torna o principal agente na construção
do próprio caminho de aprendizagem, com paixão, divertimento e significado.
Mais
ainda, a proposta contribui para o aprendizado
significativo dos componentes curriculares por meio de programas intracurriculares e
extracurriculares. “Como fazemos isso? Com Trilhas de
aprendizagem desenvolvidas para que os estudantes construam projetos, e ao
construírem esses projetos, desenvolvam competências e habilidades para suas
vidas”, assinala o CEO do MundoMaker.
• Programas
intracurriculares: MakerLab e Inventura
• Programas
extracurriculares: TechLab Box
• Palestra
sobre Educação Maker
MakerLab
O
Programa MakerLab, sistema de aprendizagem desenhado para atender escolas da
Educação Infantil ao Ensino Médio, integra a grade curricular das instituições
de ensino, onde os professores participam da formação com a metodologia
MundoMaker, recebem material de apoio impresso e digital, vídeos tutoriais,
além do acompanhamento pedagógico mensal, e os estudantes recebem caixas com
materiais para os projetos e material para registro da aprendizagem. A novidade
para este ano é a versão em inglês do MakerLab e o programa para o Ensino
Médio.
Inventura
Programa
interdisciplinar, com livros de atividades e plataforma online de
acompanhamento para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Inspira a
criatividade digital por meio de fundamentos da programação.
TechLab
Box
Programa
extracurricular para as escolas parceiras do MundoMaker, no qual o aluno recebe
mensalmente um projeto idealizado para sua faixa etária e constrói, customiza e
brinca com ele.
Palestra
sobre educação maker
Uma
das palestras é "Fazer
para aprender - uma proposta para se educar em um mundo frágil, ansioso e
incompreensível", que aborda: contexto do mundo atual,
desafios do modelo tradicional, oportunidades, educação integral, aprendizagem
criativa, cultura Maker e seus espaços.
A
empresa explica ainda que a educação maker proporciona experiências de
aprendizagem para que crianças, jovens e adultos, em um espaço seguro, onde
além de se divertir e serem criativos, eles podem ser eles mesmos. Também
inclui oficinas com atividades mão na massa, 100% práticas. O fazer está por trás
de todas as dinâmicas que o MundoMaker oferece, desde a sua concepção. Em suas
atividades, a prática sempre vem antes da teoria e as pessoas são incentivadas a serem
criadoras ao invés de consumidoras.
Sobre o MundoMaker
MundoMaker
é uma empresa de educação, tecnologia e inovação, que trabalha para despertar o
potencial criativo e empreendedor de cada um, no qual as práticas de
Engenharia, Programação, Arte, Design
Thinking e Mindfulness
são integradas em experiências divertidas e prazerosas. Assim, planejar,
projetar e fazer são os vetores de um aprendizado significativo e
personalizado. Criada em agosto de 2015, por Fabio Zsigmond, CEO, e Orlando
Lobosco, diretor de criação, a proposta do MundoMaker é, por meio de atividades
mão na massa, envolventes e divertidas, desenvolver a criatividade, o
pensamento crítico e a habilidade de trabalhar em equipe dos alunos.
MundoMaker
Instagram:
@mundomaker
Facebook:
@mundomakercc
Youtube:
MundomakerCc
Site:
www.mundomaker.cc/escolas
Compartilhe
suas fotos usando: #mundomaker #mundomakernabett
Endereço:
Vila
Madalena - Rua Aspicuelta, 345. Tel.: 93807-2345
Serviço: Bett Brasil 2022
Estande MundoMaker: C72
Data: 10
a 13 de maio de 2022.
Horário: das
9 às 19 horas.
Local: Transamerica
Expo Center
Endereço: Av.
Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo / SP
Site Oficial: https://brasil.bettshow.com/
Nenhum comentário