Nova experiência nos museus: aplicativo inédito reúne inteligência artificial e realidade aumentada
Startup canadense 3rdi Lab já estreou a
tecnologia no Museu Catavento em São Paulo. Empresa já está em tratativas para
levar a experiência para o MASP e Museu do Ipiranga.
São Paulo, Maio de 2022 – Usar QR Code para saber mais sobre uma
obra ou escultura já é coisa do passado! A startup canadense 3rdi Lab,
especializada em desenvolver ferramentas tecnológicas de realidade aumentada
com apoio de inteligência artificial, acaba de aterrizar no Brasil para
oferecer uma nova experiência aos visitantes de museus e galerias.
Com apenas um aplicativo, o visitante
pode apontar a câmera do celular para qualquer obra de arte e obter, em tempo
real, informações sobre o autor, áudios explicativos, vídeos, animações e até
interatividade, tornando a experiência imersiva ainda mais memorável.
“Acreditamos que cada exposição tem uma
história para contar. Nossa solução facilita a fusão da realidade com o mundo
digital, criando exposições multissensoriais que conectam o público à arte e à
cultura como nunca antes”, afirma O CEO e fundador da 3rdi Lab, Raj Nayak.
Divulgação/3rdiLab |
Fundada em 2018, a 3rdi Lab desenvolve
tecnologias voltadas a fornecer ao mercado de arte e cultura ferramentas que
permitam acesso a narrativas imersivas por meio da inteligência artificial. A
empresa faz parte do Canada Hub, iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
(CCBC) que oferece todas as condições para empresas canadenses se estabelecerem
no Brasil.
De acordo com Raj Nayak, esse apoio foi
essencial para que a chegada ao Brasil se tornasse uma realidade. As
negociações com o Museu Catavento tiveram início em julho do ano passado e a
nova experiência já foi disponibilizada aos visitantes em 26 de março deste
ano, celebrando as comemorações de aniversário do museu localizado no Palácio
das Indústrias -construído no início do século XX e que já foi sede da
prefeitura de São Paulo.
Um leque de oportunidades
Tendo já registrado uma visitação anual
total de 38,46 milhões de pessoas a museus em 2018 (volume que caiu para 7
milhões em 2020, por conta da pandemia), o Brasil representa uma oportunidade
de negócios bastante importante para empresas que, como a 3rdi Lab, desenvolvem
soluções inovadoras que permitam enriquecer a experiência dos seus visitantes.
Apenas em São Paulo, o Canada Hub
identificou uma série de instituições que poderiam utilizar essa nova
tecnologia. Elas incluem a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte
Moderna (MAM), o Museu da Imigração, o Museu de Arte Contemporânea da
Universidade de São Paulo (MAC/USP) e o Museu Afro Brasil, entre outras.
Nayak lembra que o Brasil está entre os
países que mais arrecadam recursos com a venda de ingressos para museus no
mundo – o que o torna um mercado bastante importante para a ferramenta
desenvolvida pela 3rdi Lab.
“Temos mantido conversas com outras
instituições no Brasil, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do
Futebol, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em
setembro, o Museu do Ipiranga será reaberto, e há a possibilidade que possamos
desenvolver algo também para lá. Há muita coisa acontecendo no Brasil para nós,
e o Museu Catavento foi um excelente lançamento”, avalia.
No exterior, a 3rdi Lab já possui como
parceiros instituições renomadas, tais como: Art Gallery of Nova Scotia,
Associação Canadense de Museus, Rede de Organização de Museus Europeus e a
Aliança Americana de Museus, entre outros.
Sobre a 3rdi Lab:
A 3rdiLaboratory Inc. é uma startup
fundada em 2017 com o objetivo de fornecer ao mercado de arte e cultura novas
ferramentas para engajamento, conexão e descoberta através do poder da narrativa
imersiva. No desenvolvimento de nossa tecnologia proprietária, a 3rdi Lab criou
maneiras para que pessoas de todas as idades, em especial as gerações mais
jovens, tenham a oportunidade de mergulhar nas exposições e nas histórias que
definem o mundo em que vivemos.
Site da 3rdiLab
| 3rdiLab no
YouTube | 3rdiLab no Facebook
| 3rdiLab no Instagram
Sobre a Câmara de Comércio Brasil-Canadá
(CCBC):
A Câmara de Comércio Brasil-Canadá
(CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins
lucrativos, fundada em 1973. Há 49 anos é um importante elo, aproximando
pessoas, empresas, instituições públicas e privadas de vários ramos de atuação
nos dois países. A ampla rede de relacionamentos e a longa expertise são base
de um sólido trabalho de promoção comercial nos mercados brasileiro e
canadense, incluindo exportações, importações e investimentos. As iniciativas
contemplam ainda as áreas de finanças, infraestrutura, educação, tecnologia e
inovação, cultura, gastronomia e social.
Site da CCBC | CCBC no LinkedIn | CCBC no Facebook | CCBC no Twitter | CCBC no Instagram
Nenhum comentário