O que vem por aí na área de impressão no ambiente corporativo?
Por Rodrigo Reis, diretor comercial e sócio da Reis Office *
A
necessidade de impressão não diminuiu com a aceleração digital provocada pela pandemia
de covid-19. Na verdade,
essa demanda só aumentou, ou
melhor, se otimizou com o avanço das soluções tecnológicas. Agora, mais
do que imprimir qualquer
documento ou arquivo, é
possível filtrar e definir quando, como e onde fazer isso para economizar recursos
financeiros e melhorar a produtividade. Trata-se, portanto, de um serviço que está em constante evolução, acompanhando as tendências
digitais que surgem
continuamente. Mas quais são as
próximas novidades? Confira quatro tendências esperadas para a área de impressão:
1
– “Tudo” como serviço
Uma das consequências da aceleração digital que estamos vivenciando atualmente
é a consolidação da proposta Everything as a
Service (XaaS), ou
“tudo como serviço” na tradução livre. De forma resumida, é a
utilização da computação em nuvem para melhorar processos
e criar produtos ou serviços. Com a impressão não é diferente. Hoje já é possível
utilizar soluções digitais para realizar impressões em equipamentos que não estão no mesmo local de trabalho, e
assim, ganhar mais eficiência e agilidade com a atividade.
2
– Inteligência artificial
As
tecnologias de inteligência artificial se tornaram essenciais no atual cenário
de digitalização no ambiente
corporativo. Por meio
delas é possível trabalhar com grande volume de dados para identificar padrões, prever
modelos e antecipar resoluções de problemas. Na área de impressão, por exemplo, softwares como o RO Controle da Reis Office pode identificar padrões na forma como os profissionais imprimem seus
documentos, otimizando o fornecimento de suprimentos, como
papel e toners.
3
– Internet das Coisas e
5G
No
segundo semestre de 2022 há a expectativa para que a conexão 5G finalmente entre em operação no Brasil – pelo menos nas capitais estaduais. Assim, haverá um
ganho de performance grande, com conexões 20 vezes mais rápidas e tempo de
latência muito menor. Isso permitirá que a Internet das Coisas possa finalmente se
consolidar no país com diferentes equipamentos “conversando” entre si. Na prática, vai ser possível
imprimir documentos de diferentes dispositivos, aumentando a eficiência e
agilidade.
4
– Modelo híbrido
A
digitalização do ambiente
corporativo já é uma realidade para as empresas brasileiras. A pandemia de
covid-19 apenas deu o empurrão necessário para que as soluções tecnológicas
ganhassem o protagonismo
devido na estrutura organizacional. A questão é que não se trata de uma substituição, mas de convivência. O modelo híbrido está em alta e se
reflete principalmente na impressão de documentos. Isso porque os profissionais precisam definir quais
arquivos serão digitalizados
e quais serão impressos de
acordo com suas rotinas.
* Rodrigo Reis é diretor comercial e
sócio da Reis Office, empresa de soluções para
impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos –
e-mail: reisoffice@nbpress.com
Sobre a Reis Office
Sempre orientada pela tecnologia e evoluindo junto ao mercado, a Reis Office acompanha o desenvolvimento do mercado de impressão desde que foi fundada, em 1984. A empresa tem como missão imprimir soluções e sempre levar as melhores inovações de outsourcing para seus clientes por meio de uma equipe qualificada e bem treinada. Líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, a companhia atua em parceria com grandes marcas como Brother, Canon, Epson, Kyocera, OKI, Olivetti, Menno e Pantum. Além de trabalhar somente com produtos de alta qualidade, a Reis Office também conta com as certificações ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental, e ISO 9001, que define padrão de qualidade e sistemas em geral.
Nenhum comentário