Online ou offline, eis a questão
As atuais
estratégias de marketing devem estar presentes em ambos os meios
Que a aplicação de estratégias de marketing
traz muitos benefícios para qualquer negócio, todo mundo sabe. No entanto,
muitos empresários ainda têm dúvida sobre qual tipo de tática adotar: anunciar
pelo meio digital e alcançar muitas pessoas, correndo o risco de se perder
entre vários outros anunciantes; ou se utilizar dos meios tradicionais de
divulgação, como rádio, TV, jornais, e etc., e acabar perdendo público?
Ambas as estratégias devem ser utilizadas,
dependendo do produto ou serviço a ser divulgado e do nicho da empresa. A
eficiência da internet para as vendas já foi comprovada, mas mesmo que a web
seja capaz de alcançar inúmeras pessoas, ainda há potenciais consumidores que
podem ficar de fora do radar, seja por faixa etária ou situação socioeconômica.
Nesse sentido, a integração online e offline é fundamental.
No mundo dos negócios, a relação
empresa-cliente pode se tornar um tanto fria se não for incorporado valor ao
produto ou serviço. Estratégias de customer experience ou até descontos,
brindes e amostras grátis fazem sucesso tanto no meio físico quanto no digital
e fidelizam os clientes. O marketing voltado para o mundo offline possui várias
vantagens como, por exemplo, a credibilidade que os meios tradicionais já têm e
de que a internet ainda não dispõe.
Já o ambiente digital possibilita ao
empresário gastar menos com a divulgação, além de poder rastrear os resultados
e avaliar os possíveis erros e acertos de determinada campanha, assim como
segmentar seus anúncios por gênero, idade, localização, entre outros. A
estrategista em marca pessoal, Luciana Burko, destaca a importância de se
manter uma coerência entre os conteúdos disponibilizados para o público.
“Se o cliente vir um anúncio em um outdoor ou
mesmo em uma bicicleta de propaganda, inclusive já usada por uma das minhas
mentoradas no interior do Paraná, ele também irá procurar o mesmo produto no
ambiente virtual. Então é preciso estar atento à comunicação usada para
divulgar os produtos de forma que o consumidor consiga identificá-los, tanto no
meio online quanto no offline. Isso se chama comunicação integrada como uma
estratégia de fortalecer a sua marca”, diz ela.
Sem dúvida, o uso das redes sociais é muito
importante nesse cenário, pois são uma excelente ferramenta que alcança milhões
de pessoas, e que podem fornecer informação para o cliente, gerar valor para o
produto e possibilitar o compartilhamento das campanhas, mas lembrando que
devem ser sempre coerentes aos demais pontos de contato offline.
Serviço: Luciana Burko Maciel
Estrategista em Marca Pessoal
Fone/Cel: (41) 99804-4401
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site: www.lucianaburko.com.br
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