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Online ou offline, eis a questão

As atuais estratégias de marketing devem estar presentes em ambos os meios

Que a aplicação de estratégias de marketing traz muitos benefícios para qualquer negócio, todo mundo sabe. No entanto, muitos empresários ainda têm dúvida sobre qual tipo de tática adotar: anunciar pelo meio digital e alcançar muitas pessoas, correndo o risco de se perder entre vários outros anunciantes; ou se utilizar dos meios tradicionais de divulgação, como rádio, TV, jornais, e etc., e acabar perdendo público?

Ambas as estratégias devem ser utilizadas, dependendo do produto ou serviço a ser divulgado e do nicho da empresa. A eficiência da internet para as vendas já foi comprovada, mas mesmo que a web seja capaz de alcançar inúmeras pessoas, ainda há potenciais consumidores que podem ficar de fora do radar, seja por faixa etária ou situação socioeconômica. Nesse sentido, a integração online e offline é fundamental.

No mundo dos negócios, a relação empresa-cliente pode se tornar um tanto fria se não for incorporado valor ao produto ou serviço. Estratégias de customer experience ou até descontos, brindes e amostras grátis fazem sucesso tanto no meio físico quanto no digital e fidelizam os clientes. O marketing voltado para o mundo offline possui várias vantagens como, por exemplo, a credibilidade que os meios tradicionais já têm e de que a internet ainda não dispõe.

Já o ambiente digital possibilita ao empresário gastar menos com a divulgação, além de poder rastrear os resultados e avaliar os possíveis erros e acertos de determinada campanha, assim como segmentar seus anúncios por gênero, idade, localização, entre outros. A estrategista em marca pessoal, Luciana Burko, destaca a importância de se manter uma coerência entre os conteúdos disponibilizados para o público.

“Se o cliente vir um anúncio em um outdoor ou mesmo em uma bicicleta de propaganda, inclusive já usada por uma das minhas mentoradas no interior do Paraná, ele também irá procurar o mesmo produto no ambiente virtual. Então é preciso estar atento à comunicação usada para divulgar os produtos de forma que o consumidor consiga identificá-los, tanto no meio online quanto no offline. Isso se chama comunicação integrada como uma estratégia de fortalecer a sua marca”, diz ela.

Sem dúvida, o uso das redes sociais é muito importante nesse cenário, pois são uma excelente ferramenta que alcança milhões de pessoas, e que podem fornecer informação para o cliente, gerar valor para o produto e possibilitar o compartilhamento das campanhas, mas lembrando que devem ser sempre coerentes aos demais pontos de contato offline.

Serviço: Luciana Burko Maciel

Estrategista em Marca Pessoal

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