Por que é preciso manter a gestão integrada no varejo?
Por Ricardo Fiovaranti *
Empreender no Brasil não é fácil, isso já sabemos bem. A
burocracia, as obrigações e as dificuldades são obstáculos que dificultam a
veia empreendedora do brasileiro. Entretanto, quem deseja se estabelecer no
setor varejista precisa saber que as barreiras são ainda maiores. Margem curta,
intensa competitividade e questões operacionais, como a logística, afastam até
mesmo os mais preparados.
Entretanto, há situações que o próprio gestor pode melhorar para
facilitar o dia a dia do negócio. A mais importante delas diz respeito à
própria gestão. Quanto mais ela estiver integrada, melhor será o trabalho
realizado pela empresa. Essa integração precisa ser feita tanto entre os
departamentos quanto entre as necessárias soluções tecnológicas que automatizam
tarefas. Mas qual é a sua real importância? Confira:
1. Visão completa do negócio
Sem dúvida a principal vantagem da gestão integrada no varejo é a
possibilidade de obter uma visão completa de todos os processos e a operação do
negócio. Diante da infinidade de soluções disponíveis, que normalmente resolvem
parte do problema, os gestores têm dificuldade de enxergar o todo. Por isso,
integrar esses sistemas, estabelecendo uma espécie de hub por onde os dados
serão centralizados, é uma alternativa interessante para conseguir ir além de
cada funcionalidade.
2. Análises mais rápidas
Quando a gestão é integrada, ou seja, tudo está alinhado e
funcionando perfeitamente com suas respectivas tarefas, as análises são mais
rápidas. Afinal, os dados podem “circular” livremente entre as soluções,
coletando e cruzando as informações mais importantes para o dia a dia do
varejo. Dessa forma, é possível automatizar todo esse procedimento, obtendo
insights valiosos em um único dashboard e conseguindo agilizar a tomada de
decisão independentemente da situação enfrentada pelo negócio.
3. Inteligência na gestão
Os insights ficam disponíveis mais rapidamente e com mais qualidade.
Uma gestão em que todas as ferramentas conversem entre si é capaz de entregar
informações melhores, no sentido de que correspondem à realidade do negócio.
Com esses relatórios em mãos em tempo real, é possível tomar decisões
inteligentes na gestão, identificando pontos de melhoria e necessidade de maior
atenção em cada área ou departamento. Em tempos de instabilidade, trata-se de
uma medida necessária para ganhar eficiência operacional.
4. Definição do que é importante
Um dos erros mais comuns do varejo brasileiro é não definir quais
informações, análises e insights são mais importantes para o sucesso do seu
negócio. A grande maioria pensa que basta ter acesso a uma grande quantidade de
dados para melhorar seus processos e, consequentemente, a gestão como um todo.
Na verdade, é o caminho inverso: apenas quando tudo está integrado e operando
de forma conjunta é possível definir quais indicadores são mais importantes
para o gestor trabalhar de acordo com seus objetivos a curto, médio e longo
prazo.
5. Descoberta de novos indicadores e objetivos
O contrário também é válido: uma gestão integrada permite expandir
ou até redefinir os objetivos do varejo diante de novas informações que ele
pode ter em mãos. Infelizmente ainda é comum no ramo varejista, até mesmo entre
grandes redes, que a tomada de decisão se baseie apenas na experiência e no
feeling do dono ou do profissional responsável. Hoje já é possível ter acesso a
vários dados que antes eram restritos ao ambiente on-line, permitindo
relatórios mais completos e com mais possibilidades do que há alguns anos.
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* Ricardo Fiovaranti
é CEO da FX Data Intelligence, empresa especialista em visão computacional
dirigida por IA fornecendo insights estratégicos para o varejo – e-mail: fx@nbpress.com
Sobre a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é uma plataforma SaaS que fornece dados inteligentes para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como as características do fluxo, jornada de compra, tempo de fila, com outros dados como vendas, atratividade das vitrines entre outros KPIs definidos pelos clientes. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas, tudo isso com foco na melhoria da performance do negócio. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br
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