Projeto de Internacionalização on-line entre Brasil e Argentina estimula o aprendizado de Matemática no curso de Engenharia
Alunos de instituições tradicionais no ensino
de Engenharia dos dois países participam do projeto, que propõe desafios de
Cálculo Diferencial e Integral
São Paulo, maio de 2022
– Com
a pandemia da COVID-19, a rotina acadêmica também precisou ser ajustada, principalmente
os projetos e programas de internacionalização, nos quais os alunos têm a
oportunidade de trocar experiências com alunos de outros países. Por isso, para
manter o programa de internacionalização atuante, mesmo em tempos de pandemia,
um grupo de professores de Matemática de quatro instituições de Ensino Superior
- Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUC-SP), Universidad Nacional de Misiones (UNaM) e Universidad Nacional
del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEM) - as duas últimas sediadas
na Argentina – criou o projeto AR/BR:
A Internacionalização em Casa- uma possibilidade no novo normal.
A Profa. Dr.ª Eloiza
Gomes, que leciona disciplinas da área de Matemática no Ciclo Básico da
Engenharia do IMT, destaca que o projeto é direcionado aos calouros desse
curso, para o aperfeiçoamento e fortalecimento do ensino e da aprendizagem de
Matemática. “Realizamos atividades de forma on-line
de internacionalização, nas unidades curriculares de Ciências Básicas e
Matemática entre as instituições envolvidas, além de estimular a formação de
engenheiros com perfil internacional e domínio de diferentes idiomas,
resilientes, criativos, colaborativos, com apurada consciência global, aptos a
utilizarem tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e
participarem de cocriações em ambientes remotos”, detalha Eloiza, que
representa o IMT nesse projeto.
O trabalho é realizado
com 20 estudantes, cinco de cada instituição. São desenvolvidas atividades
síncronas entre os alunos, sempre acompanhados de um professor argentino e um
brasileiro. Os desafios propostos são vinculados a questões relativas ao
Cálculo Diferencial e Integral, construídas conjuntamente pelos integrantes do
projeto, nas quais grupos de estudantes – em cada um deles há pelo menos um
representante de cada instituição envolvida – trabalham conjuntamente na
resolução de problemas diretamente vinculados às formas de pensar da
Engenharia.
“O projeto começou em
2021. Estavam previstos cinco encontros para esta primeira edição, mas, em
razão do sucesso, vamos estender para sete. Devido à aceitação positiva, em
breve vamos dar continuidade ao projeto, abrir novas turmas e, até mesmo,
agregar outros cursos, disciplinas e instituições”, conclui Eloiza.
Sobre o Instituto Mauá
de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e agora também dois novos cursos: Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.
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