Qual a importância da limpeza de um filtro de ar-condicionado?
Usado no cotidiano tanto em dias frios e principalmente, em dias quentes, o ar-condicionado é um equipamento do qual está cada vez mais inserido nos ambientes domésticos e também, comerciais.
O ar condicionado funciona através de um sistema que acaba refrigerando os ambientes totalmente fechados, fazendo com que a temperatura dentro deles fiquem frescas o suficiente para se fazer produtos de confeitaria em uma bancada de cozinha em granito.
Este ar pode ajudar a melhorar a qualidade do que já está ali no ambiente, deixando a opção de controle de temperatura, bem como a umidade, a controle do indivíduo que o estiver utilizando.
De diversos modelos, formatos e tecnologias que foram aprimoradas ao longo dos anos, o ar-condicionado é um recurso que não veio só para melhorar a qualidade de vida em dias mais quentes, como também, uma ferramenta que revolucionou a indústria.
Como surgiu o ar-condicionado?
O ar-condicionado surgiu quando Willis Carrier, em 1902 nos Estados Unidos, buscava formas para solucionar o calor que uma empresa de impressão sofria em meio ao verão de Nova York.
E com isso, experimentou retirar a umidade que estava presente na fábrica por meio de um resfriamento do ar por meio de dutos que foram artificialmente resfriados, dando uma forma de ao menos controlar um pouco a temperatura do ambiente.
A técnica acabou se expandindo para outras fábricas, principalmente as que eram da indústria têxtil.
O novo equipamento de Carrier criou acabou revolucionando não somente a situação de como resfriar os ambientes, como também, uma forma para que as relações trabalhistas de funcionários que ficavam horas nas fábricas melhorassem um pouco.
Pouco tempo depois, Stuart Cramer inventou um aparelho que climatiza o ambiente para a sua fábrica, originando o nome que ficou conhecido até a atualidade: ar-condicionado.
Contudo, a popularidade do aparelho nas casas veio anos mais tarde e por ser um equipamento caro, apenas a classe alta poderia ter dinheiro para realizar uma instalação residencial.
Em 1914, o aparelho começou a marcar presença em alguns hospitais e por volta de 1920, começou a fazer parte das salas de cinema.
O que acabou ajudando a manter as bilheterias dos filmes em alta mesmo no verão, época que pela falta de circulação de ar nas salas e pela temperatura quente, não possuía muitos clientes.
Por volta da década de 30, o ar-condicionado já havia chegado nos principais escritórios do governo americano e também em alguns vagões de trem, até que por volta do fim da década, este equipamento também se fez presente em automóveis.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, a procura por ar-condicionado teve uma queda no mercado, passando a se reerguer somente após o fim do conflito por volta dos anos 50, quando as residências começaram a adotar ainda mais o equipamento.
Com o passar dos anos, o ar-condicionado começou a ser mais utilizado ao redor do mundo e acabou ajudando muitas regiões quentes a suportar os dias com altas temperaturas.
Quais os benefícios do ar-condicionado?
Quando se trabalha com altas temperaturas, como uma cozinha de restaurante de parrilla argentina por exemplo, o ar-condicionado pode acabar ajudando em alguns casos para resfriar um pouco o ambiente.
Contudo, usar o ar-condicionado pode também acabar trazendo alguns benefícios para a saúde, sendo alguns deles:
Eliminação de mofo;
Redução da desidratação do corpo;
Ajuda nas noites de sono;
Opção de modelos com ações antialérgicas.
O ar-condicionado ajuda a respeito do mofo por conta da necessidade de portas e janelas fechadas que o aparelho acaba exigindo do ambiente, impedindo que tanto o modo como o bolor, acabem não se desenvolvendo no local.
Porque eles somente possuem uma maior desenvoltura quando o ambiente está úmido, algo que é bastante comum em locais chuvosos ou perto do litoral.
Alguns aparelhos também ajudam no combate por poderem desumidificar o ambiente.
Quando o ambiente está com o ar-condicionado ligado e em uma temperatura ideal em equilíbrio com a umidade, acaba gerando uma redução da desidratação do corpo mesmo fazendo atividades intensas, como uma faxina em uma casa para atender uma fono domiciliar.
Isso acaba beneficiando para que em dias quentes, a desidratação não acabe sendo algo muito severo para o indivíduo, dando tempo para que haja uma reposição de líquidos e um cuidado ainda menos preocupante do que em um ambiente sem o equipamento.
O ar-condicionado também gera benefícios em noites de sono devido ao controle da temperatura que o equipamento proporciona, fazendo com que o ambiente possa ficar ideal para o descanso do corpo.
Como após o indivíduo frequentar uma banheira spa para relaxar, as temperaturas ideais em uma noite de sono acabam ajudando no bem-estar e na manutenção do corpo humano durante o período de descanso após os agitos da rotina.
Alguns modelos de ar-condicionado possuem tecnologia com ações anti alérgicas que ajudam a reduzir sintomas como espirros ou irritações no nariz, fazendo com que a qualidade de vida possa sofrer algum aumento.
E com isso, o equipamento pode ser melhor desfrutado sem riscos de manifestações alérgicas por quem está presente no ambiente.
Por que se deve limpar o ar-condicionado?
A limpeza do ar-condicionado é uma ação da qual não deve ser negligenciada, mesmo em um ambiente onde possa haver circulação de ar e uma tela varanda apartamento.
Limpar o equipamento está ligado ao conforto térmico que proporciona, visto que ele é um equipamento constituído por filtros internos que para funcionar perfeitamente, há uma necessidade de estarem limpos.
Porque isso também acaba refletindo no funcionamento do equipamento e no seu tempo de vida, que quando se está com o filtro sujo, acaba forçando o ar-condicionado a continuar operando mesmo não estando em bom estado.
E isso acaba gerando também um aumento nas contas de luz do local porque a energia necessária para que o aparelho funcione acaba sendo maior.
Junto a isso, a falta de limpeza dos filtros também podem gerar doenças crônicas respiratórias por conta dos ácaros e fungos que acabam ficando presos na peça, dando um efeito oposto a quando o equipamento ajuda a combatê-los.
Esse ar acaba se tornando contaminado, contribuindo para infecções pulmonares e que haja crises de alergia para quem possui doenças crônicas, podendo comprometer até mesmo um dia de trabalho em uma empresa com cortador transversal.
Como limpar o ar-condicionado?
A limpeza do ar-condicionado pode ser feita pelo próprio dono do equipamento, embora ainda seja recomendável que um profissional possa fazer isso para que as peças desencaixadas possam ser colocadas no devido lugar posteriormente.
O filtro de um ar-condicionado precisa ser limpo todos os meses, e trocado entre três ou seis meses, mas sempre com inspeção para ver se o aparelho está funcionando nas devidas condições.
Sempre que o ar-condicionado for limpo, deve estar desligado e longe da tomada. Os filtros podem ser limpos com um pano úmido com água, aqueles mesmos panos de limpeza que se encontram debaixo de uma pia com fechamento de lavanderia com vidro.
Posteriormente, é necessário que o filtro seja lavado com detergente neutro e seque bem na sombra, nunca no sol, antes de ser inserido novamente no equipamento para não gerar problemas quando for ligado.
O manual do equipamento é importante que seja lido e entendido para quando for colocar o filtro lavado, ou então, os filtros novos.
Certificar-se de que aquele filtro é o adequado também é importante para não danificar o aparelho e trazer prejuízos financeiros.
Quando for realizar limpezas anuais, é importante que o exterior do equipamento também seja limpo para não acumular pó e prolongar o seu tempo de vida.
Após cada limpeza, é importante testar o equipamento direito e em caso de problemas, chamar uma ajuda especializada para resolver o empecilho, mas sempre o tirando da tomada para evitar que ele queime ou que outros problemas ocorram.
Considerações finais
Portanto, o ar-condicionado é um equipamento que revolucionou os dias quentes domésticos e os comerciais. Inventado no início da década de 1900 nos Estados Unidos, as utilidades para serem usadas acabaram mudando ao longo dos anos.
Passando a ficar não somente em locais fechados, como em veículos onde seu funcionamento pode estar ligados aos equipamentos do automóvel, como na bateria 60 amperes heliar, por exemplo.
A limpeza do ar-condicionado é fundamental para o seu funcionamento em perfeito estado, porque além de evitar um alto custo de energia e o aparelho prejudicado por forçar a filtragem do ar, acaba contribuindo para a saúde de quem usa os cômodos.
Limpar o ar-condicionado é importante para manter o ambiente em bom estado, fazendo com que se tenha um bom uso dele.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário