Receita de sucesso: Farma Ventures e Proffer visam impactar o ecossistema farmacêutico por meio da inteligência artificial
Visando trazer ainda mais rentabilidade ao varejo farmacêutico, a corporate venture builder incorpora em seu portfólio a
startup com foco em minimizar perda de receitas
No ano de 2020, o setor farmacêutico
atingiu US$ 1,74 trilhões em vendas, conforme aponta a IQVIA, líder mundial no uso de informação, tecnologia, análises avançadas e expertise
humana para ajudar seus clientes a impulsionar a área da saúde. Atualmente, o país
corresponde a 2% do mercado mundial, posicionando-se como sétimo em faturamento no ranking das 20 principais economias.
Até o ano que vem, estima-se
que deve subir para a quinta posição, sendo o principal
atuante no mercado latino-americano.
Vislumbrando isso, a Farma Ventures, primeira corporate venture builder do
varejo farmacêutico no Brasil,
ampliou seu portfólio e captou mais uma startup do setor, a Proffer. O objetivodesenvolver o trabalho de empresas
que atuam nesse segmento, permitindo a resolução dos
principais problemas que impactam o dia
a dia das redes de farmácias.
Em dois
anos de atuação, a Farma Ventures conta com oito
startups em seu portfólio. Ao todo elas já
receberam mais de R$
2,1 milhões de investimento
captados em rodadas de investimento, elevando o valuation da venture
builder para a casa dos R$ 45 milhões.
A grande dificuldade das
farmácias é aumentar a margem sem perder clientes para a concorrência. Para
isso, o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, é inquestionável. Esse apoioajuda a melhorar o posicionamento de preços de medicamentos
no mercado e a determinar os
melhores valores seguindo variáveis que impactam o negócio,
como o preço da concorrência e os
índices da inflação.
Diante disso, o posicionamento das farmácias é fundamental para
diferenciar-se frente à concorrência. A Proffer,
startup da carteira da Farma Ventures, atua nessa necessidade. A companhia oferece uma plataforma inteligente com
algoritmos que sugerem os preços mais adequados para cada produto
individualmente, seguindo variáveis de mercado e o histórico da base do negócio.
Para evitar a
perda de receitas,
a Proffer sugere a aplicação de testes de aumento, que permite gerar um equilíbrio entre os produtos ao reduzir o preço de determinados itens e manter ou até aumentar em outros: "Há itens que são mais elásticos, que respondem mais ao preço -- se aumentar, todo mundo vai embora -- e tem
itens que são menos elásticos. Ao rebalancear o seu kit de vendas,
você consegue aumentar alguns preços e manter outros
constantes. Nesse tempo
você consegue fazer todo o repasse de custo, manter a margem e, se possível, ganhar receita", explica Vinícius Pantoja, CIO e cofounder da Proffer.
É preciso tomar cuidado para balancear a margem
adequadamente. Não se trata apenas de tirar de um
produto para colocar em outro, é preciso repassar todo o custo e ainda
gerar lucro. Esse tipo de rebalanceamento, que entra no conceito de elasticidade, é a proposta para poder fazer a
recombinação do kit. As
farmácias conseguem aumentar o preço de produtos
que são mais inelásticos.
Nesse processo de potencializar os resultados e garantir
maior qualidade dos serviços de suas startups, a Farma Ventures atua
buscando empresas promissoras que
promovam impacto socioeconômico com seus produtos e serviços e que
precisam de apoio para
crescerem ainda mais.
A corporate
venture builder atua como cofounder da startup e assegura apoio intelectual, relacional e estratégico. Por da parceria, as soluções
ampliam seu acesso ao mercado farmacêutico e a fundos de investimento,
têm melhorias nos processos administrativos, de marketing e de vendas e ajudam na validação do
produto.
"A Farma Ventures caminha lado a lado com as
startups, viabilizando os processos
necessários a elas. Com a Proffer não é
diferente. Com ela e por ela, estamos trabalhando em
prol de soluções que potencializam e inovam
a gestão do varejo farmacêutico,
bem como tenham enorme potencial de crescimento", explica Giovanni Oliveira, COO da Farma Ventures.
Sobre a Farma Ventures
Lançada em março de 2020, a Farma Ventures é a primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil. Criada pelas redes de farmácias Drogal e Indiana, com mentoria da Top Capital, agência boutique de investimento, e com o modelo de negócio da FCJ Venture Builder, a organização seleciona startups que apresentam soluções inteligentes e com impacto socioeconômico no setor. Entre as áreas de atuação estão automação de PDV, soluções omnichannel, gestão de preços e estoque, serviços de saúde, inteligência de mercado, gestão de pessoal, entre outros. Mais informações, acesse: http://www.farmaventures.com.br
Nenhum comentário