Recorde de endividamento: como as empresas podem reduzir a falta de pagamento
Especialista dá dicas de como evitar os riscos
da inadimplência
As famílias com dívidas em atraso
no Brasil atingiu seu maior índice em março passado: 77,5%, desde 2010, quando
começou a ser feita a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
(Peic). A informação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC). Neste cenário como ficam as empresas e como elas fazem para
diminuir a falta de recebimento de seus créditos, que as colocam de risco até
de encerramento de atividades.
Os inadimplentes, ou seja, as famílias
com compromissos assumidos ou dívidas em atraso, chegou a 27,8%, registrando o
segundo maior percentual da Peic, ficando abaixo apenas registrado no primeiro
mês da pesquisa em janeiro de 2010 que foi 29,1%, há 12 anos. Com a crise,
aquelas famílias sem nenhuma condição de pagar suas dívidas e com contas em
atraso somam 10,8%, acima dos percentuais de fevereiro deste ano e de março de
2022, ambos com 10,5%.
O vilão dos endividados continua sendo o
cartão de crédito com 87%. Na sequência estão os carnês, com 18,7%; o
financiamento de veículos, com 11,2%; o crédito pessoal com 9,4% e por último o
financiamento da casa própria.
Muito se comenta sobre as dificuldades
do endividamento para as pessoas, que restringe, por exemplo, o acesso ao
crédito. Mas para as empresas a inadimplência também acarreta vários problemas.
Um deles é a incapacidade de pagar os salários dos funcionários em dia, assim
como responsabilidades fiscais.
Uma profunda avaliação do score dos
clientes é muito importante na hora da venda a prazo para evitar riscos ou
fraudes em uma negociação. "Os bancos, instituições financeiras e demais
empresas observam o score do cliente antes de liberar um crédito ou
financiamento. O score é o comportamento financeiro histórico, associado aos
apontamentos restritivos atuais, atrelado ao CPF ou CNPJ, que determinam uma
pontuação de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação, melhor é a reputação
financeira e o risco de não pagamento é baixo", ressaltou Mellissa
Penteado, CEO da proScore, um bureau digital de crédito, authority de Score,
especialista em Big Data e inteligência de dados.
Mellissa indicou algumas dicas que
podem ajudar a diminuir a inadimplência e os riscos para as empresas.
"Investir na capacitação para que os funcionários identifiquem os riscos
envolvidos; customizar seu próprio Score para tomar sempre decisões mais
precisas à realidade da companhia; administrar os processos e o fluxo de
informações da decisão de crédito de forma ágil e adequada e, além disso,
simplificar a comunicação para aumentar a transparência entre os departamentos
e os clientes", afirmou.
Ela destaca ainda sete dicas para
evitar e lidar com clientes inadimplentes:
- Criar um fluxo decisório
modularizado desde a prospecção de vendas, gerando inteligência em todo o
ciclo do negócio é fundamental para a sustentabilidade dos resultados;
- Manter uma régua de cobrança
ativa, ou seja, uma ferramenta que vá determinar de que forma a empresa
fará essa cobrança;
- Checar o perfil do cliente não
somente para a decisão creditícia, mas também de elegibilidade ao
público-alvo de maio retorno, tanto para o momento da concessão, quanto
para o ciclo de cobrança;
- Avisar a pendência ao cliente;
- Oferecer alternativas para o
pagamento;
- Apostar sempre na tecnologia
para facilitar o processo de comunicação e pagamento;
- Explicitar os benefícios que
serão perdidos na quebra de contrato.
Sobre Mellissa Penteado
Formada em
Administração pela PUC/SP, com especializações pela Disney Institute, Law
Business School, Ohio University e Business pela University of Akron. Iniciou
sua carreira no setor de fomento mercantil em 1995 até fundar a proScore
Tecnologia no ano 2000, bureau digital de crédito e authority de Score. Com
mais de 19 anos de vivência na área administrativa e tecnológica, é CEO da
empresa e em 2018 fundou o Bancoin, fintech de inclusão financeira e social
especializada em desbancarizados.
Sobre a proScore
A proScore Tecnologia é um bureau
digital de crédito, authority de Score, especialista em Big Data e inteligência
de dados, assim como motores de decisão, com objetivo de desenvolver soluções
completas e customizadas focadas em negócios com qualidade, segurança e
agilidade tecnológica.
As soluções da empresa são úteis para o
mercado de telecomunicações, indústrias, distribuidoras, comércio varejista,
profissionais liberais e fintechs, que terão uma estrutura de pesquisa ligada
24 horas por dia, e 7 dias por semana, com atendimento in loco. Na prática, as
empresas poderão obter informações sobre seus compradores, respeitando
critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e avaliar a melhor estratégia
para a negociação.
As informações fornecidas pela proScore
auxiliam na tomada de decisão, seja no viés crédito, cobrança, fraude ou
prospecção de clientes; além de sanear e enriquecer bases de dados legadas. Com
mais de 20 anos de tradição no mercado brasileiro é o único bureau com capital
100% nacional.
Acesse: www.proscore.com.br
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