Rede de culinária inglesa investe em um cardápio atrativo e que agrada todos os paladares para fidelizar o público
A pouca concorrência e as várias estratégias para a
fidelização dos clientes também são alguns diferenciais utilizados pela FiChips
para conquistar novos investidores
Um estudo sobre o potencial do empreendedorismo no
Brasil feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o
Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), revelou que o número
de brasileiros que desejam investir em um negócio nos próximos três anos
aumentou em 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas.
Porém, por não saberem em qual tipo de negócio irá
investir, muitos acabam desistindo de empreender. Dentro disso, uma boa opção
para essas pessoas que desistem no meio do caminho são as franquias em
segmentos únicos ou que dominam boa parte do mercado em que atua, pois contam
com maiores chances de chegar ao sucesso.
As franquias de pouca concorrência são aquelas que
estão focadas em um nicho muito específico do mercado, em grande parte sendo os
micros nichos. Isso quer dizer que os negócios operam em ambientes mais
tranquilos, com quase nenhuma concorrência, por vezes sendo a única no
segmento.
A FiChips – rede de food service com pratos típicos do
Reino Unido – é um dos negócios que se encaixam quando se trata de pouca
concorrência. Isso se deve ao fato de que a franquia foi a primeira no Brasil a
comercializar o tradicional prato inglês fish and chips (peixe e
fritas), além de ser o único fast food no país, até o momento, a produzir esse
prato.
Além de trazer o fish and chips para o Brasil,
o CEO e fundador da FiChips, Hermes Bernardo, também adaptou o prato para
agradar os brasileiros, deixando-o ainda mais único. “Troquei o bacalhau pela
tilápia, por ser mais comum no nosso país, porém dependendo da região o peixe
pode variar. O molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser
consumido com limão.”
Fidelização de clientes em um negócio com pouca
concorrência
Para conquistar a fidelização dos clientes é
necessário contar com diversas ações com o objetivo de alcançar a lealdade e a
confiança dos clientes com a marca. De forma resumida, esse processo consiste
em proporcionar uma experiência de compra positiva ao consumidor, mas isso em
um nível alto, fazendo com que a sua empresa seja incluída na lista de
favoritos.
Mas, é importante ressaltar que para conseguir essa
fidelização, as ações vão além de oferecer um produto de qualidade. O negócio
deve gerar valor através de tudo que ele disponibiliza na sua empresa, dessa
forma, a marca consegue superar as expectativas do cliente.
Segundo Hermes, a FiChips faz um trabalho
cotidianamente de fidelização dos seus clientes, ou seja, todos os dias é
promovido algo novo ou até mesmo repetido, mas que chame a atenção do
consumidor e o faz querer voltar para a rede de fast food para comer novamente.
“Uma das ações que fazemos todos os dias é a do cartão
de fidelidade. Nós utilizamos cartão fidelidade com direito a um prato grátis
após o preenchimento de 10 compras. Ou seja, essa campanha faz com que o
cliente volte mais vezes ao nosso restaurante para completar o seu cartão e,
com isso, ganhar um outro prato totalmente grátis”, explica o CEO da rede.
Estratégias para atrair mais consumidores
O marketing é muito importante e necessário para todos
os tipos de negócio, pois ele é um dos principais meios para atrair o público.
Porém, só o marketing não consegue tudo sozinho, por isso também é encontrado a
necessidade de investir em outras estratégias para atingir uma outra parcela de
consumidores.
Uma dessas alternativas são as promoções, uma boa
parte do público se sente atraída por descontos e ofertas, fazendo com que ela
vá até o local para conhecer, gerando grandes chances de se tornar um cliente
fiel. “Aqui na FiChips nós investimos na estratégia de proporcionar ao cliente
um happy hour mais atrativo e para conseguir isso, uma das promoções que
recorremos é de chopp em dobro”, comentou Hermes.
Outra ação bem comum é a de levar algumas atrações
para o local, pelo fato de ter muitas pessoas que gostam de sair de casa e
fazer mais coisas além de comer e beber, também gostam de curtir uma música ao
vivo e até mesmo dançar. “Temos um momento de alta atração no meio e nos finais
de semana. Contamos com música ao vivo de quinta-feira a domingo, sempre com
cantores de diversos ritmos nas unidades pub”, diz Hermes Bernardo.
Por fim, outra estratégia utilizada pela rede e que
vai além do marketing é a de transmissões esportivas. “Fazemos as transmissões
de jogos de futebol de diversos países e ligas diferentes. Esse recurso é
importante, pois aqui no Brasil a maioria das pessoas são apaixonadas por
futebol e quando você junta comida de qualidade, chopp gelado e o esporte, a
chance de fidelizar e atrair mais público é bem grande”, completa o CEO da
FiChips.
Cardápio atrativo também é essencial
Um dos diferenciais da FiChips é levar um ambiente
para todas as idades com lúdico da Inglaterra. Além disso, a rede de fast food
também possui um cardápio desenvolvido para agradar a todos os paladares, mas
sem a necessidade de perder a proposta inicial do negócio.
“O nosso cardápio beneficia até o investidor, pois
mesmo sendo uma operação de alimentos ela é muito fácil de operar,
principalmente pelo fato de não ter perca de produtos, pois a maioria conta com
um shelf-life (prazo de validade) maior”, salientou Hermes.
O Fish & Chips é a estrela que mais brilha no
cardápio da rede, conta o CEO. “Além desse, o Fish & Onion também é uma de
nossas estrelas do cardápio, pois são os pratos que trazem toda a tradição
britânica. Em seguida temos nosso London Burguer, com 150 gramas de hambúrguer
de fraldinha e mais quatro ingredientes a escolha do cliente.”
Além destes, outros pratos campeões de vendas são a
Potato, que é uma batata recheada com os ingredientes escolhidos pelo cliente.
“Uma das atrações do almoço é o prato executivo, com um destaque especial para
a parmegiana de tilápia, acompanhada de purê de ervilhas (receita britânica)”,
finaliza Hermes.
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com quatro modelos de negócios: container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 174 mil, e retorno do investimento previsto entre 16 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
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