Sales Stack: Quais ferramentas usar para aumentar suas vendas?
*Almir Neves
O Stack Sales ou
Technology Stack representa a combinação de ferramentas dentro do processo de
vendas, e é considerado essencial para obter sucesso no dia a dia das equipes.
Vemos cada vez mais
empresas em busca de automação, coleta de dados e tecnologia com o intuito de
vender mais com menos.
Atualmente, contamos
com uma vasta opção de ferramentas disponíveis que auxiliam empreendedores e
gestores comerciais. Dessa forma, você poderá contar com excelentes softwares
de vendas que irão impulsionar seus resultados.
Perceba que para cada
etapa da venda existe softwares diferentes que podem ser integrados de forma
simples, permitindo que você conecte os passos da jornada do cliente.
Quer vender mais e
ainda não sabe por onde começar? Então confira essas dicas!
Definindo seu Sales
Stack
Com a diversidade de
ferramentas que temos no mercado hoje, surge a seguinte questão: Para manter
meu processo de venda em melhoria contínua,
quais as ferramentas que preciso?
Sabemos que uma pilha
de vendas eficaz não será constituída em um grupo aleatório de ferramentas
díspares, com isso o grande desafio para os vendedores é usufruir de todas as
ferramentas disponíveis e integrá-las em uma solução unificada.
Vamos dar início a
nossa lista de sugestões para seu Sales Stack por um dos primeiros passos do
pipeline de vendas:
Automação de marketing
Nesse ponto temos a
prospecção de dados, que se refere a ferramentas capazes de auxiliar na coleta
de dados, seja ela no mercado ou nas próprias interações de vendas da empresa.
Essas ferramentas reforçam a inteligência dos dados e otimizam a análise
estratégica deles na empresa.
Desde o momento em que
a Hubspot trouxe novas práticas ao marketing de conteúdo, essa estratégia vem
sendo usada em parceria com a automação de marketing para a geração de leads
para seu negócio, e vem sendo um sucesso enorme.
Para você entender como
o marketing de conteúdo anda junto com automação de marketing, trouxemos um
passo a passo sobre qual forma eles auxiliam na geração de leads para seu
negócio.
Primeiramente,
começamos a dar ênfase às ferramentas analíticas, com elas surgem as palavras
chaves mais procuradas pelo seu público alvo. Após isso, essas palavras chaves
serão inseridas em um blog de negócio, os artigos deste blog devem ser úteis e
relevantes e ainda conter chamadas para que os leitores se aprofundem mais nos
temas, trazendo interação, baixando conteúdos gratuitos, como infográficos,
e-books, participação de webinars e cursos.
Obviamente para ter
acesso a esses conteúdos seu visitante precisa deixar dados, como e-mail e
telefone. A partir daí, com ajuda de ferramentas de automação de marketing,
você passa a enviar um material mais interessantes a esses leads, criando um
relacionamento mais próximo.
Com os dados e
estatísticas fornecidos com as ferramentas de automação de marketing sobre
comportamento desses leads, chegará um determinado momento em que indicarão que
esses leads já podem ser abordados pela equipe de vendas
A partir disso é
chegada a hora de começar a enviar esses contatos para sua ferramenta de CRM.
Algumas ferramentas
para geração de leads por meio da automação de marketing precisam fazer parte
do seu Sales Stack, e algumas são: Hubspot, RD Station, LeadLovers, MailChimp.
CRMs
A ferramenta de CRM é
basicamente para o acompanhamento do seu funil de vendas, com vários leads
distribuídos em várias etapas, o CRM também fornece um histórico valioso com
detalhes de tudo o que foi tratado com cada oportunidade por um vendedor.
Com isso, desde o
momento que o Lead é encaminhado para sua equipe de vendas, todos os contatos
devem ser inseridos no CRM, dessa forma sempre que um vendedor se relacionar
com ele, terá a visão de tudo que aconteceu, podendo assim fornecer um contato
mais rico, demonstrando conhecer as vontades do cliente com profundidade.
Isso com toda certeza
trará satisfação e alegria ao cliente, o que ele quer é que você possa se
antecipar a seus problemas, desejos e necessidades e resolver antes mesmo que
eles possam perceber.
Contar com dados de
todas as interações com os clientes, suas queixas, suas preferências, e-mails
que enviaram, compras que fizeram, informações relevantes tornarão sua empresa
mais poderosa, podendo assim segmentar seus clientes e disponibilizar a eles
ofertas certeiras.
Algumas ferramentas de
CRM bem conhecidas são: Salesforce, Pipedrive, Mozkit e RD Station.
Chatbots
Após conquistar os
clientes e eles começarem a entrar em contato com a empresa, será necessário
lidar com pessoas em busca de atendimento.
Resolução de dúvidas,
problemas, assistência técnica e reclamações virão recorrentemente, mesmo
alguns CRMs contarem com funcionalidades de atendimento ao cliente, ferramentas
criadas somente para isso podem ser mais úteis.
E é aí entram os
Chatbots, que contam com recursos específicos agilizando e direcionando o
atendimento.
Assistentes virtuais
com o Jordan tem como objetivo maximizar os resultados dos times de vendas,
o Jordan é um layer de voz que se integra aos principais líderes da
indústria, como o Hubspot. Conta com funcionalidades que irão refinar o contato
do cliente, e traz interações via voz que otimizam o tempo do vendedor.
Consequentemente,
inserir um chatbots em seu sales stack traria muito mais produtividade e
otimização de tempo.
Ligações e
Videoconferências
As ferramentas citadas
acima podem ser ainda mais otimizadas com a utilização de aplicativos para
calls e videoconferências.
A aplicação dessas
ferramentas é uma forma de diminuir custos de deslocamentos e proporcionar uma
conversa mais pessoal com seu cliente.
As apresentações com
essas ferramentas precisarão de um conteúdo relevante que tornarão a experiência
do lead mais agradável, transmitindo uma sensação de profissionalismo e
qualidade, tornando a venda uma experiência emocional.
Algumas alternativas
viáveis e eficientes são Meet, Zoom e Teams.
Integração de
ferramentas via API
Por fim, aqui está uma
dica para fazer com que todas as ferramentas do seu Sale Stack trabalhem
juntas!
As APIs são protocolos
da internet que permitem que ferramentas hospedadas na nuvem troquem dados
entre si. Portando com ela você pode integrar todas as ferramentas do seu sales
Stack podendo contar com um grande número de dados e também automatizar
tarefas.
Com a integração via
API você poderá acrescentar também ferramentas de Big Data, o que tornará seu
stack de vendas mais poderoso, auxiliando sua equipe na tomada de decisões, na
criação de buyer personas, no desenvolvimento do mix de produtos ideais, na
precificação e muito mais.
As duas empresas mais
conhecidas por criarem integrações são a Zapier e a Pluga.
Com todas nossas dicas,
ficou claro quais as ferramentas que precisam fazer parte do seu Stack de
vendas? Não deixe de analisar suas necessidades e verificar quais delas serão
mais indicadas para o seu negócio.
*Almir Neves é founder da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete
anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em
Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem
MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE. Para
mais informações, acesse : https://hubkn.com/ ou
pelo @hubkn_inc
Sobre a hubkn
A hubkn faz parte do avanço tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas através de Inteligência Artificial, o Jordan.
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