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Segmento de energéticos cresce 32% em 2021 e cerveja mantém consumo dentro do lar

Estudo da Kantar mostra que as despesas com água, cerveja e outras bebidas também seguem tendências específicas

 

Os consumidores brasileiros estão mais abertos à experimentação de novos produtos e em busca de indulgência. De acordo com o estudo Consumer Insights 2021, realizado pela Kantar, essa tendência está em alta no mercado de bebidas. Isso porque itens menos populares estão ganhando destaque. Os energéticos, por exemplo, cresceram 32% em unidades consumidas em 2021, com destaque para o segmento em lata, que apresentou um aumento de 38% no ano.

 

Entre 2020 e 2021 as categorias mais robustas do nicho (como refrigerantes, cervejas e suco em pó) registraram uma queda de 1,3% de unidades. Apesar disso, a média de bebidas na cesta dos compradores cresceu de 5,5 itens em 2019 para 6 em 2021. 

 

O consumo de água, por sua vez, reflete as diferentes realidades socioeconômicas do País. A bebida de filtro e torneira ganhou popularidade entre todas as classes sociais, principalmente C, D e E, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A água mineral, por sua vez, cresceu principalmente via classe C, na região do Rio de Janeiro. Relacionadas à praticidade, as embalagens mais compradas são as que têm menos de cinco litros.

 

Brasileiros e a cerveja

 

Apesar do avanço da vacinação e da retomada do funcionamento normal dos bares, o consumo de cerveja segue forte dentro de casa. Comparado ao período pré-pandemia, a categoria teve aumento de 62% de ocasiões de compra para casa no último trimestre de 2021.

 

Também é possível notar mudanças em relação às preferências do público por determinados formatos e embalagens. Os rótulos premium são impulsionados por latas (de até 349 ml) e garrafas, consumidas individualmente ou entre duas pessoas. Essas opções figuram entre as favoritas das mulheres, que são responsáveis por 51% do crescimento dessas bebidas.

 

Enquanto isso, as cervejas de marcas mainstream tendem a ser compartilhadas entre duas a quatro pessoas. Os rótulos são impulsionados, principalmente, pelas latas de 350 ml e latões. Vale destacar que o público masculino responde por 90% do crescimento desse segmento.

 

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

 

Mais informações em www.kantar.com/brazil

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