Segmento de energéticos cresce 32% em 2021 e cerveja mantém consumo dentro do lar
Estudo
da Kantar mostra que as despesas com água, cerveja e outras bebidas também
seguem tendências específicas
Os
consumidores brasileiros estão mais abertos à experimentação de novos produtos
e em busca de indulgência. De acordo com o estudo Consumer Insights 2021,
realizado pela Kantar, essa tendência está em alta no mercado de bebidas. Isso
porque itens menos populares estão ganhando destaque. Os energéticos, por
exemplo, cresceram 32% em unidades consumidas em 2021, com destaque para o
segmento em lata, que apresentou um aumento de 38% no ano.
Entre
2020 e 2021 as categorias mais robustas do nicho (como refrigerantes, cervejas
e suco em pó) registraram uma queda de 1,3% de unidades. Apesar disso, a média
de bebidas na cesta dos compradores cresceu de 5,5 itens em 2019 para 6 em
2021.
O
consumo de água, por sua vez, reflete as diferentes realidades socioeconômicas
do País. A bebida de filtro e torneira ganhou popularidade entre todas as
classes sociais, principalmente C, D e E, nas regiões metropolitanas de São
Paulo e Rio de Janeiro.
A
água mineral, por sua vez, cresceu principalmente via classe C, na região do
Rio de Janeiro. Relacionadas à praticidade, as embalagens mais compradas são as
que têm menos de cinco litros.
Brasileiros
e a cerveja
Apesar
do avanço da vacinação e da retomada do funcionamento normal dos bares, o
consumo de cerveja segue forte dentro de casa. Comparado ao período
pré-pandemia, a categoria teve aumento de 62% de ocasiões de compra para casa
no último trimestre de 2021.
Também
é possível notar mudanças em relação às preferências do público por
determinados formatos e embalagens. Os rótulos premium são impulsionados por
latas (de até 349 ml) e garrafas, consumidas individualmente ou entre duas
pessoas. Essas opções figuram entre as favoritas das mulheres, que são
responsáveis por 51% do crescimento dessas bebidas.
Enquanto
isso, as cervejas de marcas mainstream tendem a ser compartilhadas entre
duas a quatro pessoas. Os rótulos são impulsionados, principalmente, pelas
latas de 350 ml e latões. Vale destacar que o público masculino responde por
90% do crescimento desse segmento.
Sobre
a Kantar
A
Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais
de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam,
sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência
sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes
a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil
Nenhum comentário