Últimas

Shopping Grande Rio recebe o Sesc para o Dia do Desafio

Ação mundial tem como objetivo reduzir o sedentarismo e promover um desafio saudável

 

Neste dia 25 de maio, o Shopping Grande Rio receberá o Sesc para o Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas. Na própria quarta-feira (25), cidades de diversos países tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e movimentar o corpo.

 

No Shopping Grande Rio, a ação acontece das 10h às 18h com atrações especiais. Jogos e desafios esportivos estarão disponíveis para o público em um espaço montado em frente à loja Casa & Vídeo, além de um DJ que vai tocar músicas animadas que incentivam as pessoas a se movimentem. Ao longo do dia, os instrutores do Sesc também vão convidar clientes e lojistas para participarem de práticas recreativas itinerantes.

 

Sobre o Dia do Desafio

 

O Dia do Desafio consiste em uma competição saudável entre cidades, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas a parar sua rotina e, por pelo menos 15 minutos, realizar uma atividade física. Até 2019, as cidades que aderiam ao evento competiam com outra – de população semelhante e escolhida em sorteio – qual conseguia mobilizar mais pessoas. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o modelo foi adaptado e a competição se tornou livre, sendo realizado pelas plataformas digitais. Este ano, o evento retoma o modelo presencial.

 

A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e instituições também costumam mobilizar seus colaboradores e comunidades. Os participantes são convidados a registrar em vídeo ou fotos suas atividades físicas e compartilhar nas redes sociais por meio das hashtags #DiadoDesafio, #ChallengeDay, #DíadelDesafío!. Mais informações em www.diadodesafio.org.br.   

 

Sedentarismo aumentou durante a pandemia

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na população de 18 anos ou mais de idade, 40,3% foram classificados como insuficientemente ativos. Ou seja, não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana, considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.

 

Durante a pandemia, diversos estudos revelaram piora nesses indicadores, como o Projeto ConVid – Pesquisa de Comportamento, levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conforme o estudo feito em 2020 com 44.062 brasileiros, 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia.

 

Serviço: Dia do Desafio Sesc – Shopping Grande Rio

Quando: 25 de maio (quarta-feira)

Horário: 10h às 18h

Local: O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas 111, São João de Meriti

Mais informações https://shoppinggranderio.com.br/

Atividades gratuitas

Nenhum comentário