Últimas

Uso de tecnologia geoespacial na contenção do avanço de mudanças climáticas

Especialistas em Pesquisas Espaciais, Sensoriamento Remoto e Gestão Florestal debatem sobre a aplicação de soluções na prevenção a desastres naturais e ao aquecimento global

São Paulo, maio de 2022 – A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, realiza debate online e gratuito sobre tecnologia geoespacial no combate ao aquecimento global. O encontro Mudanças Climáticas – Desafios e Alternativas reúne especialistas em Pesquisas Espaciais, Sensoriamento Remoto e Gestão Florestal para discutir aplicações da geotecnologia em iniciativas públicas e privadas e planos de ação mais eficientes. Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC, da ONU, alerta para a urgência de se limitar o aquecimento do planeta a 1,5ºC até 2025 ou a sociedade enfrentará o maior desastre natural da sua história.

“É imperativo que todos os setores da economia se mobilizem para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e a mitigação de riscos por meio da geotecnologia pode ajudar a tornar isso possível de forma justa e equitativa”, afirma Valesca Reichelt, gerente de Marketing da Codex. "A utilização das tecnologias corretas possibilita mudanças em nossos estilos de vida e maior conscientização ecológica, promovendo uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa. Com a análise dos dados fornecidos pela geotecnologia, é possível identificar e tratar as situações mais urgentes de cada região, intervindo de forma estratégica e assertiva na fonte do problema”, explica.

A Codex receberá dois especialistas em Sensoriamento Remoto e Gestão Florestal, em uma análise da pegada ecológica da sociedade e do aceleramento do aquecimento global. Diego Rosa, assessor de Políticas Públicas e Governança Climática na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, falará sobre a importância e os desafios da implementação de uma agenda preventiva, especialmente em uma região 70% coberta pela Floresta Amazônica e com milhões de hectares de Territórios Indígenas. Tânia Sausen, mestre em Sensoriamento Remoto e sócia-consultora da GS Engenharia, falará sobre sua experiência com o uso de tecnologia em iniciativas públicas e privadas, como, por exemplo, na criação do Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos para a região Sul do Brasil e Mercosul-Geodesastres-Sul.


Mudanças Climáticas – Desafios e Alternativas

Evento digital gratuito
Data: 24 de maio de 2022
Horário: das 16h às 17h
Link para inscrições: materiais.codex.com.br/webinar-mudancas-climaticas-maio

Sobre a Codex

A Codex é uma empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados para melhor tomada de decisões organizacionais. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da tecnologia, da inovação e da transformação digital, a Codex atua em setores estruturais da economia do país, como Geotecnologia, Meio Ambiente, ESG, Energia e Saneamento, atendendo ao setor público e privado. Com experiência de mais de 30 anos, a Codex possui 200 colaboradores e atua em todo o país com seus cinco escritórios em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de uma sede internacional em Houston, nos Estados Unidos. A Codex é uma empresa do Grupo Imagem, companhia brasileira que representa no país a Esri, líder global do mercado de Sistema de Informações Geográficas (GIS).

Nenhum comentário