Últimas

3 equipamentos para docas que garantem segurança, agilidade e aumento de produtividade durante as operações logísticas

Especialista da Rayflex oferece dicas em relação aos equipamentos que contribuem para melhor desempenho logístico e segurança

Considerados ambientes de extrema importância para um negócio, as docas são responsáveis pelas operações logísticas tanto no recebimento quanto no descarregamento de materiais e produtos dos veículos de transporte. Estima-se que um colaborador atravesse a doca mais de 100 mil vezes ao ano, devido ao fluxo intenso e a velocidade dos processos, exigindo o máximo de segurança nesses locais. 

O desnivelamento entre os pisos, por exemplo, principalmente com relação ao baú do caminhão, é uma das principais causas de acidente. “Com o desnível, os colaboradores precisam fazer muito esforço para manusear os produtos, podendo acarretar em doenças ocupacionais. Além disso, o chamado choque de docas, quando empilhadeiras atravessam extremidades desiguais, compromete a saúde do colaborador com lesões na coluna, por exemplo, que podem ser caracterizadas como graves”, explica Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria.

As docas também possuem a função de estoque - mesmo que por um curto período de tempo devido às constantes movimentações-, por isso é fundamental que todos os produtos também estejam seguros e cheguem aos seus devidos destinos com qualidade. Para contribuir com a segurança e melhores resultados nesta área, como aumento de produtividade e maior agilidade, a especialista oferece três dicas quanto aos equipamentos mais indicados para esses ambientes, confira:  

1. Portas industriais

“Trabalhamos com dois modelos de portas industriais que são ideais para docas: Seccional e a Dockdoor”, conta a executiva. A primeira é rígida e possui isolamento termo acústico, contribuindo para a manutenção da temperatura do galpão, a segunda é flexível e além de oferecer a vedação da área proporciona uma operação totalmente segura e com baixa manutenção.

2. Niveladora

“Para sanar o problema com desnivelamento e possíveis acidentes, recomendamos a Niveladora de Doca EletroHidráulica, sua robustez permite o trânsito de cargas de até 6.000 quilogramas sem danos ao conjunto”, explica. Além disso, a utilização da niveladora reduz o tempo de carga e descarga dos caminhões, tornando a operação muito mais ágil e segura, sem oferecer riscos aos operadores, pois seu acionamento é automatizado.

3. Abrigo de Docas

Esse item promove a vedação do espaço entre a parede do prédio e o baú do caminhão quando o mesmo estiver posicionado no local para carga e descarga. “Com ele, é possível evitar a entrada de contaminantes e controlar a temperatura, impedindo a troca de ar entre os ambientes, além de garantir a economia de energia”, pontua Giordania.

Sobre a Rayflex

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional. Atua em todos os estados do Brasil e na América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, no agronegócio, além de galpões e centros logísticos de distribuição. É especializada em porta rápidas, portas, abrigos e niveladoras para docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e segurança dos mais variados ambientes industriais e logísticos. 

Nenhum comentário