6 hábitos ruins que impedem o crescimento profissional
É importante se atentar a alguns comportamentos
que podem te afastar de uma boa trajetória no mercado de trabalho
Ter uma carreira de sucesso fica mais
fácil quando seguimos alguns caminhos - como fazer aquilo que gostamos e temos
aptidão, o estudo de determinado assunto a fim de enriquecer ainda mais nossos
conhecimentos, e a proatividade para correr atrás do que precisa ser feito.
Esses são apenas alguns exemplos do que é necessário para se dar bem no
ambiente de trabalho - mas e o que não fazer?
Existem alguns hábitos que atrapalham a
rotina, prejudicam o foco, a qualidade das atividades e impedem a evolução. “É
fundamental reconhecer esses comportamentos ruins para descobrir maneiras de
corrigi-los e adotar novas condutas para evitar que o dia a dia no trabalho se
transforme em um filme de terror”, diz Uranio Bonoldi, especialista em negócios
e tomada de decisão, com mais de 30 anos de experiência em cargos de alta gestão.
Para ele, existem seis principais hábitos que devem ser evitados por quem quer
crescer profissionalmente:
Fazer más escolhas sistematicamente e
não tirar lições delas
Todos nós passamos por situações em que
temos que tomar decisões difíceis no trabalho e a principal diferença entre o
fracasso e o sucesso pode estar ligado às escolhas que fazemos. Uranio orienta
a trazer essa decisão difícil para o mundo da reflexão e da razão: “Isso se faz
isolando a emoção, respirando e esperando que a mente se acalme. Leve em conta
seus valores internos e lembre-se de que quando uma decisão afeta positivamente
o maior número de pessoas possível, ela geralmente é uma boa decisão. Evite
procrastinar para decidir, mas trace um plano de possíveis consequências e
avalie se vale a pena”, diz. Importante ponto que temos de levar em conta é o
aspecto do aprendizado em se decidir. Tomar decisão é um processo que podemos
aprimorar cada vez mais. Portanto, quanto maior for a consciência e o bom
posicionamento de nossas decisões com relação aos nossos valores, mais
poderemos tirar lições importantes da decisão tomada, tenha sido ela acertada
ou se mostrado equivocada. “Aprendamos ao escolher e decidir”, - conclui.
Trabalhar sem descanso
Cada vez mais ouvimos falar sobre
burnout e a importância de manter a saúde mental em dia. Com a pandemia, o
número de pessoas em home office aumentou e ficou mais difícil separar o tempo
de trabalho com o descanso - o que traz malefícios que afetam diretamente a
produtividade. “Sem uma pausa e um equilíbrio entre lazer e trabalho, fica mais
difícil organizar as demandas e a estafa mental causada pelo estilo workaholic
prejudica o desenvolvimento profissional. Precisamos de hobbies para sermos
mais criativos, levantar da frente do notebook e dar uma volta pode ser
essencial para que o resto do dia trabalhando flua bem”, comenta Uranio.
Não definir metas
Para alcançar qualquer objetivo, é
importante traçar um plano de ação. “O que devo fazer para chegar lá? Ter em
mente cada degrau que você precisa subir para alcançar o topo é imprescindível.
A partir daí, esquematizar meta por meta te dá uma base maior do que ainda é
preciso fazer e do que já foi feito. Olhar para trás e perceber essa caminhada,
as metas já cumpridas, te dará mais gás para realizar as próximas”, incentiva o
especialista.
Ter a mente fechada para possíveis
mudanças de rota
Quando planejamos algo grande, é normal
ficarmos frustrados se algo sair fora do esperado - principalmente ao falarmos
de carreira. Porém, o mundo segue em constante movimento e assim também é o
mercado de trabalho. "Às vezes insistimos em algo que já não faz mais
sentido. A digitalização, por exemplo, veio para ficar, então é mais fácil eu
me adaptar às novas tecnologias do que ficar para trás. Portanto, se for necessário,
recalcule a rota sem medo. Nada fica estagnado por muito tempo e as profissões
estão em constante evolução”, aponta Uranio.
Falta de comunicação
Nós somos seres sociáveis e no mercado
de trabalho, a troca de informações é ouro. Seja para vender um produto ao
cliente, apresentar a sua empresa ou conversar com o chefe, uma boa comunicação
faz toda a diferença. Uranio afirma que é preciso ter clareza e transmitir a
mensagem correta para o seu ouvinte. “Estar com as ideias na cabeça é diferente
de colocá-las no papel ou mesmo falar, por isso, minha dica é: tenha um bloco
de anotações sempre com você, pode ser até no celular. Escrevendo, você
consegue processar melhor as informações e corre menos risco de haver falhas na
hora de comunicar essas ideias”.
Esquecer do networking
Ninguém chega a nenhum lugar sozinho - precisamos criar redes dentro e fora do ambiente de trabalho para prosperar. Saber trabalhar em equipe e usar esse fator ao seu favor pode ajudar a conquistar desde um aumento no salário até um novo cargo, um emprego melhor ou mesmo atrair novos clientes para sua empresa. “É importante cultivar networking de qualidade. Saber com quem e como falar, faz com que você seja visto como uma referência. Dessa maneira, mais pessoas conhecem seu trabalho e suas realizações, o que ajuda você a se destacar no mercado”, finaliza Bonoldi.
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