Relatório da ONU aponta que até 40% da área terrestre está degradada
Dia Mundial do Meio Ambiente reforça
importância do incentivo à preservação da natureza
Políticas empresariais
Visto o impacto que a degradação ambiental causa, tanto na esfera social como
na econômica, há certas políticas empresariais que vêm ganhando espaço no
cenário brasileiro, sendo a ESG (Environmental,
Social and Corporate Governance, ou, em tradução livre do inglês,
Governança Ambiental, Social e Corporativa) a principal delas. Um levantamento
do Google Trends
mostrou que o interesse pela busca do termo, no Brasil, triplicou de fevereiro
de 2021 em comparação com o mesmo mês deste ano.
Basicamente, a política ESG direciona como determinada empresa se comportará no
que se refere à sustentabilidade empresarial: quais ações fará e incentivará e
como a corporação trabalhará para atingir os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável). O termo ODS foi criado pela própria ONU e faz referência às 17
metas estipuladas para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 – um plano
de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, segundo o organismo
plurinacional.
Entre as metas estão fome zero e agricultura sustentável, água potável e
saneamento, energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis,
consumo e produção sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na
água e vida terrestre.
Embalagens sustentáveis
Questões como
sustentabilidade causam muitas discussões quando atreladas a empresas que atuam
no mercado de embalagens e descartáveis. Contudo, atualmente, grandes players do setor incentivam
e se comprometem com políticas que buscam diminuir o impacto ao meio ambiente.
Uma das marcas que acreditam no mercado sustentável de embalagens é a Facilita&Pronto,
desenvolvida pela empresa EBEG, de Ribeirão Preto, no interior paulista, que
criou sua primeira linha de filme de PVC (Policloreto de Vinila) Biodegradável,
capaz de se decompor, em contato com o solo, cerca de 40% mais rápido que os
convencionais. Os novos itens são apresentados em dois SKUs (Stock Keeping Unit ou
Unidades de Manutenção de Estoque, em tradução livre do inglês) para gôndola,
com medidas de 28cm por 15m e 28cm por 30m.
Consciência coletiva
A aposta da marca faz parte do projeto EBEG Sustentável. “Toda a cadeia
plástica é entendida como uma vilã. O grande desafio é criar uma consciência
coletiva para o descarte correto desses itens. Criamos o projeto com o objetivo
de fortalecer o nosso comprometimento com toda essa temática. Já temos, por
meio de uma parceria com o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), o
selo ‘Empresa Parceira da Natureza’, que é aplicado às embalagens dos produtos
das marcas Facilite,
Facilita&Pronto
e Feel Care.
Caminhamos para nos tornar referência em ESG”, ressalta Caio Castro, gerente de
Marketing da EBEG.
Castro acredita que todas as ações, individuais e coletivas, impactam, direta ou indiretamente, na vida da sociedade. “Parte do projeto foi desenvolvido para que tenhamos uma consciência coletiva dentro da empresa. Já fizemos, por exemplo, descarte consciente de uniformes antigos. Temos lixeiras seletivas em nossa loja física e parceria com algumas ONGs, que passam frequentemente no espaço para coletar o material que será reciclado, incluindo tubos de aerossol”, finaliza.
Nenhum comentário