95% dos líderes de marketing B2B do Brasil estão confiantes na produção de campanhas mais criativas, de acordo com LinkedIn
92% dos profissionais do setor acreditam que as
marcas B2B estão produzindo cada vez mais campanhas que competem com as
empresas de consumo
São Paulo, 9 de junho de 2022 - Em meio ao Festival Internacional de
Criatividade Cannes Lions, que acontecerá nas próximas semanas, o LinkedIn,
maior rede social profissional do mundo, lança um novo estudo para compreender
o cenário do marketing business-to-business no Brasil. Os dados mostram que 95%
da liderança afirma que a “confiança criativa” neste setor está crescendo. Isso
ocorre quando as marcas B2B reconhecem que a criatividade é essencial para a
construção de marca a longo prazo (32%) e impulsiona comprovadamente o
crescimento da receita (37%), o que estimula o alcance de novos patamares.
O estudo, feito com mais de 1.600
diretores de marketing B2B em todo o mundo, apontou que os profissionais
do Brasil (95%), Austrália (95%), Índia (94%) e Emirados Árabes (94%) têm
atualmente a maior confiança criativa. Com 77% dos líderes de marketing
B2B acreditando que as decisões de compra B2B são tão emocionalmente carregadas
quanto em B2C, cerca de 37% estão aproveitando cada vez mais o storytelling, a
emoção e o humor para ajudar a construir suas campanhas. Além disso, a maioria
destes profissionais (92%) diz que as marcas B2B agora estão produzindo
campanhas criativas que rivalizam com as marcas de consumo.
Empresas B2B priorizam a construção de
marca
As marcas B2B tradicionalmente
priorizavam o marketing de performance para aumentar as vendas, mas já há uma
mudança nesse sentido, segundo o estudo. A maioria (96%) desses
líderes reconhece que a construção da marca é importante para impulsionar
o crescimento de receita a longo prazo, tanto em B2B quanto em B2C.
Além disso, 9 em cada 10 profissionais
de marketing B2B estão planejando criar mais campanhas de “performance
branding”, ou seja, aquelas que ao mesmo tempo aumentam os resultados de curto
prazo e os resultados de marketing de marca de longo prazo.
Marcas B2B estão construindo equipes de
marketing criativas para o futuro
Os líderes de marketing dizem que
inovação, insights de clientes e análise de dados são as principais habilidades
necessárias para a criatividade B2B atualmente. Quase metade (52%) diz que
promover uma forte produção criativa depende em grande parte da diversidade de experiência
dentro das equipes.
“As empresas deste segmento já
perceberam a importância da construção de marca a longo prazo e estão
desenvolvendo ações criativas mais ousadas, que fixam na mente dos
consumidores, conquistando vantagens no momento de decisão de compra. É
positivo ver que a confiança criativa está crescendo e que as empresas estão
indo além de relatórios e e-books, que há muito dominam a publicidade do setor.
Ao construir marcas fortes e aproveitar a comunidade profissional engajada no
LinkedIn, as marcas B2B estão gerando ROI de longo prazo para suas campanhas e
transformando o espaço B2B como costumávamos conhecer”, afirma Ana Moises,
Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn.
Ajudando marcas B2B a lançar campanhas
criativas com facilidade
Para ajudar as marcas B2B a aprimorarem
seu trabalho criativo e executar campanhas com facilidade e eficiência, o
LinkedIn anunciou:
Certificação do Marketing Labs - O LinkedIn lança uma nova
certificação gratuita em LinkedIn Content and Creative Design como parte do
LinkedIn Marketing Labs para ajudar os profissionais de marketing aprimorarem a
experiência na criação e manutenção de conteúdo pago e orgânico, incluindo o
gerenciamento de uma LinkedIn Page ativa e o design de um visual criativo
atrativo. O objetivo da certificação é colocar o Linkedin como parceiro na
evolução dos profissionais, contribuindo com conteúdos exclusivos e
aprimoramento de estratégias para criação de campanhas com os melhores
resultados.
O LinkedIn Marketing Labs está dividido
em dois níveis. No básico, o usuário tem uma introdução ao LinkedIn Ads,
aprende como usar a segmentação em anúncios e recebe instruções de como
analisar seus relatórios de desempenho. Já no intermediário, a plataforma
ensina como desenvolver estratégias de marketing que abranjam todo o funil de
conversão na rede, gerar conhecimento da marca e otimizar as campanhas para
geração de leads.
Para saber mais: https://training.marketing.linkedin.com/page/pt?trk=lms-tlt
Novo serviço de consultoria - Para ajudar as empresas a obterem
vantagem competitiva, o LinkedIn está lançando o B2B Edge - um serviço de
consultoria exclusivo do B2B Institute, o think tank de marketing do LinkedIn,
que está ajudando clientes B2B, incluindo Oracle, SAS e Workhuman, a
construírem “performance branding” - uma nova abordagem para estratégia de
marca, criatividade, distribuição e mensuração que é projetada para maximizar
os lucros.
Novos recursos para Páginas - Mais de 58 milhões de organizações têm
uma Página no LinkedIn. Para ajudá-las a engajar suas comunidades, a rede está
lançando novas ferramentas que vão auxiliar as marcas a iniciar conversas,
interagir com suas comunidades e impulsionar descobertas, incluindo menções e
hashtags em artigos e boletins informativos, além da possibilidade de responder
a qualquer postagem no feed por meio da sua página.
LinkedIn Business Manager - O LinkedIn Business Manager será
lançado nas próximas semanas, oferecendo aos profissionais de marketing uma
nova plataforma centralizada que simplificará a maneira como eles gerenciam
pessoas, contas, páginas e os negócios com os quais trabalham para tornar o
marketing em escala ainda mais fácil dentro da plataforma e em toda a rede de
editores da empresa.
LinkedIn em Cannes
O LinkedIn participa do Festival
Internacional de Criatividade Cannes Lions 2022. O CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky, fará uma
palestra sobre criatividade,
talento e crescimento da indústria de publicidade na terça-feira, 21 de
junho, às 10h CEST, no Lumiere Theatre, Palais 1. Na quarta-feira, 22 de junho,
no Discovery Stage, Palais 1, a vice-presidente do LinkedIn, Valerie Beauchamp, se
junta à agência e líderes de marca para contar as histórias por trás do
trabalho criativo B2B de alto nível com foco na importância da
construção de marca a longo prazo com WARC (11h30 CEST); Mimi Turner, do B2B
Institute, junta-se a Rory
Sutherland, vice-presidente da Ogilvy UK, pela criatividade como uma
vantagem injusta com WARC (12h CEST); e Peter Weinberg e Jon Lombardo, do B2B
Institute, juntam-se à cientista de marketing Jenni Romaniuk,
Ehrenberg-Bass Institute, para uma sessão sobre como identificar e investir nas
situações de compra que importam com o WARC (15h20 CEST).
Metodologia
O LinkedIn contratou a YouGov para
realizar esta pesquisa com 1.600 tomadores de decisão de marketing B2B nos EUA,
Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Emirados Árabes
Unidos, KSA, Brasil, Austrália, Índia e Cingapura entre 28 de abril e 25 de
maio de 2022 .
Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social
profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com
mais de 830 milhões de usuários, sendo deles 56 milhões de brasileiros.
Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a
transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e
vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do
mercado de trabalho.
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mundo hoje: www.linkedin.com
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