American Airlines migra para nuvem e traz experiências de viagem e tecnologia mais conectadas para funcionários e clientes
Por Julie Shainock, Global Travel and Transportation Industry Leader, Microsoft
Conforme as viagens aéreas e o turismo
voltam aos níveis pré-pandemia, a indústria da aviação comercial está pronta
para levar os viajantes de volta ao ar. E a tecnologia digital tem o potencial
de ajudar as companhias aéreas a criar uma experiência de viagem mais
tranquila, especialmente para quem não viajou nos últimos anos.
A American Airlines, a maior companhia
aérea do mundo, é uma das primeiras companhias globais a reconhecer e abraçar
esta oportunidade. Para minimizar interrupções no aeroporto, na pista e em todo
o sistema, a American Airlines e a Microsoft formaram uma parceria para
simplificar operações, capacitar melhor os membros da equipe e aprimorar as
experiências dos clientes usando o Microsoft Cloud.
Por meio dessa parceria, a companhia
aérea está equipando seus funcionários da linha de frente com acesso a
informações e insights que agilizam as operações terrestres e tornam as viagens
uma experiência mais agradável para os clientes, além de aplicar dados e outras
tecnologias para aprimorar os processos de negócios.
“Operar de forma confiável milhares de
voos em todo o mundo para levar clientes a centenas de destinos é fundamental
para a American, e é por isso que a companhia aérea escolheu a tecnologia da
Microsoft para oferecer suporte a nossos aplicativos”, diz a diretora de
informações da American Airlines, Maya Leibman.
Otimizando custos e aumentando a
eficiência
Para companhias aéreas e clientes que
estão tentando fazer um voo de conexão, os minutos contam. Juntas, a American
Airlines e a Microsoft estão aplicando o poder da IA, do machine learning e da análise de dados para reduzir o tempo de
movimentação dos voos nas pistas de aeroportos, dando mais tempo aos
passageiros para pegar o próximo voo, além de economizar combustível e diminuir
as emissões de CO2 da frota da American Airlines. Construído no Azure, o
programa de controle inteligente de portões de embarque da American Airlines
fornece análise em tempo real de pontos de dados, incluindo informações de rota
e pista para atribuir automaticamente o portão disponível mais próximo para a
aeronave que chega.
As definições de portões de embarque
para os 136 portões da American Airlines no Aeroporto Internacional de
Dallas/Fort-Worth (DFW), por exemplo, costumavam exigir mais envolvimento dos
planejadores de portões. Agora, o programa pode analisar vários pontos de dados
simultaneamente para centenas de chegadas diárias, economizando mais de um
minuto de táxi na pista por voo. Isso pode eliminar até 10 horas de táxi por
dia e mais de 3,3 milhões de litros de combustível de aviação por ano no DFW –
o que equivale a uma redução de emissões de CO2 de mais de 2,6 mil toneladas
por ano.
Capacitando as equipes de linha de
frente
Antes da desaceleração da pandemia, os
investimentos em tecnologia em todos os setores tendiam a se concentrar na
simplificação das experiências do cliente. No setor de viagens, sistemas de
alta visibilidade voltados para o cliente e aplicativos para smartphones
receberam financiamento significativo. Enquanto isso, os sistemas de linha de
frente receberam menos atenção, levando os funcionários sem acesso regular a
computadores a usar mensagens de texto e aplicativos voltados para o consumidor.
Na verdade, de acordo com um Relatório Especial do Índice de Tendências de Trabalho da
Microsoft, um terço de todos os
trabalhadores da linha de frente dizem que não têm as ferramentas tecnológicas
certas para fazer seu trabalho com eficiência; esse número sobe para 41% para
aqueles em cargos não-gerenciais.
A American Airlines está atendendo às
necessidades de seus funcionários da linha de frente por tecnologia,
equipando-os com soluções como ConnectMe, baseada no Microsoft Teams,
utilizando PowerApps e Azure, que a companhia aérea desenvolveu em parceria com
a Microsoft. Usando o aplicativo, os membros da equipe podem acessar dados em
tempo real de qualquer dispositivo móvel. Com as principais informações de
chegada, embarque, bagagem e portão na ponta dos dedos, as equipes de linha de
frente da American Airlines diminuíram o tempo em solo das aeronaves em dezenas
de aeroportos nos Estados Unidos.
Ao capacitar os membros de sua equipe
com tecnologia moderna para agilizar a comunicação e a coordenação, a companhia
aérea impulsiona a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, cria uma cultura
mais conectada e inclusiva para o trabalhador.
Impulsionando a inovação
Operar a maior companhia aérea do mundo
não é brincadeira. Por meio de sua parceria com a Microsoft, a American Airlines
está a caminho de migrar e centralizar todo o seu portfólio de cargas de
trabalho operacionais estratégicas na nuvem. O Operations Hub no Azure
conectará o data warehouse da
companhia, vários aplicativos mais antigos e outras ferramentas em um só lugar,
tornando a companhia aérea uma das primeiras a adotar uma estratégia abrangente
de nuvem para todas as áreas de seus negócios. A mudança permitirá que a
American economize custos, aumente a eficiência e a escalabilidade e avance em
direção às suas metas ambiciosas de sustentabilidade.
“Com o poder do Microsoft Azure, a
American Airlines pode inovar e acelerar sua transformação tecnológica,
oferecendo ferramentas aprimoradas à nossa equipe para garantir aos nossos clientes uma
experiência de viagem ainda melhor”, diz Leibman.
É gratificante
ver como a maior companhia aérea do mundo adotou a tecnologia para impulsionar
a inovação e estamos animados para alçar novos voos juntos nos próximos anos.
(Fotos: cortesia da American Airlines)
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