Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode,
companhias que estão estagnadas em procedimentos de comunicação tradicionais
devem apostar na tecnologia em busca de inovação e proximidade com clientes
Muitas empresas que já
se estabeleceram no mercado deixam de inovar, mantendo uma postura conservadora
na condução dos negócios. No entanto, com diversas marcas facilitando o acesso
aos seus produtos por plataformas digitais e aplicativos mobile, as companhias que
buscam uma evolução mais efetiva devem seguir esse tipo de movimentação para
não caírem no esquecimento do público.
Para Rafael Franco, CEO
da Alphacode, empresa que atua em
São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento
de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, contar com um app mobile traz uma série de
vantagens para aquelas que apostam nesse tipo de solução. “A principal delas é
a proximidade com o consumidor, porque com um aplicativo sua marca fica
constantemente dentro de um dispositivo do cliente. Em um site, por exemplo, o
consumidor precisa lembrar de acessar aquela página, enquanto o app é o único artifício que
pode ativar esse consumidor independente da vontade dele, pois um ícone está
sempre presente ou notificações aparecem periodicamente. Além de aumentar o
número de vendas, mostra que aquele usuário escolheu abrir uma porta de
comunicação direta com a empresa”, relata.
Embora a entrada no
ambiente digital pareça uma tarefa desafiadora para algumas organizações, fazer
isso utilizando um aplicativo mobile
é a solução que apresenta menos dificuldades para os gestores. “Os consumidores
estão sempre com um smartphone
na mão e habituados a usar aplicativos durante o dia todo. A empresa já vai
entrar em uma linguagem que as pessoas estão acostumadas a consumir.
Acreditamos que o aplicativo é a forma mais indolor para começar um plano de
posicionamento digital em empresas que ainda não deram início a esse
movimento”, pontua o CEO.
Franco afirma que,
mesmo que o relacionamento físico e tradicional ainda seja majoritário em
alguns segmentos, o aplicativo se torna uma extensão dessa relação. “Um grande
exemplo são as companhias que investem no conceito de omnichannel. O cliente não
vai deixar de visitar a loja por causa do aplicativo, mas ele vai melhorar a experiência
de visita dele valendo-se da ativação de um cupom, acompanhando os pontos que
ele ganha no programa de fidelidade e até tomando consciência de ofertas que,
eventualmente, numa sinalização física, ele não seria impactado”, revela.
Para os gestores que
querem implementar um aplicativo em suas empresas, é importante ter em mente
que o desenvolvimento não acontece do dia para a noite. “É um processo que
precisa ser muito bem planejado para evitar que o estabelecimento desperdice
tempo e energia. Na Alphacode, por exemplo, recomendamos uma fase de
planejamento inicial que leva entre 30 a 60 dias, com a participação de
profissionais capacitados que vão discutir os principais pontos relacionados às
funcionalidades de interface e experiência do usuário. Após as definições, a
implementação leva em torno de 4 meses, totalizando, em média, 6 meses de
projeto em empresas que já possuem processos bem definidos”, declara o
empresário.
De acordo com Franco, é
necessário dispor de um tempo para que todos os gestores e colaboradores se
adaptem a essa nova realidade. “Esse período, normalmente, é de 12 a 18 meses
para que a empresa internalize a utilização do aplicativo, entendendo que
aquele agora é um novo canal de aquisição, comunicação e relacionamento com os
seus consumidores. É muito importante que a companhia tenha um processo claro
de transformação digital e uma cultura voltada para a tecnologia. Tudo isso vai
facilitar e aumentar as possibilidades de sucesso do projeto”, finaliza.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no
mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e
por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software.
Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes
empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba
(PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de
especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de
aplicativos mobile,
sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos
Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de
aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses
principalmente nos segmentos de Delivery,
Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse https://site.Alphacode.com.br/ ou @Alphacode
Nenhum comentário