As newsletters estão em alta: especialistas dão dicas de como incluí-las na estratégia de marketing de pequenas e médias empresas
Diante do excesso de informações da vida contemporânea, companhias vêm utilizando a curadoria como forma de atrair e fidelizar consumidores, afirmam sócias da Jahe Marketing
Um artigo
publicado no portal científico Frontiers
aponta que, em média, uma pessoa processa o equivalente a 74 gigabytes de
informação por dia. Para se ter uma ideia, é o espaço necessário em um
computador para assistir a 16 filmes. O tipo de informação que chega até nós
por meio de TVs, computadores, smartphones, tablets e meios offline, como
jornais, revistas e livros.
O material,
publicado em 2017, mostra que, há 500 anos, essa mesma quantidade de dados era
acumulada por uma pessoa com educação superior ao longo de toda a vida.
"O
resumo é: estamos imersos em informação, mas nem sempre conseguimos obter o
melhor dela. E esse excesso pode causar desde um sentimento de desespero no
ambiente profissional – no melhor estilo "não sei por onde começar!"
– até o chamado FOMO na vida pessoal (em bom português, o medo de ficar de
fora)", afirma Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing.
Nesse
contexto, ela afirma, iniciativas que ajudem os consumidores a curarem o
conteúdo têm ganhado destaque nas estratégias de marketing de companhias de
todos os setores.
"Elas
são maneiras de não apenas chamar a atenção do público para a marca, mas também
para o que importa a essa audiência. Os assuntos mais relevantes, que eles não
podem deixar de ver", diz Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing.
Um dos
jeitos mais simples de fazer isso, de acordo com elas, é a produção de
newsletters. Embora não sejam algo novo, elas ganharam um novo fôlego nos
últimos tempos, justamente pela enorme necessidade de curar informações.
"Hoje,
é possível se inscrever para receber newsletter sobre basicamente qualquer
assunto, produzida por empresas ou criadores de conteúdo. E é uma ótima ideia
ter alguém que faz isso por você, não é? Um conteúdo focado e bem escolhido, e
assinado por alguém ou uma empresa que você confia", afirma Faccin.
Ela conta
que um dos principais responsáveis por esse movimento é o Substack, plataforma de criação e
gerenciamento de newsletters criada em 2017, e que deu uma cara moderna ao
formato, principalmente por incentivar a criação de produtos atraentes para
públicos cada vez mais nichados.
O acesso
para os criadores é grátis e, caso desejem, eles ainda podem cobrar uma
assinatura dos leitores, valor sobre o qual a plataforma cobra 10%. Zero custo
para os criadores, e um valor mensal acessível para os leitores, como por
exemplo, R$ 10.
"Está
cada vez mais claro que, hoje, conquistar e fidelizar clientes envolve muito
mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade. A experiência do
consumidor passa por toda a interação que ele tem com o seu negócio – e quanto
mais ele se sentir olhado e atendido, maiores as chances de se lembrar de você
no futuro", diz Inatomi.
Além disso,
as newsletters também podem incluir um espaço para falar sobre ofertas, ou
incluir um conteúdo bem produzido e interessante sobre o meio de atuação ou
produto/serviço da companhia.
Abaixo, as
especialistas reúnem dicas para conquistar a audiência:
1 - Escolha
um tema para cada edição. Não há regras sobre o que falar ou não na sua
newsletter. Aliás, se você estiver focado tão somente em apresentar ofertas da
sua marca, talvez você perca a audiência que está interessada em se informar ou
se divertir. Não esqueça da criatividade na hora de bolar as chamadas: o que
faria com que você mesmo clicasse para abrir esse e-mail?
2 - Defina
uma periodicidade, e a mantenha. Uma boa parte das newsletters adota edições
semanais, como uma revista de variedades. Principalmente se a sua marca for
nova no mercado, ou estiver ainda começando com o modelo de newsletters, evite
o espaçamento muito grande. Procure, além de qualidade, manter-se fresco na
mente do seu público.
3 - Não se
preocupe em oferecer muito conteúdo de uma vez só. Dê preferência a um material
de qualidade, com uma apresentação visual arejada, e por tópicos. Digamos que a
sua ideia seja listar os melhores vídeos tutoriais de maquiagem no YouTube,
pois você vende esse tipo de produto. Uma boa lista, ainda que curta, vai ser
muito mais útil para seus leitores.
4 - Teste
bastante. A primeira versão da sua newsletter não será a versão definitiva. Por
isso, vale a pena basear-se não somente na intuição e no trabalho em conjunto
da sua equipe, mas também nos dados que você já possui sobre sua audiência.
Sejam eles provenientes do trabalho nas redes sociais, ou de uma plataforma
CRM, afinar o texto ao gosto do freguês pode gerar maior engajamento. Nesse
momento, ferramentas como o Google Analytics também podem ajudar, mostrando
palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio, ou termos populares na
barra de pesquisa.
5 - Utilize
algumas métricas para avaliar os assuntos abordados. Você já trabalha com uma
plataforma de e-mail marketing? É possível descobrir a taxa de abertura da sua
newsletter, taxa de cliques, e outros números que podem ajudar seu time de
criação.
6 - Facilite
a vida do leitor, mesmo que ele queira dar tchau. Ninguém gosta de perder
assinantes, mas isso certamente irá acontecer em algum ponto. Para os
insatisfeitos, é importante possuir um link fácil de ser encontrado, para se
descadastrar. Até a próxima!
7 - Comece
pequeno. Mantenha em mente: o bom resultado, aquele orgânico – baseado em
pessoas reais que de fato gostam da sua marca e do seu conteúdo, virá. Mas ele
é mais lento do que o retorno gerado pelas redes sociais, pelo menos em um
primeiro momento. Por isso, alinhe as expectativas, este é um trabalho de grão
em grão.
Sobre a Jahe
Marketing
A Jahe
Marketing é uma assessoria altamente especializada que oferece soluções 360° de
#marketing em um único lugar, conduzida por profissionais com mais de 20 anos
de experiência. Se a empresa precisa de uma estratégia bem definida, braço
operacional para executar todas as atividades da área e investir no que
realmente dá resultado, a Jahe Marketing está preparada para ser o "seu
marketing".
A Jahe Marketing
trabalha com o conceito de one stop shop. Isso quer dizer que tem todas as
soluções que as companhias precisam em um lugar só – do planejamento
estratégico à gestão e execução de serviços. A ideia é terceirizar um
departamento fundamental com profissionais especializados. Assim, o empresário
pode cuidar do que faz de melhor e focar seus recursos financeiros no que mais
importa para sua atividade, sem descuidar da sua marca.
Com a vantagem de que ele escolhe só aquilo de que realmente precisa. Tudo isso de forma transparente, didática e descomplicada.
Nenhum comentário