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Brasil fica em 23º lugar no percentual de pedidos de restaurantes processados online

Estudo da Euromonitor Internacional em parceria com a empresa de tecnologia de pagamentos Adyen mostra que restaurantes no país não têm processos totalmente digitalizados

São Paulo, junho de 2022 - A Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes, em parceria com a Euromonitor Internacional, acaba de lançar o Relatório Setorial: Bares e Restaurantes 2021. A pesquisa aponta que o Brasil foi o 23º país em percentual de pedidos processados de forma totalmente online em 2021. Isso mostra que ainda há espaço para a digitalização nos pedidos feitos no restaurante, com o uso de totens e aplicativos, por exemplo, e nos pagamentos no delivery. 

 

Segundo João Garcia, gerente da Euromonitor que conduziu o estudo, a indústria de alimentos e bebidas ainda não conseguiu incorporar em seu modelo de negócio algo que já é feito de forma muito competente por outras indústrias, como no varejo de eletrônicos, por exemplo. “Existe grande espaço para digitalizar os pagamentos no Brasil e, com isso, gerenciar de forma mais clara e assertiva os dados dos compradores de produtos de bares e restaurantes no país”, diz.  

 

Por outro lado, o estudo também aponta um dado interessante: apesar de ficar atrás de outros países na digitalização, o Brasil foi número 1 em delivery de comida em 2021 entre os 62 mercados analisados, incluindo EUA, México, Índia, China, Cingapura e Argentina. Os pedidos de delivery pela internet, telefone ou WhatsApp representam mais de um terço da receita do setor, que faturou R$377 bilhões no ano último ano. "A transformação digital ajudou na sobrevivência durante a pandemia. Quem não conseguiu se adequar rapidamente às plataformas de delivery, teve dificuldades", diz Garcia.

 

A pandemia e o avanço tecnológico fizeram com que seja essencial atender o cliente onde ele estiver, sem perda de informações ou fricção operacional. O relatório também aponta que 69% dos consumidores brasileiros utilizam o celular para pesquisar sobre restaurantes e 63% para fazer os pedidos de comida pela internet. Além disso, 30% usam mais de dois aplicativos de delivery.

 

Métodos de pagamento ao comprar comida online

 

Outro dado de destaque da pesquisa é sobre o método de pagamento mais escolhido pelos brasileiros ao comprar refeição online: 83% dos respondentes apontam o cartão de crédito como opção preferida. Já o uso do dinheiro em papel caiu de 41% em 2020 para 36% em 2021. 

 

Apesar da preferência pelo cartão, o estudo avalia que a diversidade nos meios de pagamento digitais como Pix, ewallets e vales aumentam as chances de conversão de novos clientes. Soluções de pagamentos unificadas entre canais e que sejam inovadoras, como links de pagamentos, se tornam quase que obrigatórias no setor.  “Os brasileiros estão abertos a conhecer e usar métodos de pagamentos tecnológicos. Estar inteirado das novidades do mercado, implantá-las e oferecer aos clientes pode fazer toda a diferença na hora de cativar e fidelizar novos consumidores”, afirma Garcia. 

 

Fidelização do cliente

 

Os cartões de crédito são destaque também em outro dado levantado no relatório: os programas de fidelidade. Dos respondentes da Lifestyles Survey da Euromonitor International, 26% participam de programas promovidos por restaurantes. Segundo Maria Isabel Noronha, vice-presidente de Contas da Adyen na América Latina, o segredo para engajar o consumidor é criar iniciativas que sejam de fácil participação. "Os tempos dos cartões carimbados a cada refeição ficaram para trás. Hoje, com a tecnologia certa, você já consegue reconhecer o seu cliente na hora do pagamento via cartão, pontuá-lo e ainda oferecer os descontos devidos - sem problemas, sem fricção”, diz. 

 

Sobre o estudo

O estudo foi realizado pela Euromonitor Internacional utilizando suas bases de dados de consumo Foodservice, Lifestyle Survey e Digital Consumer Survey, todos disponíveis em seu sistema de pesquisa sindicalizada Passport. 

 

Sobre a Adyen

Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro e MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.

 

Sobre a Euromonitor International

Euromonitor International é provedora líder mundial de informação de negócios global, análise de mercado e informações de consumo. Do local ao global e do tático ao estratégico, nossas soluções de pesquisa dão suporte a decisões sobre como, onde e quando expandir seus negócios. Encontre o relatório, banco de dados ou solução personalizada certa para validar prioridades, redirecionar suposições e descobrir novas oportunidades. Com escritórios em todo o mundo, analistas em mais de 100 países, as mais recentes técnicas de ciência de dados e pesquisa de mercado em todas as principais tendências e propulsores, ajudamos você a entender o mercado global.

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