Brasil fica em 23º lugar no percentual de pedidos de restaurantes processados online
Estudo da Euromonitor Internacional em parceria
com a empresa de tecnologia de pagamentos Adyen mostra que restaurantes no país
não têm processos totalmente digitalizados
São Paulo, junho de 2022 - A Adyen, plataforma de tecnologia
financeira preferida de empresas líderes, em parceria com a Euromonitor
Internacional, acaba de lançar o Relatório Setorial: Bares e Restaurantes 2021.
A pesquisa aponta que o Brasil foi o 23º país em percentual de pedidos
processados de forma totalmente online em 2021. Isso mostra que ainda há espaço
para a digitalização nos pedidos feitos no restaurante, com o uso de totens e
aplicativos, por exemplo, e nos pagamentos no delivery.
Segundo João Garcia, gerente da
Euromonitor que conduziu o estudo, a indústria de alimentos e bebidas ainda não
conseguiu incorporar em seu modelo de negócio algo que já é feito de forma
muito competente por outras indústrias, como no varejo de eletrônicos, por
exemplo. “Existe grande espaço para digitalizar os pagamentos no Brasil e, com
isso, gerenciar de forma mais clara e assertiva os dados dos compradores de
produtos de bares e restaurantes no país”, diz.
Por outro lado, o estudo também aponta
um dado interessante: apesar de ficar atrás de outros países na digitalização,
o Brasil foi número 1 em delivery de comida em 2021 entre os 62 mercados
analisados, incluindo EUA, México, Índia, China, Cingapura e Argentina. Os
pedidos de delivery pela internet, telefone ou WhatsApp representam mais de um
terço da receita do setor, que faturou R$377 bilhões no ano último ano. "A
transformação digital ajudou na sobrevivência durante a pandemia. Quem não
conseguiu se adequar rapidamente às plataformas de delivery, teve
dificuldades", diz Garcia.
A pandemia e o avanço tecnológico
fizeram com que seja essencial atender o cliente onde ele estiver, sem perda de
informações ou fricção operacional. O relatório também aponta que 69% dos
consumidores brasileiros utilizam o celular para pesquisar sobre restaurantes e
63% para fazer os pedidos de comida pela internet. Além disso, 30% usam mais de
dois aplicativos de delivery.
Métodos de pagamento ao comprar comida
online
Outro dado de destaque da pesquisa é
sobre o método de pagamento mais escolhido pelos brasileiros ao comprar
refeição online: 83% dos respondentes apontam o cartão de crédito como opção
preferida. Já o uso do dinheiro em papel caiu de 41% em 2020 para 36% em
2021.
Apesar da preferência pelo cartão, o
estudo avalia que a diversidade nos meios de pagamento digitais como Pix,
ewallets e vales aumentam as chances de conversão de novos clientes. Soluções
de pagamentos unificadas entre canais e que sejam inovadoras, como links de
pagamentos, se tornam quase que obrigatórias no setor. “Os brasileiros
estão abertos a conhecer e usar métodos de pagamentos tecnológicos. Estar
inteirado das novidades do mercado, implantá-las e oferecer aos clientes pode
fazer toda a diferença na hora de cativar e fidelizar novos consumidores”,
afirma Garcia.
Fidelização do cliente
Os cartões de crédito são destaque
também em outro dado levantado no relatório: os programas de fidelidade. Dos
respondentes da Lifestyles Survey da Euromonitor International, 26% participam
de programas promovidos por restaurantes. Segundo Maria Isabel Noronha,
vice-presidente de Contas da Adyen na América Latina, o segredo para engajar o
consumidor é criar iniciativas que sejam de fácil participação. "Os tempos
dos cartões carimbados a cada refeição ficaram para trás. Hoje, com a
tecnologia certa, você já consegue reconhecer o seu cliente na hora do
pagamento via cartão, pontuá-lo e ainda oferecer os descontos devidos - sem
problemas, sem fricção”, diz.
Sobre o estudo
O estudo foi realizado pela Euromonitor
Internacional utilizando suas bases de dados de consumo Foodservice, Lifestyle
Survey e Digital Consumer Survey, todos disponíveis em seu sistema de pesquisa
sindicalizada Passport.
Sobre a Adyen
Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de
tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de
pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos
financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar
suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende
clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro e
MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no
mercado brasileiro.
Sobre a Euromonitor International
Euromonitor International é provedora líder mundial de informação de negócios global, análise de mercado e informações de consumo. Do local ao global e do tático ao estratégico, nossas soluções de pesquisa dão suporte a decisões sobre como, onde e quando expandir seus negócios. Encontre o relatório, banco de dados ou solução personalizada certa para validar prioridades, redirecionar suposições e descobrir novas oportunidades. Com escritórios em todo o mundo, analistas em mais de 100 países, as mais recentes técnicas de ciência de dados e pesquisa de mercado em todas as principais tendências e propulsores, ajudamos você a entender o mercado global.
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