BRF usa aprendizagem de máquina para melhorar a experiência de clientes corporativos
Com Microsoft Azure Machine Learning, companhia
passou a oferecer recomendações cada vez mais assertivas aos varejistas a
partir de portfólio com mais de 600 SKUS
São Paulo, 1 de junho de 2022 - Inteligência Artificial e Estatística
Avançada estão cada vez mais presentes na BRF, uma das maiores produtoras de
alimento do mundo. A Companhia utiliza tecnologia para melhorar a eficiência
operacional e fazer recomendações de compras para seus milhares de clientes
corporativos. A base da estratégia, cada vez mais orientada por dados da BRF,
está no COE - Center of Excellence in Advanced Analytics localizado em Curitiba
(PR), que adotou o Microsoft Azure Machine Learning para desenvolver e treinar
modelos de aprendizado de máquina para melhorar os resultados de negócios e o
relacionamento com a base de clientes B2B.
A empresa conta com uma equipe de
analistas que buscam padrões de compra de clientes como mercearias,
minimercados e padarias, e essas informações são compartilhadas com as equipes
de vendas para contato com recomendações personalizadas para cada cliente. No
Brasil, a empresa oferece mais de 650 SKUs para perfil, o que torna esse
processo complexo.
Antonio Cesco, diretor de Tecnologia da
BRF, explica que para automatizar os recursos de machine learning da empresa e
criar processos replicáveis, as equipes de ciência e engenharia de dados da BRF
implementaram, em três meses, três modelos usando ferramentas no Azure. O COE
também usa recursos de operações
de aprendizado de máquina (MLOps) para automatizar todos os estágios
do desenvolvimento de seu modelo, desde o treinamento até a implantação.
“Antes da adoção da solução Microsoft, a
obtenção de insights demorava, em média, dez dias, e não conseguíamos entregar
as informações comerciais para nossa equipe de vendas em tempo hábil”, diz
Alexandre Biazin, gerente executivo de Tecnologia da BRF. “Com o Azure
Machine Learning, estamos unindo diferentes grupos de clientes e conjuntos de
habilidades para que eles possam obter acesso rápido a dados valiosos”,
completa.
Segundo Biazin, o acesso aos modelos e
resultados para tomar decisões melhora a lucratividade, agilidade, eficiência e
satisfação do cliente, uma vez que quanto mais assertivas forem as
recomendações, mais rápida é a operação e a lucratividade. “Quando os clientes
seguem pelo menos 70% das nossas recomendações, temos uma melhoria
significativa nas vendas”, afirma.
“O projeto teve início no começo de
2021, quando a BRF começou a realizar um teste piloto de um sistema de recomendação
para os analistas em sete de suas organizações de vendas, que representam cerca
de 70% da receita anual da empresa. A equipe de ciência de dados realizou
cálculos considerando os dados da cidade, histórico de compras e semelhanças
entre os vários clientes e, em seguida, criou o mecanismo de recomendação.
“A primeira versão do sistema baseado no
Azure Machine Learning foi construída em poucos dias, quando já ficou evidente
os ganhos de usabilidade, em design e com os recursos para ajustar rapidamente
vários conjuntos de dados, criar algoritmos e disponibilizar o sistema de
recomendação para nossa equipe de vendas”, explica Biazin.
A BRF está democratizando e ampliando o
alcance da Inteligência Artificial em toda a empresa como resultado do
aprendizado de máquina ágil e confiável em todas as unidades de negócios.
“Reduzimos o tempo necessário para implantar novos modelos, o que aumentou a
produtividade”, explica Cesco. “Com isso, a Companhia está cumprindo seu
objetivo de monitorar sua cadeia de suprimentos, prever produtos e obter
insights sobre os hábitos de compra dos clientes”, completa.
“Uma estratégia baseada em dados e na
utilização de mecanismos como inteligência artificial e aprendizado de máquina
se tornou um imperativo para a inovação nos negócios. Os resultados da BRF
mostram como a adoção de tecnologia é uma aliada na estratégia de agilidade e
lucratividade dos negócios”, diz Ricardo Fernandes, vice-presidente de
Enterprise Business da Microsoft Brasil.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do
mundo, a BRF está presente em 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de
qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo
o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa,
que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas
como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos
fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua
estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100
mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil
integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.
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