Com investimento reduzido e alta lucratividade, franquia Tantô Temakeria aposta no formato delivery para expandir negócios
Essa modalidade não exige fachada, pois não recebe
clientes na loja e solicita investimento de R$ 145 mil
A pandemia trouxe diversas mudanças para o mercado
gastronômico, entre os inúmeros desafios foi a necessidade de oferecer o
serviço delivery. Somente na cidade de São Paulo, 12 mil bares e restaurantes
fecharam as portas durante esse período, segundo dados da Associação Brasileira
de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).
Aqueles que conseguiram se manter de pé durante umas
das piores crises enfrentadas pelo setor, criaram estratégias para se manterem
ativos, entre elas o delivery que representou aumento de 78% no número de
restaurantes cadastrados em aplicativos de entrega. Essa medida, muito bem
aceita pelos clientes, despontou como tendência do mercado que teve que se
reinventar.
“Em 2021, os gastos com delivery tiveram um incremento
de receita na ordem de 24% em relação ao ano anterior. Pelo fato de serem
impedidos de receber clientes presenciais, os restaurantes que ainda não
realizavam vendas através deste canal foram obrigados a fazê-lo. Esta, que já
era uma tendência antes da pandemia, pelos motivos citados, só foi reforçada
durante os dois últimos anos. O público se acostumou com a comodidade de
receber seus pedidos no conforto de seu lar e, boa parte dele, quer manter este
hábito mesmo no cenário pós-pandemia”, avalia Danilo Adamek, diretor financeiro
da franquia Tantô Temakeria.
Estrutura enxuta
No mercado há 10 anos, a Tantô entrou para o
franchising este ano e dentre os quatro formatos de negócios que oferece
enxergou no delivery potencial para investidores que dispõe de um
capital menor, mas querem um produto com alta lucratividade.
O delivery, como a denominação sugere, é um
estabelecimento de serviço de alimentação que oferece apenas comida para
entregas. Essa modalidade não exige fachada, pois não recebe clientes na loja.
Este tipo de venda vem crescendo de forma agressiva há alguns anos, sendo ainda
mais impulsionado pela pandemia atendendo aos clientes na comodidade de seu
trabalho ou sua casa, não ocorrendo contato físico entre colaboradores e
clientes.
Esse formato solicita investimento inicial de R$ 145
mil, incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação, equipamentos e
estoque, com faturamento bruto médio de R$ 69 mil mensal, e lucro líquido de
14%. É necessária uma área mínima de 40 m2 e apenas três
funcionários (caixa, sushiman e entregador). O retorno do investimento é
previsto em 18 meses.
Perfil para empreender
Danilo enfatiza que pelo fato de modelos exclusivos de
delivery, em muitos casos, não possuírem sequer fachada, é fundamental que haja
um planejamento de marketing muito bem feito. Impactar os consumidores através
da mídia impressa tradicional e, especialmente, através das mídias sociais é
ainda mais importante para os profissionais do delivery.
A organização da parte operacional e de despacho dos
pedidos também é fator de suma importância para este modelo. Agilizar os
pedidos sem que haja falta de algum prato, bebida ou acompanhamento é
imprescindível. Conhecer bem o mapa da região atendida e suas principais rotas
também ajuda e, muito, para tornar o delivery mais rápido e eficiente.
Corrida contra o tempo
Agilidade é a palavra que melhor define esse negócio.
A Tantô buscou parceria com uma cooperativa de entregas, a qual fornece a
quantidade de entregadores de acordo com a necessidade de cada dia da semana.
O modelo delivery recebe os pedidos através dos canais
de ligação direta, aplicativo próprio da franquia e plataformas de terceiros
como Ifood e Americanas. Colocado na ordem de produção, este será finalizado e
entregue aos clientes através de motoboys exclusivos da franquia.
“Praticamente todo nosso cardápio está disponível para
este modelo. Os pratos mais buscados são os temakis de salmão e combinados.
Nosso grande diferencial nesse sentido é a integração entre os aplicativos
(próprio e de terceiros) e nosso sistema de Ponto de Venda. Com isso, ao passo
que o cliente faz o pedido de seus celulares, estes já imprimem diretamente nas
áreas de preparação, pulando o processo de digitação do pedido pelo operador de
caixa. Dessa forma, o tempo entre a finalização do pedido e o recebimento do
produto pelo cliente é muito mais rápido”, afirma Danilo sobre as vantagens
para franqueado e cliente.
Preocupados com o meio ambiente, a Tantô oferece ainda
embalagem para o serviço delivery de papel biodegradável.
Não pode faltar!
Para um modelo delivery ser sucesso são necessários
alguns atributos listados pelo diretor financeiro:
● Pré-preparação bem-feita, para agilizar na
execução dos pratos durante o expediente;
● layout bem desenvolvido e integrado entre
a área de preparação e de despacho de pedidos;
● Estar presente nos principais canais de
venda para este tipo de serviço;
● Ter um número certo de entregadores para
que os pedidos não fiquem parados e, também, que não haja despesas
desnecessárias com entregadores ociosos;
● Conhecer bem a região atendida e as
principais rotas para que os pedidos sejam agrupados de maneira racional para
cada entregador e, assim, chegar o mais rápido possível para os clientes
finais.
“É um negócio vantajoso e que é e continuará sendo
tendência de mercado nos próximos anos. Mas não pense que pelo fato de
necessitar de uma estrutura menor não há desafios, pelo contrário. Todo
negócio, independentemente do tamanho, requer dedicação. A vantagem de investir
em uma franquia é a possibilidade de contar com um suporte da franqueadora, ou
seja, o caminho das pedras já foi traçado, o que é possível dar certo ou não
também, e isso facilita o trabalho do empreendedor”, finaliza o empresário.
Sobre a Tantô Temakeria Franchising
A criação da marca Tantô Temakeria ocorrida há uma década foi impulsionada pela aliança entre a paixão pela culinária japonesa e o espírito empreendedor dos sócios. Com ampla variedade de pratos de alto padrão e um ambiente despojado e moderno, a marca é pioneira nos modelos drive-thru e fast casual deste tipo de gastronomia. Com quatro modelos de negócios, a Tantô possui investimento inicial a partir de R$ 145 mil com prazo de retorno estimado entre 17 a 20 meses. www.franquiatemakeria.com.br
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