Com mais de três décadas, Vita Derm sai forte da pandemia, lança produtos e prevê crescimento de vendas de 18% ainda em 2022
Fortalecimento se reflete também no segmento de
varejo, onde no período pré- pandemia a empresa tinha produtos em 43 lojas.
Agora em 2022, mesmo com os reflexos daquele período, como fechamento
definitivo de alguns estabelecimentos, a marca está presente em 115 lojas de
grandes redes varejistas, o que corresponde a um crescimento de mais de 60%
Marcelo Schulman/CEO e presidente sócio
fundador da Vita Derm
Divulgação
A Vita Derm, empresa 100% brasileira
sediada em Santana de Parnaíba (SP), e referência no mercado de cosméticos de
tratamento hipoalergênicos de estética facial, corporal e capilares, chega aos
38 anos de existência superando a pandemia com força total e com
expectativa de crescimento de vendas em 18% ainda este ano, além do lançamento
de 15 novos produtos até 2023, com destaque para ácidos concentrados e linha de
ozônio.
“Todo esse quadro favorável, mesmo com a
pandemia deveu-se aos investimentos em estoque, promoções pontuais de vendas
e-commerce, ações intensivas em marketing e, principalmente a flexibilização na
política comercial, com maiores prazos de pagamentos e descontos especiais” explica Marcelo Schulman, CEO e presidente sócio fundador da
empresa, que é farmacêutico, Master em Dermo Cosméticos e
Farmácia, formado pela Universidade de Barcelona.
Apesar das restrições impostas pela
pandemia, principalmente com o fechamento do comércio, a Vita Derm obteve
resultados bastante expressivos em seu faturamento, com aumento de 20% em 2020
comparado a 2019 e ainda com projeção de vendas para este ano apontando um
crescimento da ordem de 18%. “Ainda
temos expectativa de aumento da rede de franquias, com novos modelos de
negócios, fortalecimento da marca com novas ações de marketing e crescimento no
varejo”, conta Schulman.
É interessante observar que em 2020
houve uma queda de 17% na quantidade de unidades vendidas em relação a 2019,
mas isto não afetou os números financeiros do faturamento em razão do aumento
expressivo no ticket médio, o que segundo os representantes da empresa reflete
a aceitação dos produtos da Vita Derm em diversas camadas de consumidores.
Em 2021, no ranking da COMEPI (que
compreende rede de 18 lojas nos estados do Amazonas e Roraima), a Vita Derm com
faturamento de mais de R$ 3 milhões ficou em primeiro lugar no ramo de estética
e quarta no geral (os três primeiros eram apenas do setor capilar e
acessórios).
Zero Demissões
Apesar da crise de desemprego causada
pela pandemia, a Vita Derm, que conta com mais de 100 colaboradores diretos e
mais de 3 mil indiretos (franqueados e distribuidores) foi uma das poucas
empresas brasileiras que não demitiram nenhum funcionário durante o período.
Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) apontam que em
2020, cerca de 1 milhão de empresas demitiram funcionários no país. A
construção foi o setor que teve o maior número de empresas (45,2%) que
demitiram, seguido por comércio (35,2%) e serviços (33,8%). Na indústria, 29,8%
das empresas acusaram algum corte de pessoal.
A Vita Derm atribui o êxito na
manutenção dos funcionários à experiência da empresa em outras crises
econômicas, musculatura da estrutura interna e principalmente na gestão de
pessoas, que é a marca principal da administração atual. “A Vita Derm tem um nome construído ao
longo de muitos anos, que ainda permanece na ativa, passando por turbulências
econômicas, mas sobreviveu à toda essa instabilidade, costumeira do mercado.
Também possuímos franquias consolidadas, com mais de 20 anos de existência e em
plena atividade, estrutura própria de cursos e treinamentos para profissionais
nas áreas de pele e cabelo, além de garantia da qualidade na matéria prima
utilizada. Todos esses fatores favorecem a longevidade e sucesso da empresa,
detalha Schulman.
Outra característica da Vita Derm é a
opção por um portfólio reduzido (atualmente conta com 130 itens) e direcionado
para profissionais de beleza e consumidores, com eficácia e aprovação
comprovada por eles, através da customização do portfolio, tornando-o
minimalista, e investimento nas linhas de maior procura, direcionadas a esses
públicos.
Franquias
A Vita Derm está com previsão de aumento
de lojas em algumas redes. “Estamos
investindo no aumento da rede de franquias, contratamos profissionais com
expertise nesta área para desenvolver novos modelos de negócios e nos
adaptarmos à realidade do mercado consumidor atraindo novos empreendedores”,
conta Marcelo Schulman.
Pioneirismo
Ao longo desses anos, a Vita Derm também
se destacou por ações pioneiras no setor de cosméticos no Brasil. Foi a
primeira empresa do setor a introduzir o curso de Cosmetologia nas
universidades, elaborado e ministrado pelo próprio Marcelo Schulman na
Faculdade Anhembi Morumbi (SP).
Também foi uma das empresas pioneiras no
desenvolvimento da linha vegana, pois muito antes do tema se tornar tendência
de consumo ou apelo de vendas, os produtos Vita Derm já possuíam
características veganas desde sua concepção. Além disso, todos os produtos são
desenvolvidos cientificamente, com alto controle de qualidade, preocupação
constante com meio ambiente e não menos importante, não são testados em
animais.
Sobre Marcelo Schulman
Marcelo Schulman é uma figura muito
conhecida no setor de cosméticos e na sociedade brasileira. É farmacêutico de
formação especialista em tecnologia de cosméticos e Master em dermo farmácia e
cosmetologia pela Universidade de Barcelona.
Criador e ex-coordenador do curso de
Farmácia e Estética da Faculdade Anhembi Morumbi. Coordenador Científico do
ISIC (Instituto Schulman de Investigação Científica) desenvolveu o primeiro
curso superior de Estética em nível universitário no Brasil, nos anos 90.
Também foi o primeiro a desenvolver o
curso de Cosmetologia nas universidades, elaborado e ministrado por ele na
Faculdade Anhembi Morumbi. Desenvolveu o primeiro curso em CHEF no Mundo
É membro do Conselho de Farmácia
Estética no Conselho Regional de farmácia – CRF-SP. Em 2019 escreveu o capítulo
"O ser humano não imagina do tudo que é capaz” dentro do livro "Disruptalks - Histórias e dicas
para quem sonha empreender" (Editora Reflexão).
Também é idealizador e apresentador do
podcast - RTV Conection
disponível no canal do Youtube da empresa.
Vita Derm
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